Tecnologias de automação aliadas ao RH

Tecnologias de automação aliadas ao RH

Índice

Tecnologias de automação aliadas ao RH

À medida que as empresas estão crescendo, a automação se torna cada vez mais importante. De acordo com o relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial de outubro de 2020, 80% dos líderes empresariais indicaram que estão acelerando a automação de processos de trabalho.

Os líderes de RH estão adotando novas ferramentas para trazer mais agilidade no atendimento, reduzir custos operacionais e melhorar o desempenho das equipes. A Sierra Cedar HR Systems Survey 2018-2019 identificou que 78% dos entrevistados já usam inteligência artificial.

Veja alguns processos que podem ser melhorados com a automação e trazer grandes benefícios à sua empresa. 

Algumas tecnologias de automação aliadas ao RH

Autoatendimento na admissão

A admissão é quase sempre um processo complicado que exige muita atenção e demanda tempo da equipe de RH. Tecnologias como o Lugarh promovem uma admissão online e ágil, diminuindo para apenas 30 minutos um processo de semanas. A ferramenta permite que o próprio candidato contratado realize o envio de documentos, os arquivos são organizados, validados por inteligência artificial e contam com assinatura digital. A automação permite que a equipe de Rh realize a gestão de forma eficiente, rápida e com segurança jurídica. 

Autoatendimento no onboarding

Uma grande tendência é o autoatendimento no onboarding. Hoje, o processo de integração começa no dia em que o profissional é contratado e pode durar semanas. Ao automatizar, as empresas podem engajar os novos colaboradores e garantir uma experiência positiva desde o primeiro momento. Uma integração eficaz é a primeira parte para o estabelecimento de uma cultura positiva da empresa, e simplificar o processo por meio da automação pode ajudar na retenção de talentos

Tecnologias de gestão de RH e Folha de pagamento

Distribuir, assinar e arquivar os holerites dos trabalhadores é uma rotina que sempre tomou tempo do RH. Soluções como o Epays, fornecem um canal de autoatendimento e comunicação simplificada entre os colaboradores, líderes e o RH. Permitindo a visualização e assinatura de documentos como contratos e  holerites, marcação de ponto com integração automática na folha de pagamento,  solicitar licença e atualizar dados pessoais. Os benefícios dessa automatização na gestão permite que a equipe de Rh tenha mais tempo para se dedicar às ações estratégicas e reduz custos operacionais. 

Além disso existem sistemas focados na Folha de Pagamento, onde o processo pode ser visualizado de forma online, prática e rápida, com cálculos instantâneos e automáticos. Automatizar esse processo evita transtornos relacionados a emissão de forma mecânica, como erros nos cálculos e nas informações.

Ponto eletrônico

Ter um controle eficiente de entrada e saída dos colaboradores garante que a empresa cumpra com os requisitos previstos em lei e tenha um melhor controle de sua produtividade. A transformação digital veio para facilitar e otimizar os processos, e com o ponto eletrônico não é diferente. Ele permite diminuir os custos de manutenção de equipamentos e imprevistos decorrentes da parada dos mesmos, com cálculo correto de banco de horas e integração com a folha de pagamento. 

O Pontofopag da Employer é um registrador online, que pode ser integrado à folha de pagamento e atende à Portaria 671/21 do MTP que substituiu as portarias 1.510/09 e 373/11. Uma das facilidades é a integração com qualquer relógio-ponto homologado, sem a necessidade de aquisição de novos equipamentos. Ele também possui um aplicativo desenvolvido para smartphones que permite a batida de ponto com geolocalização do empregado.

Além disso, a cerca geográfica permite uma gestão em tempo real, tendo em vista que mostra a localização até o raio permitido para o registro do ponto daquele colaborador.

Quais são os benefícios para implementação?

Investir na automação de processos pode trazer inúmeras vantagens à empresa, como: otimização de custo, redução de trabalho manual e menos erros, otimização de tempo, automação de cálculo e integração de temas que permite mais agilidade no setor. 

Você já pensou em implementar algum desses serviços no seu RH? Gostaria de saber mais a respeito? Converse com um de nossos atendentes.

Posts Relacionados