Hoje, vamos falar de uma das primeiras etapas da contratação: a definição do perfil do candidato, ou seja, qual o perfil a empresa está buscando para preencher sua vaga.
É comum que aqueles que que não estão inseridos no setor de Recursos Humanos tenham a crença de que para contratar um novo colaborador, basta abrir uma vaga com os requisitos e aguardar que candidatos enviem seus currículos para dar início ao processo de contratação. Mas, sabemos que não é assim, há algumas etapas que precedem esse processo.
Esta primeira etapa é muito importante, afinal, é baseada nela que o recrutamento será feito, de forma mais certeira e ágil, pois o perfil servirá como um norte no momento de análise dos candidatos, tornando a contratação mais assertiva.
O que é perfil de candidato e como defini-lo?
O perfil do candidato é definido, principalmente, pelas características e habilidades que a empresa busca para preencher uma vaga, mas não se restringe apenas a isso.
Imagine que você é líder de um time e precisa contratar uma nova pessoa. Você irá definir o conjunto de soft e hard skills necessários, como, por exemplo, ter conhecimento avançado em ferramentas de edição de imagens, conhecimento básico em inglês, bom relacionamento interpessoal, uma boa comunicação e desenvoltura para apresentações em público.
Quando essas características são definidas, o trabalho do recrutador torna-se mais ágil, de modo que ele terá conhecimento do que está buscando para a nova oportunidade.
É claro que poucas vezes um candidato apresentará todas as habilidades para preencher a vaga e caberá ao recrutador selecionar aqueles que melhor se adequam aos valores e cultura da empresa antes de apresentar ao gestor.
Porém, não para por aí! Existem outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de definir o perfil do candidato e vamos falar sobre eles a seguir.
Habilidades e competências do cargo
As habilidades são as qualidades que um profissional apresenta ou aprende de modo natural, e as competências é aquilo que é desenvolvido, aprendido e aperfeiçoado ao longo da vida e carreira.
É possível pré-definir algumas habilidades e competências para o profissional recrutado, como, por exemplo, boa comunicação, perfil de liderança, autogerenciamento, flexibilidade, criatividade e comprometimento.
Time e cultura da empresa
Um ponto muito importante a ser lembrado na hora de perfilar uma vaga é quanto ao padrão da equipe e dos colaboradores. Uma equipe pode ter profissionais de diferentes perfis trabalhando juntos, onde todos somam suas habilidades, experiências e características e, mesmo com diferenças, se completam e tornam o trabalho fluido.
Mesmo com perfis diferentes, é necessário definir quais são as características essenciais, para que o novo colaborador e a equipe possam trabalhar em sinergia.
Além de pensar no quesito equipe, é necessário levar em consideração a cultura da empresa, afinal, um candidato pode se encaixar perfeitamente à equipe, mas não se adaptar à cultura da empresa como um todo.
É importante para o recrutador ter em mente a cultura empresarial no momento de seleção dos possíveis candidatos e também durante as entrevistas, para que sejam selecionados aqueles que melhor se alinhem às condutas e valores da empresa.
Vantagens e motivos para realizar o perfilamento
A maior vantagem de realizar o perfilamento do candidato é tornar o recrutamento e a seleção mais assertivos e ágeis, e o trabalho do recrutador se tornará mais eficiente e preciso.
Outro motivo para adotar a prática é que o profissional selecionado, muito provavelmente, vai se integrar à equipe rapidamente e trabalhar de maneira harmoniosa com os colegas.
A escolha de profissionais certos também diminui a rotatividade da empresa, deixando os indicadores de turnover baixos.
E, não menos importante, definir o perfil do profissional será favorável no desenvolvimento de equipes dinâmicas e harmoniosas, que produzem em equipe e tornam o trabalho de todos mais leve e tranquilo.