Novas tecnologias de pagamentos ganham força entre as empresas

Novas tecnologias de pagamentos ganham força entre as empresas

Índice

A folha de salário creditada no banco preferido do trabalhador é uma delas

Novas tecnologias de pagamentos ganham força entre as empresas e está ganhando cada vez mais espaço no financeiro das empresas, tornando-se um ativo importante para otimizar processos e aumentar a segurança na proteção de dados e transações. Um recurso que tem elevado automação as empresas são as novas formas de pagamento online, com destaque para o Pix. A ferramenta tem crescido no Brasil: em setembro de 2021, já havia alcançado a marca de 100 milhões de usuários.
Acredita-se que o Pix contribui para a resolução da burocracia que envolve o setor financeiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Pix é o segundo meio de pagamento mais utilizado no país, ficando atrás somente do dinheiro.
Sua aplicação não se restringe apenas a compras no varejo, mas também a outras atividades empresariais, caso do pagamento de salários dos colaboradores e mais. Vale ressaltar, que os custos das transações são baixos em comparação a outros meios de pagamento e a operação não ultrapassa cinco minutos.

O uso de tecnologia: as atividades e processos do dia a dia dentro da empresa

Empresas de diversos segmentos vêm aderindo ao serviço, como é o caso da Employer, uma das maiores companhias na área de RH do país e uma das primeiras a aplicar o Pix em lote no pagamento de milhares de trabalhadores.
“Com o Pix, o processo de pagamento é ainda mais assertivo e rápido. A transferência ocorre quase instantaneamente. O colaborador pode estar em qualquer lugar do país e basta entrar no aplicativo ou site de seu banco para conferir”, diz a gerente de Produto de RH da Employer, Vera Santos. “Outra vantagem para o segmento de recursos humanos é a eliminação de trabalhos manuais e a redução de horas gastas nessas atividades”.

Epays: Auxilio ao RH e tarefas automatizadas

Para dinamizar o processo, a empresa usa sua própria folha de pagamento pelo Epays, uma Fintech desenvolvida pela Employer que possibilita a gestão completa do trabalhador de forma online e permite pagamentos via Pix, dando acesso às informações ao colaborador e ao RH sempre que forem necessárias. Dessa forma, documentos físicos são eliminados, dando espaço para informações digitalizadas e armazenadas de forma segura em nuvem.
“Antes de utilizarmos o Pix, tínhamos diversos arquivos para serem processados e encaminhados para o banco. Havia a necessidade de dois dias e cerca de quatro pessoas para gerar todos os documentos necessários. Com a integração do RhPix ao Epays, é possível unificar todos os arquivos para qualquer banco e para todo trabalhador de forma mais ágil”, ressalta a gerente.
Entre as funcionalidades do serviço, estão a entrega de holerites e assinatura digital com segurança jurídica; holerite online; visualização do ponto; alerta de pagamentos; recebimento de benefícios; avaliação de trabalhadores e controle de equipe; avisos de RH; recibos personalizados; acesso individual de CNPJ ou filiais; e registro de ponto manual ou facial com segurança, o que vem sendo muito usado na gestão de pessoas em home office.
De acordo com Vera Santos, ao analisarem o mercado, foi possível perceber a necessidade de criar uma plataforma como o Epays para auxiliar o RH das empresas a gerir as necessidades dos trabalhadores. A gerente de Produto ressalta ainda que, além de facilitar as atividades diárias do RH, a plataforma oferece liberdade para que os especialistas da área tenham mais tempo disponível para se dedicar a outras tarefas dentro da empresa, tornando-se um apoio nas relações de trabalho.
“De um lado, temos o RH com um volume de atividades burocráticas; do outro, o trabalhador que precisa do seu RH para ser orientado para cumprir a necessidade documental em relação ao trabalho. O Epays é um facilitador das atividades rotineiras que demandam tempo do RH, além de proporcionar ao trabalhador tudo o que precisar sempre à mão, o que melhora a qualidade da comunicação entre as partes”, explica.

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes