“Na próxima década, a Inteligência Artificial não irá substituir os gerentes, mas os gerentes que usam a IA substituirão aqueles que não o fazem”. Essa é uma fala do pesquisador sênior do Stanford Institute for Human-Centered AI, Erik Brynjolfsson, e sinaliza a importância que a IA vem conquistando dentro das empresas. Inclusive, dentro do setor de RH, onde deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade.
Mesmo que já esteja presente em diversos aspectos do Recursos Humanos, ainda existem profissionais que apresentam resistência à popularização da inteligência artificial. No artigo de hoje iremos explorar os motivos para isso e se eles são válidos ou não. Confira!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial, também conhecida como IA, é o nome dado ao desenvolvimento de dispositivos e programas que simulam o raciocínio humano. Essas ferramentas utilizam padrões aprendidos para automatizar processos e tomar decisões, das mais simples até as mais complexas.
O conceito surgiu em 1956, criado pelo cientista da computação, John McCarthy, durante a conferência no Dartmouth College. Ou seja, é um campo da ciência já com décadas de história, e que está presente em nossa rotina de formas que muitos não percebem.
Algoritmos de plataformas de streaming que utilizam pesquisas e conteúdos consumidos para gerar recomendações personalizadas, assistentes virtuais como a Alexa e o Google Assistente e chatbots que esclarecem dúvidas em sites de venda são alguns dos usos comuns da IA atualmente. No entanto, não é apenas em atividades rotineiras da vida pessoal que ela está presente.
O uso de inteligência artificial tem crescido de forma exponencial dentro das empresas, em diversos setores. Segundo uma pesquisa realizada pela IBM em 2022, 41% das empresas brasileiras já utilizavam IA em sua rotina.
Já em um relatório da consultoria e tecnologia Tidio, 67% dos recrutadores sentem que a IA traz grandes benefícios ao processo de recrutamento e seleção.
Dessa forma, é nítido como o uso dessa ferramenta tem sido crescente dentro das companhias, indo desde startups até grandes conglomerados. Isso faz com que as empresas que não conseguem acompanhar a integração de tecnologias como a IA acabam ficando facilmente ultrapassadas.
Especialmente pela sua falta de acesso à inovação, abordagem mais estratégica e automatização de atividades operacionais — aspectos acessíveis com a inteligência artificial. E um dos setores que mais se beneficia é justamente o RH!
Como a inteligência artificial pode auxiliar o RH e a gestão de pessoas?
Parte dos profissionais de RH ainda acreditam que a inteligência artificial traz riscos aos seus empregos. No entanto, essa ferramenta é utilizada justamente para melhorar a qualidade do trabalho. Com a IA é possível automatizar processos repetitivos e operacionais, dando a oportunidade de focar em ações estratégicas e com maior valor para o negócio. Algumas de suas principais aplicações são:
Recrutamento e Seleção
O uso da IA no RH é extremamente benéfico para processos seletivos, área onde é possível realizar a triagem de currículos, realizar os primeiros testes de forma automática e listar os candidatos mais adequados para a vaga de forma mais ágil e estratégica.
A inteligência artificial também permite que a escolha seja feita de forma mais diversa e inclusiva, deixando vieses humanos de lado.
Além disso, a IA pode ser utilizada para auxiliar na criação de job descriptions, perguntas customizadas para determinadas funções, hunting e mensagens personalizadas para tornar a experiência do candidato ainda melhor. Com a inteligência artificial, processos seletivos que antes poderiam levar semanas agora podem ser finalizados em questão de dias.
Ponto eletrônico
Atualmente existem plataformas que realizam a gestão de ponto eletrônico em tempo real, permitindo que o RH consiga finalizar o fechamento da folha de pagamento ao final do mês em poucos minutos.
Essas ferramentas que utilizam IA também conseguem realizar o reconhecimento facial dos colaboradores para aumentar a segurança, faz a gestão de faltas, férias, atrasos e outros incidentes e permitem um controle refinado da jornada de trabalho.
- Conheça mais da plataforma de Ponto Eletrônico da Employer: Ponto Eletrônico
Admissão
O desenvolvimento de softwares de admissão digital permite que o RH possa solicitar, receber e aprovar toda a documentação dos colaboradores de forma online.
Neles também é possível obter a assinatura em documentos e formulários, organizar as fichas dos profissionais de forma segura e em nuvem, fazer a integração na folha de pagamento e até mesmo realizar consulta ao e-Social. Um processo de admissão que antes levaria, em média, 7 dias passa a ser feito em poucos minutos.
- Simplifique o processo de admissão com o software do Lugarh
Análise de dados
O RH é um dos setores que mais recebe informações. No entanto, a análise desses dados é algo difícil e demorado de ser realizado manualmente e com o critério humano.
Com a IA é possível coletar, armazenar e analisar dados que geram tendências, identificam erros e oportunidades e até mesmo acompanham o desempenho dos colaboradores. Com isso é possível se adiantar a cenários negativos, identificar sinais de possíveis desligamentos e identificar motivos para o turnover.
Gestão de desempenho e capacitação
Por meio da análise de dados é possível fazer o acompanhamento de desempenho dos colaboradores, indicadores de motivação e engajamento e até mesmo índices de bem-estar. Além disso, com os resultados é possível criar trilhas de aprendizado individuais, auxiliar no desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira.
Existem desvantagens em usar IA no RH?
A IA aplicada ao RH pode trazer desvantagens, mas não devem ser vistas como protagonistas. Para que a ferramenta consiga trazer sua máxima eficiência é necessário ter uma curadoria humana, além de cuidado para não deixar determinados processos excessivamente distantes.
A análise, empatia e cuidado humano são essenciais para as atividades do Recursos Humanos, e devem ser unidas à inteligência artificial para que os resultados sejam positivos. Dessa forma, não existe uma desvantagem direta do uso de IA, mas sim do seu uso exacerbado, deixando a expertise humana de lado.
Ferramentas que usam IA para transformar seu RH
Para transformar seu negócio é necessário investir em ferramentas que utilizam IA e que sejam confiáveis, completas e inovadoras. É o caso do serviço de Employer Executive Search, de bancos de currículo como o BNE ou plataformas que visam a otimização de processos como o Epays, para rotinas de RH, e o Lugarh, para admissão digital.
Com essas ferramentas os processos de RH se tornam mais ágeis, estratégicos e assertivos. Venha conhecer as soluções da Employer! Criamos ferramentas com tecnologia de ponta para simplificar a rotina do seu RH. Clique aqui e saiba mais!
- Saiba mais: Ebook – Tecnologia e RH Estratégico
Até o próximo artigo!