Entenda a diferença entre cultura e clima organizacional

Entenda a diferença entre cultura e clima organizacional

Índice

Entenda a diferença entre cultura e clima organizacional

Você sabia que clima organizacional e cultura organizacional não são a mesma coisa? Os dois conceitos são bastante importantes para as empresas e, apesar de diferentes, andam juntos para criar uma imagem positiva e garantir o bem estar dos colaboradores.
Compreender o que é cada um é essencial para gerenciar e melhorar os aspectos envolvidos nesse conjunto de características da organização. Assim, você ajuda a empresa tanto interna quanto externamente. Continue lendo e entenda melhor a diferença entre cultura e clima organizacional.

O que é Cultura Organizacional

A cultura organizacional é o código de conduta da instituição, ou seja, suas filosofias, valores e regras. Ela determina como os colaboradores, líderes e gestores pensam e agem. Assim, direciona cada ação tomada dentro da empresa e isso é refletido para o público externo.
Algumas pessoas explicam esse conceito como o DNA da empresa. Isso porque, independentemente de ser oficialmente identificada ou não – direta ou indiretamente, todos que trabalham naquele ambiente reproduzem essa ética nas suas funções.
É por ela ser tão importante que é objeto de estudo na área de recursos humanos e muitas equipes correm atrás de aperfeiçoá-la todos os dias. Caso nada seja feito, ela permanecerá estática e, quando não é positiva, ela pode afetar a retenção de talentos, desenvolvimento de equipes, geração de leads e até manchar sua imagem para potenciais clientes.
Como disse Peter Drucker: “a cultura devora a estratégia no café da manhã”. Isto é, de nada adianta um planejamento e uma estratégia pensada se a cultura da empresa é nociva, confusa e antiquada. Além de afastar consumidores, como já explicamos, ela também pode afastar colaboradores que avaliam a empresa na hora de procurar emprego.

O que é Clima Organizacional

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional, imagine a seguinte situação: um país sem crise econômica, com custo de vida baixo e de qualidade. Certamente, nessa situação, a taxa de desemprego é pequena e, por isso, existem mais vagas no mercado e os indivíduos podem escolher onde gostariam de trabalhar.
Pense consigo mesmo: nessas condições, seus colaboradores escolheriam ficar na sua empresa? Se sua conclusão é “não”, você deve, urgentemente, reformular suas estratégias e transformar o clima organizacional desse ambiente de trabalho.
Clima organizacional é o que os trabalhadores pensam e como vivem o lugar em que trabalham. Você sabia que isso afeta diretamente a motivação e produtividade da equipe? Ele é um indicativo do bem estar e da qualidade de vida dos empregados.
O primeiro passo para identificar sua realidade atual e , consequentemente, aumentar os resultados da empresa está na Pesquisa de Clima. Resumidamente, é um questionário que pode ser realizado de diversas formas, mas que é aplicado para entender melhor como seus colaboradores enxergam a empresa e o que pode ser mudado. Idealmente, deve ser feito em anonimato. Alguns pontos são importantes de serem analisados durante uma pesquisa como essa, como por exemplo:

  • As condições de trabalho remoto e presenciais;
  • A identificação existente entre os valores e objetivos pessoais com os da empresa;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Qualidade do relacionamento interpessoal e da comunicação com os líderes e colegas de equipe;
  • Nível de reconhecimento por gestores, pares e equipes;
  • Nível de satisfação e desafio com emprego, remuneração e benefícios.

Confira algumas questões interessantes para montar sua pesquisa:

  • Na sua opinião, o quanto você ganha está de acordo com as funções que você exerce?
  • Existe espírito de equipe dentro da sua área?
  • Você acredita que tem liberdade para sugerir mudanças e/ou ideias a seus líderes?
  • O chefe da sua área realiza um bom trabalho de mentoria e liderança?
  • Deposite aqui quaisquer sugestões que você tem para melhorar seu bem estar dentro da empresa

Existem muitas indagações que podem ser feitas para entender melhor o que seus colaboradores pensam do ambiente de trabalho. Essas são só algumas.

Principais diferenças entre cultura e clima organizacional

  • Constância e inconstância

A primeira diferença entre os dois conceitos está na constância. Isto é, a cultura organizacional é algo que nasce junto à instituição e seu desenvolvimento, permanecendo sempre a mesma enquanto a liderança permanecer a mesma, assim como seus valores éticos, regras, etc.
Já o clima organizacional pode mudar todos os dias. Isso porque, mesmo que diretamente conectado com a cultura da empresa, ele diz respeito ao sentimento dos colaboradores, que é alterado todos os dias de acordo com o humor, a disposição e o clima da equipe.

  • Prática vs. Percepção

Nesse mesmo contexto, o jeito de mudar e lidar com cada um desses conceitos é diferente. A cultura organizacional só pode ser mudada através da prática: pela realização de treinamentos e cursos aplicados dentro da empresa.
O clima é altamente mutável, como já citamos anteriormente. Ou seja, pode ser alterado por uma situação adversa que ocorre no dia, que consequentemente altera a percepção dos trabalhadores sobre aquele ambiente.

  • A cultura é quase estática

A cultura de uma empresa muda apenas quando seus superiores decidem fazer alguma coisa para mudá-la. Do contrário, ela permanece sem grandes alterações, já que diz respeito ao código de ética da empresa e sua imagem.

Benefícios de uma cultura e clima organizacional positivos

  • Diminuição de faltas

Tanto uma cultura quanto um clima organizacional bem elaborados, refinados através de treinamento e uma maior atenção e cuidado com os colaboradores, podem diminuir de maneira significativa o número de faltas na empresa. Isso porque, com um ambiente mais positivo e empregados mais contentes e motivados, a vontade de comparecer ao trabalho é maior.
Além disso, um clima favorável contribui para a melhora na saúde mental da equipe, que, consequentemente, também reduz as faltas.

  • Redução do Turnover

O índice do turnover refere-se a quantidade de desligamentos que ocorrem na instituição. Pelos mesmos motivos citados no tópico anterior, a melhora no clima e cultura diminuem a insatisfação e o turnover.
Ademais, pesquisar e entender a cultura da empresa também favorece a procura por profissionais. Isso porque, quando os recrutadores realizarem as entrevistas de emprego, podem selecionar profissionais que se encaixam com o perfil daquele ambiente.

  • Mais produtividade, mais resultados

Profissionais satisfeitos produzem mais! Isso porque se sentem parte da equipe, acolhidos pela organização e confiantes no desempenho de suas atividades. Tanto a empresa quanto os colaboradores atingem seus objetivos e garantem o sucesso não só da empresa, mas também pessoal.

Conclusão

É muito importante realizar a pesquisa de clima para compreender qual é a imagem externa da sua empresa. Numa época de transição, em que as empresas estão se adequando a diferentes modelos de trabalho e, ao mesmo tempo, situações adversas requerem um aumento da produtividade, mudanças na cultura e intervenções no clima organizacional podem ser decisivas para o sucesso da empresa.
Quer mais conteúdos que fazem a diferença para o profissional de RH? Acompanhe nosso blog!

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes