Trabalho temporário e a retenção de talentos - trabalhadores temporários

Trabalho temporário e a retenção de talentos

Índice

A retenção de trabalhadores temporários e o recrutamento de novos talentos foram os principais desafios da gestão de pessoas para os profissionais de RH, que participaram da pesquisa realizada pela The Society for Human Resource Management (SHRM). Esses desafios impactam diretamente nos recursos das empresas, pois geralmente é mais vantajoso reter um talento produtivo do que recrutar um novo profissional e treiná-lo.

As dificuldades são ainda maiores para empresas que possuem a necessidade de contratação de trabalhadores qualificados em larga escala para momentos sazonais ou atrelados a datas comemorativas, como ocorre para as indústrias de transformação, comércio, empresas de logística e transporte.

Como exemplo, observamos que à medida que nos aproximamos da Páscoa — período festivo de pico na produção de chocolate e objetos de decoração, podemos observar o impacto direto da necessidade de novas contratações na produtividade das empresas.

Essas organizações encontraram no Trabalho Temporário a melhor solução para atender a demanda do mercado e se manterem competitivas, mas também encontram grandes benefícios para contratação e retenção de talentos. Vamos entender melhor como funciona e quais as vantagens para o RH.

É possível efetivar trabalhadores temporários?

A Lei 6.019/74 estabelece que é possível efetivar trabalhadores temporários. Segundo a lei, o contrato temporário pode durar até 180 dias e ser prorrogado uma única vez por mais até 90 dias. Período no qual os novos profissionais estarão imersos na empresa, podendo ter suas habilidades técnicas e comportamentais avaliadas.
Um dos grandes benefícios é que o trabalhador pode ser efetivado a qualquer momento. A empresa possui segurança jurídica no período de contratação e pode avaliar se o perfil e o seu desempenho atendem aos requisitos para uma posição permanente, dispensando o período de experiência.
Como melhorar a retenção de trabalhadores temporários?

 Trabalhadores temporários e efetivos

Para que os trabalhadores temporários e efetivos trabalhem de forma colaborativa, é importante que eles se sintam parte da mesma equipe, sem processos distintos de gestão que possam criar uma segregação.
Além disso, é a empresa que fará a gestão técnica e diretiva do temporário, por isso, incentivar a integração entre os profissionais fortalece vínculos, aumenta a produtividade e cria um clima organizacional positivo.

A importância da integração e a cultura organizacional

A apresentação clara da cultura organizacional é importante para que os temporários tenham uma compreensão clara do comportamento esperado, afinal, ela reflete o código de conduta da instituição.
Muitas culturas positivas trabalham com gamificação de metas, incentivando os membros das equipes a atingirem os alvos da empresa. Às vezes, grandes profissionais podem ser dispensados ​​porque não tiveram uma compreensão clara de suas funções e como poderiam melhorar.

O feedback

O feedback auxilia no desenvolvimento dos trabalhadores, os incentivando a evoluir cada vez mais em suas funções. Trazemos algumas dicas de como organizar um feedback eficiente em apenas 4 passos.
Outra sugestão muito útil é possibilitar que os trabalhadores forneçam seus próprios feedbacks. Isso pode ocorrer como uma caixa de sugestões tradicional ou mesmo em um grupo de rede social corporativa.
As dicas acima auxiliam não só na retenção de trabalhadores temporários, podem ser aplicadas em diferentes ambientes corporativos. Para conferir outras dicas sobre como encontrar profissionais talentos, como melhorar a retenção e diminuir o turnover, confira outros links no blog da Employer.
Quer conhecer mais sobre o trabalho temporário? Nossos especialistas podem te ajudar com soluções personalizadas.

Posts Relacionados

Posts Recentes