O que é rede social corporativa e quais são as suas vantagens

O que é rede social corporativa e quais são as suas vantagens

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Com a vacinação de adultos em larga escala, algumas das empresas começam a reabrir e realizar rodízios de equipes para trabalharem presencialmente. Já outras, perceberam os benefícios do teletrabalho e da tecnologia, e estão firmando contrato nesta modalidade com seus colaboradores.
Seja por uma modalidade ou outra, a integração dos times ainda se faz indispensável para o fortalecimento da cultura organizacional, o desenvolvimento de equipes com sinergia e o aumento da produtividade. Assim, a rede social corporativa tornou-se uma ferramenta indispensável. Você sabe como funciona?

O que é uma rede social corporativa?

Uma rede social corporativa é caracterizada por um hub de conexões onde os colaboradores de uma mesma empresa podem se conectar de forma online. É por meio dessa rede que os líderes podem criar grupos de conversa, postar notícias, avisos, eventos e outras informações necessárias aos colaboradores e suas equipes.
E é por isso que estas são chamadas de redes sociais corporativas, pois apesar de proporcionarem a conexão das demais redes sociais, são utilizadas exclusivamente no âmbito profissional, para integrar o dia a dia de uma corporação.
Conheça algumas das redes sociais corporativas!

Teams da Microsoft

O Teams é uma plataforma desenvolvida para gerenciar o trabalho individual ou de empresas, simulando de modo virtual o ambiente corporativo. Ele executa funções comuns dentro de uma empresa, como a reunião por voz e vídeo, chats privados, agenda e compartilhamento de arquivos.

Slack da Microsoft

Trata-se de uma plataforma de comunicação comercial em que pessoas e grupos podem dialogar e compartilhar tarefas e arquivos. Com ênfase na intercomunicação, ele provém suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos.

Intranet

Intranet é uma rede de computadores de acesso exclusivo a uma empresa. Ela é utilizada pela corporação para o armazenamento de informações e comunicação entre os colaboradores.

WorkPlace da Meta

O WorkPlace foi desenvolvido para gerar engajamento entre os times e facilitar a comunicação à distância, funcionando de forma parecida com o Facebook, que também pertence à Meta.
Nesta ferramenta, o profissional tem um feed onde pode fazer postagens, curtir outras publicações, comentar e também utilizar o chat. Assim como criar grupos de discussão e ainda analisar métricas de uso de outros colaboradores. A Meta possui licença paga para a utilização e o valor varia conforme a quantidade de usuários.

Yammer da Microsoft

O Yammer pertence à Microsoft e é integrado ao Office 365, o que facilita a sua utilização na empresa.
A sua interface é também bem parecida com as demais redes sociais e permite a publicação de conteúdos, curtidas e comentários nos post da equipe. Do mesmo modo do Workplace, o Yammer também possibilita a criação de grupos de trabalho privados. Esse é um recurso valioso para as empresas e suas equipes, pois permite tratar de temas específicos de cada área.

As principais vantagens

Como já dito acima, independentemente da empresa manter seus trabalhadores em modelo home office, presencial ou híbrido é muito importante que as equipes tenham contato e continuem trocando ideias, colaborando em pesquisas e participando dos eventos corporativos.
Então, uma das principais vantagens de utilizar uma rede social corporativa é exatamente esta, a integração.
Assim como a colaboração! Isso porque, tendo uma rede onde o profissional pode colocar suas ideias e pensamentos assertivos e ainda outros podem curtir e comentar, é reforçado o sentimento de colaboração entre equipes.
Outro benefício é a economia de custos com salas para integração dos colaboradores em eventos e processos de onboarding, por exemplo.

Como implantar essa nova rede na empresa?

Tornar a implantação das redes sociais um sucesso pode até parecer um desafio, mas na verdade é mais simples do que você pensa. É importante o envolvimento da equipe responsável pela comunicação interna e também o engajamento das lideranças. Pois eles vão estimular a participação dos colaboradores e incentivar os profissionais a produzirem e compartilharem seus próprios conteúdos nesses ambientes.
Também é preciso saber identificar quais profissionais da empresa gostam e têm a maior influência nas comunicações internas da mesma e contar com o apoio deles para engajar os demais colaboradores no uso das redes sociais corporativas, mesmo que estes não ocupem cargos de gestão.
Finalmente, a adoção de uma lista de o que pode e não pode ser feito e falado será útil para evitar posts relacionados a assuntos que não são pertinentes ao dia a dia da empresa ou a divulgação de temas que podem ser considerados ofensivos pelos colaboradores.

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