Como evitar cometer os principais erros cometidos no esocial

Como evitar e corrigir os principais erros cometidos no eSocial

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 Como evitar e corrigir os principais erros cometidos no Esocial

O eSocial foi introduzido no Decreto nº 8373/2014, com o objetivo de informar ao Governo, de forma unificada, as informações acerca dos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. 

Dessa forma, o eSocial poderá simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, reduzindo a burocracia para as empresas. Com isso, ele irá viabilizar a garantia aos direitos previdenciários e trabalhistas, o cumprimento de obrigações, aprimorando a qualidade das informações das relações de trabalho. 

O eSocial ainda está em processo de implementação, o que gera dúvidas e dificuldades no seu preenchimento. Por isso, a Employer preparou um Webinar especial com a especialista Márcia Carlon, que explicou quais são os principais erros do esocial e como resolvê-los. Confira!

Como evitar e corrigir os principais erros cometidos no eSocial

Erros cadastrais no eSocial

Marcia Carlos advertiu que a grande maioria dos erros ocorrem por informações que são digitadas erradas no cadastro. “80% dos erros que eu me deparo são erros de cadastros, nos eventos de tabela, admissão e afastamento, tornando essencial analisar as informações preenchidas.” O saneamento de dados deve acontecer diariamente, bem  como manter todas as questões atualizadas. Isso porque invalidações cadastrais geram um acúmulo de improcedências que trará muitos problemas a curto, médio e longo prazo. 

Como identificar os erros do eSocial?

Como evitar e corrigir os principais erros cometidos no eSocial

Ao enviar sua movimentação ao eSocial, os dados passam por duas verificações no ambiente do governo, sendo elas: 

 

  • Validação de estrutura de XML arquivo; (fornecedores de folha de pagamento, por exemplo)
  • Validação do conteúdo dentro do XML.

 

Caso essas duas validações sejam satisfatórias, seu arquivo será processado pelo eSocial. A verificação para identificar se essas informações foram recepcionadas pelo portal pode ser realizada pelo portal do eSocial ou pelo retorno de processamento/código de resposta: 201.

 

Se essas validações forem rejeitadas, o empregador receberá o retorno do processamento – código de resposta 401. Ou poderá averiguar pelo próprio sistema do eSocial, que devolve a ocorrência através de mensagens do sistema. 

Como ler as mensagens do eSocial? 

 

A maioria dos softwares de Folha de pagamento informam o empregador de forma traduzida. Marcia frisa que, “é importante acompanhar os envios para o eSocial diariamente, e caso fique com dúvidas contatar os operadores da Folha da sua empresa.”

 

Mensagens retorno eSocial e como resolvê-las

  • 201 – Sucesso/evento aceito;

 

Nas mensagens abaixo, revise dados cadastrais:

 

  • 202 – Sucesso com advertência/evento aceito, porém precisa de ajuste.

 

  • 401 – erro no conteúdo do evento/evento rejeitado.

 

Na mensagem abaixo, contate os operadores da Folha de pagamento da sua empresa:

 

  • 402 – Schema inválido/estrutura de arquivo elaborado errado pela softhouse. 

 

No caso da mensagem abaixo, contate os operadores da Folha de pagamento da sua empresa:

 

  • 403 – Layout inválido/eventos gerados em layout antigo;

 

No caso da mensagem abaixo, contate quem assina. 

  • 404 – erros do certificado digital assinatura do evento/certificado utilizado não é o da empresa ou procurador.

 

No caso da mensagem abaixo, contate os operadores da Folha de pagamento da sua empresa:

  • 405 – erro da assinatura do evento/softhouse não está assinando conforme regras do eSocial;

 

No caso da mensagem abaixo, reveja as informações anteriores, pois os dados estão fora de ordem. 

 

  • 406 e 407 – evento não pertence ao grupo especificado no lote de eventos/ regra de precedência na transmissão de eventos não foi seguida.

 

No caso das mensagens abaixo, é falha do servidor.

 

  • 408 – erro na integração com o sistema CNPJ/CPF;
  • 409 e 410 – erro na integração com o sistema de procuração eletrônica RFB. Erro na integração com o sistema de procuração eletrônica caixa.

 

Eventos não periódicos

 

  • Código 0006 – a data deverá ser maior que a data de nascimento do trabalhador. 

 

Como resolver? 

Muitos erros do eSocial são atrelados a cadastros preenchidos sem qualidade nos sistema de folha de pagamento, e este erro acima é um exemplo deles. Para a solução do mesmo o cadastro do funcionário deve ser ajustado. 

 

  • Código 0015 – foi informado um valor com tipo inválido para o campo (o).

 

Como resolver? 

Nesta situação, é necessário avaliar qual é o campo do layout que retorna apresentando a falha. Por exemplo, tpJornada = TipoJornada. Lembre-se de preencher o cadastro do funcionário com opções atreladas ao eSocial. 

 

  • Código 0102 – O evento informado não foi reconhecido pelo sistema. 

 

Como resolver? 

Este evento ainda não está disponível para realizar testes ou transmissões para o mesmo. 

 

  • Código 0105 – o evento a ser excluído/retificado não foi colocado na base de dados do eSocial. 

 

Como resolver? 

Para este caso, enviamos um evento comum com uma ação de retificação para ajustar algo transmitido de forma errada do passado, porém informação que não tem vínculo com o cadastro. 

 

  • Código 0133 – O item não pode ser excluído pois já foram enviados eventos trabalhistas ou de Folha de pagamento no período. 

 

Como resolver?

Neste caso precisamos alterar o item enviado errado. Não é possível enviar a informação de férias para alguém que foi afastado, por exemplo.

 

  • Código 0183 – Trabalhador afastado não poderá receber este tipo de evento. É necessário que o trabalhador esteja na data do evento em atividade. 

 

Como resolver? 

Informe o evento com a data de afastamento e de retorno correta.

 

  • Código 0723 – valor líquido inválido. Valor esperado (124.00). 

 

Como resolver? 

Neste caso, precisamos revisar os dados enviados no evento s-1010 o tipo do evento: provento, desconto ou vantagem. Informar as incidências informadas. As rubricas estão devidamente cadastradas? 

 

  • Código 0724 – Não foi localizado um evento de remuneração do trabalhador para o período e com o mesmo demonstrativo de pagamento. 

 

Como resolver? Avaliar os processamentos dos eventos 2-1200, s-1210 pois nesta mensagem as folhas entregues não condizem com a competência do fechamento. 

 

Assista o vídeo na íntegra para ouvir a explicação das situações informadas. 

 

Confira outros assuntos sobre legislação e esocial no Blog da Employer.

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