Gamificação no RH: conheça a estratégia que veio para ficar

Gamificação no RH: conheça a estratégia que veio para ficar

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Gamificação no RH: conheça a estratégia que veio para ficar

A familiaridade do ser humano com os jogos, que estão na nossa história há muito tempo, incentivou alguns programadores na década de 70 a criarem a estratégia chamada de Gamificação (Nick Pelling). O conceito existe há mais de 50 anos, mas vem ganhando popularidade junto ao empreendedorismo e o discurso de inovação dentro das empresas.
Assim como outras estratégias e métodos aplicados nas equipes, a gamificação é uma maneira de incentivar os colaboradores na resolução de problemas reais. Isto é, utilizar do elemento competitivo e lúdico dos jogos para aumentar a motivação.
Vamos entender melhor a metodologia e o que podemos fazer com ela.

O que é Gamificação?

Gamificação, gamificação ou ludificação é usado do “jogo” para realização de tarefas, encorajamento, etc. É simples de entender quando se pensa na fórmula dos videogames e jogos esportivos: o maior estímulo para jogar é chegar ao final, conquistar o prêmio , ganhará a frente. Essa prática adiciona esse estímulo ao dia a dia simplesmente no ambiente de trabalho. É possível aplicar esse estímulo de várias maneiras. Existem recompensas completas para cada tarefa, outras empresas que utilizam sistema de acúmulo de pontos de acordo com a avaliação de cada um, etc.
Por causa dessa gama de opções, é essencial que o time se reúna para avaliar o que é melhor e o que se encaixa com a rotina da empresa. Não é apenas adicionar o elemento lúdico dentro nos processos, mas sim realizar um estudo do que pode ou não funcionar dentro da instituição.
Alguns dos exemplos mais palpáveis da aplicação dessa estratégia são:

  • Cartão-fidelidade nos restaurantes;
  • Aplicativos de idiomas como Duolingo;
  • Rankings de pontuação de usuários em sites;
  • Barra de progresso em cursos online.

Claro, esses são exemplos genéricos. Mas existem muitos cases de sucesso de gamification nas equipes internas também, como os da Microsoft, Domino’s, Google e muitos outros fáceis de encontrar. Pesquisá-los pode fazer parte do estudo de como aplicar o método na sua empresa.
Mas, como aplicar esse conceito dentro do RH? Vamos entender a seguir.

Gamificação dentro do RH

Existem inúmeras maneiras de aplicar a ludificação dentro da Gestão de Pessoas. Continuar insistindo nos mesmos métodos e soluções diminui cada vez mais a entrega de resultados dos empregados. É possível incorporá-la no treinamento do pessoal, no onboarding de novos funcionários, na comunicação interna e em praticamente qualquer outro processo.
Isso porque esse método traz inovação e pode ser até um exercício positivo pensar em quais aspectos do dia a dia do RH você pode adicionar essa característica lúdica. Além disso, depois da aplicação dentro do RH, isso pode ser estendido para o resto da empresa. Incentivar os colaboradores a criarem hábitos mais sustentáveis através de recompensas, por exemplo, é uma solução interessante e faz total sentido com os temas que estão sendo discutidos no mundo corporativo hoje.

Por que utilizar o gamification

Agora que você sabe o que é o conceito e o que você pode fazer com ele, é importante entender também as vantagens de utilizá-lo e o que ele pode fazer pela sua empresa. Confira a seguir 3 benefícios da ludificação para incentivar sua equipe a entrar nessa com você:

  • Engajamento

Ao apresentar o conceito no primeiro parágrafo, já utilizamos desse benefício para prender sua atenção. Mas não é só por isso: é porque essa é, realmente, a maior vantagem da gamificação. Quem trabalha com RH e gestão de pessoas sabe que manter o ânimo para trabalhar dentro das equipes é um dos maiores desafios, e essa estratégia pode trazer resultados incríveis.
Novamente, é preciso estudar e pesquisar antes de aplicar para obter sucesso. Fazendo isso, é muito difícil não perceber uma diferença positiva no desenvolvimento das atividades, por parte dos funcionários.

  • Capacitação

Pode ser complicado incentivar as pessoas a realizarem cursos e aumentarem suas habilidades. Isso porque, muitas vezes, não há tempo nem para fazer as tarefas do dia a dia direito. Mas, utilizando a metodologia que apresentamos, você com certeza dará um motivo para que os colaboradores realizem mais treinamentos. De quebra, você ainda ganha um time mais capacitado.

  • Ambiente mais agradável

Um benefício enorme dessa prática são os ambientes de trabalho se tornando mais agradáveis. Como os jogos são atividades lúdicas, mesmo que no trabalho, isso cria uma certa leveza no ambiente, já que a ideia é deixar a equipe mais motivada para “vencer” ou “completar o jogo”.
Isso implica em pessoas mais felizes e abertas a novas ideias, desenvolve a criatividade e também aumenta a produtividade do colaborador. Além disso, uma equipe contente interage mais e isso contribui para o bem estar geral da empresa.
Conclusão
O mundo muda muito rapidamente, principalmente desde que praticamente tudo o que fazemos envolve tecnologias avançadas do nosso século. A gamificação é mais uma das tendências que vieram para ficar e deixar para trás aqueles métodos antigos que não fazem mais sentido.
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