É possível economizar tendo um controle de ponto efetivo?

É possível economizar tendo um controle de ponto efetivo?

Índice

Todos nós sabemos a importância do sistema de ponto, afinal, esse controle de entrada e saída dos colaboradores garante que a empresa cumpra com os requisitos de 44 horas semanais previstas em lei. O que nem todo mundo tem certeza, é da eficácia da redução de custos com sistema de ponto eletrônico. É possível economizar tendo um controle de ponto efetivo? Quais os controles de ponto que existem?

Quais os controles de ponto?

Controle de ponto manual

O controle de ponto manual consiste em anotar os horários de entrada e saída dos trabalhadores em um livro. A princípio pode parecer simples, mas gerenciar corretamente os horários nesse modelo tão suscetível a rasuras e erros na contagem – sem contar o tempo necessário para manutenção desse processo – com certeza torna esse método mais trabalhoso e caro.

Controle de ponto mecânico

Elaborado para resolver as problemáticas do controle de ponto manual, aqui o ponto também precisa dos cuidados constantes do RH, porque exige a supervisão e soma das horas trabalhadas, embora o trabalhador marque os horários de entrada, intervalo e saída do trabalho. Essa modalidade diminui a incidência de possíveis falsificações nas anotações.

Controle de ponto eletrônico

O controle de ponto eletrônico é uma grande tendência do mercado atual. Isso porque a tecnologia vem se mostrando um grande aliado de empresas que desejam otimizar seus processos. Nesse sentido, o controle de ponto eletrônico garante segurança, praticidade e potencialização de tempo. Muitos acreditam que esses inúmeros benefícios acarretam um investimento alto demais, o que não é verdade. Ele, na realidade, reduz custos. Vamos entender melhor;

É possível economizar tendo um controle de ponto efetivo?

Sim, é possível economizar tendo um controle de ponto eletrônico. E essa economia se dá por um fator básico: tempo é dinheiro. Seguindo essa linha de raciocínio, percebemos que quando o controle é feito de modo manual, além de aumentar consideravelmente a demanda do RH, o cálculo de horas fica suscetível a erros. O gerenciamento decasos de sobrejornada, adicional noturno e horas extras muitas vezes gera sobrecarga nos profissionais, podendo ocasionar erros e prejuízos legais.
A transformação digital veio para facilitar e otimizar os processos, e com o ponto eletrônico não é diferente. Inclusive com o ponto eletrônico online, também é possível diminuir os custos de manutenção de equipamentos e imprevistos decorrentes da parada não prevista dos mesmos.
tivos. Vamos entender melhor quais são eles.

A vantagem do ponto eletrônico online

  • Segurança – assim como todos os processos digitais, um controle de ponto eletrônico garante maior proteção de dados, visto que muitas vezes o armazenamento é realizado por nuvem. Também não permite alteração posterior.
  • Facilidade no dia a dia – diferentemente das planilhas e livros manuais, os sistemas eletrônicos são infinitamente mais rápidos e mais práticos, tanto para os colaboradores como para a gestão.
  • Gestão – esse tipo de software garante uma visualização ampla das informações referente a carga horária diária, banco de horas e outras informações, evitando ilegalidade e facilitando as decisões gerenciais.

Escolher um ponto eletrônico eficaz

Agora que você já compreendeu as vantagens e a importância de escolher um ponto eletrônico eficaz, talvez se sinta confuso com a quantidade de opções. Saiba que, no mercado atual, existem marcadores com alta tecnologia que facilitam a sua escolha na hora da contratação.
O Pontofopag da Employer é um serviço online que faz a gestão de ponto eletrônico. Uma das facilidades é a integração com qualquer relógio-ponto homologado, sem a necessidade de aquisição de novos equipamentos; e também com sistemas de folha de pagamento.
Além disso, o Pontofopag possibilita outras duas formas de registro alternativas que estão em conformidade com a legislação.

  1. Um aplicativo desenvolvido para smartphones, que permite a batida de ponto com geolocalização do empregado;
  2. Um registrador web, que preenche a marcação de ponto por meio de login e senha no site do Registrador Pontofopag.

Achou interessante? Conheça nossa solução ou

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes