O que é trabalho temporário no campo?

O que é trabalho temporário no campo?

Índice

O que é trabalho temporário no campo?

Cada vez mais presentes no dia a dia, existem outras modalidades de trabalho previstas na Constituição Federal além da contratação por tempo indeterminado, que é a mais comum de todas é popularmente conhecida como CLT. Isso porque algumas situações exigem soluções diferentes do que o que esse tipo de contrato oferece. O contrato de estágio, por exemplo, não tem vínculo empregatício e seu objetivo é o treinamento do estudante e futuro profissional.

Hoje, vamos abordar o Trabalho Temporário, uma modalidade de contratação que pode ocorrer em dois momentos específicos que serão explicados mais à frente. Essa modalidade permite a contratação de profissionais para todos os níveis hierárquicos e diferentes ambientes de atuação. Por exemplo, é muito comum encontrar vagas temporárias para trabalhadores rurais no campo.

Continue lendo para entender sobre a relação do trabalho temporário com o campo, por que existem tantas vagas de trabalho temporário no campo e sobre as vantagens para empresas e trabalhadores nesta modalidade.

O que é o trabalho temporário

O trabalho temporário pode ser utilizado para atender demandas complementares ou para substituição temporária de pessoal permanente. O contrato possui prazo de duração limitado e flexível, pois tem o prazo máximo de até 180 dias corridos e possibilidade de prorrogação de mais até 90 dias. A empresa cliente pode encerrar o contrato a qualquer momento, sem ônus adicionais.

Um exemplo de aumento de demanda complementar é o natal, um feriado anual que aumenta a produção das empresas de papel de presente. Por causa disso, elas podem optar por abrir vagas temporárias, que possibilitam um aumento de mão de obra só pelo período necessário.

Na substituição de pessoal permanente: é possível contratar um trabalhador para substituir um colaborador que se afastou temporariamente, como por exemplo em casos de licenças e férias.

Os dois cenários se tornaram bastante frequentes em 2020 e 2021, por conta da pandemia do coronavírus. Oscilações de demanda ocorreram em diversas esferas do mercado e muitos colaboradores foram afastados por causa do vírus.

O trabalho temporário e o campo

Vagas temporárias fazem muito sentido no campo porque as épocas de plantio e colheita exigem o reforço do quadro de trabalho – o agronegócio, por exemplo, é um mercado muito beneficiado por esse tipo de contratação. Trabalhadores rurais podem ser contratados para trabalhar em diversas culturas e atividades através do trabalho temporário.

Tudo isso sempre com a intermediação de uma Agência de Trabalho Temporário como a Employer, que atende inúmeras empresas e cooperativas na contratação, treinamento e gerenciamento de trabalhadores temporários para diferentes culturas.

Além disso, existem vantagens tanto para a empresa quanto para o temporário.


Benefícios para a empresa cliente

  • Contratação ágil;
  • Prazo flexível;
  • Trabalhadores qualificados;
  • Custo reduzido comparado a outras contratações.

Benefícios para o temporário

  • Networking;
  • Ganho de experiência rápido;
  • Remuneração equivalente ao efetivo da mesma empresa;
  • Chance de ser efetivado ao fim do contrato.

Conheça mais sobre a modalidade

Não é só no campo que o trabalho temporário tem destaque. Como já citamos anteriormente, ele pode ser aplicado em vários mercados. O setor industrial também oferece vagas temporárias com frequência. Você pode procurar esse tipo de vaga na nossa lista de vagas temporárias disponível clicando aqui.

Se você quiser entender melhor o trabalho temporário e a lei que o regulamenta (L6019), você pode acessar nosso acervo de textos sobre o trabalho temporário nesse link. Conheça mais sobre a Employer como Agência de Trabalho Temporário

Para mais conteúdo sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes