O que é e quais as vantagens do People Analytics

O que é e quais as vantagens do People Analytics

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O que é e quais as vantagens do People Analytics

Nos dias de hoje é essencial a utilização de tecnologias dentro da área de recursos humanos. Ela auxilia na criação dos planejamentos estratégicos e em direcionamentos produzidos através de análises de informações fidedignas que permitem um maior insight sobre questões variadas. “O que é e quais as vantagens do People Analytics“.
Com o aumento do volume de dados provenientes do avanço da tecnologia e o surgimento do Big Data, os profissionais da área encontraram maneiras de utilizar essa enxurrada de informações para o crescimento da empresa.
Nesse texto abordaremos o People Analytics, que é utilizado no RH com o objetivo de otimizar o gerenciamento da instituição, isto é, a satisfação dos colaboradores, a produtividade, o engajamento, etc.
Continue lendo para entender o que é e quais as vantagens do People Analytics.

O que é People Analytics

Também conhecido como análise de pessoas, análise de RH e análise de talentos, People Analytics é o processo de coleta, organização e avaliação de dados dentro de uma empresa com o objetivo final de aperfeiçoamento da gestão de pessoas.
Basicamente, essa pesquisa serve para auxiliar os líderes a tomarem decisões acerca dos funcionários, visando o aumento de resultados e a satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho.

A origem da Análise de Pessoas

A primeira aplicação desse método foi no Google, em meados de 2006, quando o novo gestor da área de operações insistiu que poderia mudar a área a partir de informações concretas, deixando de lado a tomada de decisões baseada no feeling.
O chamado Projeto Oxigênio demonstrou ser possível aplicar o big data à gestão de pessoas. As equipes realizaram o cruzamento de dados de diversas pesquisas de satisfação, formulários e índices de produtividade da empresa e chegaram a oito ideias principais para melhorar o gerenciamento:

  • Seja eficiente ao passar seus conhecimentos;
  • Empodere seu time, sem micromanagement;
  • Demonstre interesse pelo sucesso e bem estar de seus funcionários;
  • Seja produtivo e orientado para resultados;
  • Pratique a comunicação e escute sua equipe;
  • Ajude seu time no desenvolvimento de suas carreiras;
  • Tenha visão clara e uma estratégia para sua equipe;
  • Adquira conhecimentos técnicos chave para melhor aconselhar seus empregados.

Os diferentes tipos de P.A.

Antes de começar, você precisa entender e definir quais dados irá analisar e que tipo de pesquisa será realizada. Existem 4 tipos diferentes de People Analytics:

  • Análise descritiva: “O que aconteceu?”

Aqui, o foco é nos dados de eventos que já ocorreram.

  • Análise Diagnóstica: “Por que isso ocorreu?”

Tem como objetivo entender o porquê daquele acontecimento, quais as causas do problema, utilizando técnicas mais avançadas.

  • Análise Preditiva: “O que pode vir a acontecer?”

Nesse caso, o estudo de dados históricos ajuda a prever que eventos irão ocorrer no futuro baseado em diferentes aspectos daquela situação.

  • Análise Prescritiva: “Seguindo esse percurso, o que poderá acontecer?”

Essa avaliação levantará possíveis acontecimentos baseados em decisões. Por exemplo: caso seja cortado X% do orçamento, quais os resultados dessa área daqui a um mês?
Agora que você já sabe o conceito e como ele pode ser aplicado, vamos aos benefícios.
As vantagens do People Analytics

Recrutamento otimizado

Como se baseia em dados históricos, a análise de informações permite que o RH entenda melhor as contratações e resultados passados e, com isso, aprimora o processo de recrutamento e seleção da empresa.
Essa metodologia permite que os profissionais de gestão de pessoas tracem o perfil do colaborador ideal para aquela instituição. Assim, a equipe pode filtrar de maneira mais precisa os candidatos na hora de realizar processos seletivos.

Resultados mensuráveis

A possibilidade de “prever” o futuro através de acontecimentos anteriores permite que o time tome decisões mais assertivas. É possível se preparar melhor para eventuais imprevistos quando se sabe o resultado de ações parecidas que ocorreram no passado.

Melhora na liderança

Um dos maiores benefícios de realizar essas pesquisas é entender melhor o perfil dos colaboradores da empresa e como eles se sentem no ambiente de trabalho. Como sabemos, isso interfere diretamente na produtividade dos funcionários.
Por isso, os líderes das equipes devem estar atentos aos resultados dessas pesquisas, para que adaptem suas estratégias e façam o possível para melhorar o espírito de equipe e oferecer apoio aos colegas de trabalho.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade está intimamente ligado à melhora na liderança que abordamos no item anterior. Realizar análises para direcionar as estratégias permite um melhor funcionamento de toda a empresa em geral. Isso porque mudanças positivas acontecendo em todas as áreas contribuem para a maior entrega de resultados.

Redução de custos

O estudo de dados históricos relacionados a outras ações já feitas pela empresa pode mostrar qual foi o rendimento daquele orçamento. É possível entender se faltou investir dinheiro, se foi investido dinheiro até demais (que é o que acontece na maioria das decisões tomadas no feeling), etc.
O P.A. ajuda a ajustar os orçamentos e, na grande maioria das vezes, isso significa diminuir os gastos.

Como aplicar a Análise de RH

Por fim, vamos entender como aplicar esses métodos dentro da sua instituição. Lembre-se: a pesquisa é essencial e anterior à prática.

Determine seu objetivo

O primeiro passo é definir o que você quer com esse diagnóstico. O que você quer entender sobre sua empresa? O objetivo é entender sobre a equipe interna ou sobre seus clientes?
Assim, você já pode decidir quais dados precisa para realizá-la e também de que maneira irá coletá-los. No item “Colete dados”, falaremos mais sobre isso.

Defina métricas

É importante definir métricas e indicadores para entender o andamento do estudo e especificar as informações que você quer descobrir. Alguns indicadores utilizados são:

  • Turnover;
  • Produtividade;
  • Satisfação dos funcionários;
  • ROI.


Colete dados

O terceiro passo é, efetivamente, realizar a coleta de dados. Se você deseja fazer o People Analytics com dados que já existem no sistema, tudo bem também. Porém, é importante que esses dados sejam relevantes e estejam de acordo com o que foi definido nos tópicos anteriores.
Realize pesquisas de satisfação, formulários de pergunta e resposta, crie relatórios de engajamento nas redes sociais, etc. Os dados são a parte mais importante de todo o processo – afinal, sem eles, não existe análise.

Cruzamento de dados

O cruzamento de dados é uma parte bastante avançada do processo e crucial para a obtenção dos resultados finais. Com isso em mente, considere contratar um software que ajude a processar as informações.
O ideal é uma plataforma que, além de realizar essa etapa, também possua um suporte eficiente e que seja intuitiva.

Faça projeções

Por fim, tente prever o que vai acontecer baseado nos cruzamentos realizados. Aqui, você faz projeções baseadas em probabilidades realistas. As estatísticas devem ser usadas a nosso favor! Fazendo isso, você pode direcionar suas estratégias para que a empresa alcance essas projeções.
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