Employee Experience, ou EX (experiência do colaborador) tem se tornado a cada dia um tópico mais imprescindível dentro do RH. Isso porque a cultura de uma empresa e a employee experience estão intimamente ligadas. Segundo uma pesquisa da IBM, as empresas 25% mais efetivas em Employee experience possuem uma cultura três vezes mais positiva. Sendo assim, como o RH pode melhorar employee experience e garantir uma cultura positiva e engajada?
O que é Employee Experience?
Employee Experience, ou EX (experiência do colaborador), se refere a maneira como os trabalhadores assimilam e interpretam as interações com sua organização. Para o RH, é uma ação que consiste deixar o colaborador no centro das decisões organizacionais e o seu objetivo visa promover ações que incentivam o crescimento e o bem-estar da empresa.
Cultura organizacional – o que é?
Ações que podem melhorar o Employee experience
Agora que já entendemos o que é a sua importância, quais são algumas ações que podem melhorar a experiência do funcionário?
Saiba qual é a jornada do seu colaborador
A jornada do colaborador abrange todos os detalhes do profissional na organização, começando pelo processo de recrutamento até sua demissão. Esse mapeamento pode ajudar o RH a trabalhar com mais assertividade todos os momentos especiais e relevantes dos profissionais dentro da organização.
Comece no recrutamento e seleção
O Employee Experience começa no recrutamento, portanto, ter um processo de inscrição simples e direto, é essencial. Uma comunicação clara em uma plataforma de vagas atualizada pode fortalecer a imagem e a reputação da marca, atraindo talentos com uma cultura alinhada.
A admissão é quase sempre um processo complicado que exige muita atenção e demanda tempo da equipe de RH. Tecnologias como o Lugarh promovem uma admissão online e ágil, diminuindo para poucos minutos um processo de semanas. A ferramenta permite que o próprio candidato contratado realize o envio de documentos, e os arquivos são organizados, validados por inteligência artificial e contam com assinatura digital. Dessa forma, o RH pode realizar a Employee Experience de forma eficiente, rápida e com segurança jurídica.
Treinamento e integração no onboarding
O processo de integração começa no dia em que o profissional é contratado e pode durar semanas. Com um bom onboarding as empresas podem engajar os novos colaboradores e garantir uma experiência positiva desde o início. Uma primeira impressão incentivará os novos colaboradores a se comprometerem com sua empresa a longo prazo e, para isso, o treinamento é vital para um processo de integração bem-sucedido, seja ele para a modalidade remota, híbrida ou presencial.
Além disso, uma integração eficaz faz parte para o estabelecimento de uma cultura positiva da empresa, e simplificar o processo por meio da automação pode ajudar na retenção de talentos.
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Melhorias no ambiente físico de trabalho
Os profissionais na modalidade presencial, passam cerca de oito horas no trabalho. Por isso, investir em um ambiente seguro, limpo e arejado garante maior qualidade e bem-estar para seus colaboradores. Sendo assim, fornecer um espaço de trabalho bem iluminado, organizado e aprazível implica diretamente na motivação do colaborador e na sua capacidade de melhorar o desempenho.
Tenha um plano de carreira
O plano de carreira é a estratégia que define todos os passos que os profissionais devem dar no seu crescimento profissional, como a maneira de criar uma sequência lógica de evolução para cada trabalhador. Esse processo é especial porque cria um propósito para cada posição e defende valores e caminhos, com oportunidades para avançar.
Todo colaborador deve entender como seus esforços contribuirão para os objetivos organizacionais maiores, para onde isso os levará, onde estão nesse caminho e o que vem pela frente. Ter espaço para crescer na carreira é primordial para melhorar a Employee Experience e incentivar o colaborador a permanecer na empresa, gerando menos turnover e rotatividade.
Salário emocional e estratégias de bem-estar
O salário emocional é um conjunto de ações que vão além da remuneração financeira, trabalhando no emocional e motivacional como uma forma de recompensar o colaborador, aumentar a produtividade, estimular sua permanência na empresa ou algum tipo de comportamento desejado.
A geração Z, hoje, é reconhecida por dar atenção à saúde mental e ao bem-estar, e esse é um fator-chave para atrair, motivar e reter profissionais por meio de iniciativas como trabalho flexível, programas preventivos de saúde e licenças remuneradas.
Saiba mais sobre salário emocional e como implementá-lo nesse post.
Foco da saúde mental dos colaboradores
Você sabia que um em cada seis membros da população na Inglaterra, com idade entre 16 e 64 anos, tem problema de saúde mental? Estima-se que a saúde mental custe em torno de 34,9 bilhões por ano. A escassez de atenção à saúde mental também pode atingir as condições de saúde física, além de reduzir a produtividade.
Como profissional de RH, existem sugestões que você pode seguir para garantir que as iniciativas de saúde mental sejam implementadas pela sua empresa. Confira!
Propósito e significado no trabalho
De acordo com o relatório da BetterUp Labs, “as pessoas estão famintas por um significado, e isso inclui encontrar propósito no que fazem no trabalho.” Essas informações mostram a importância das empresas buscarem maneiras de fortalecer o propósito da marca. Isso pode estar intimamente ligado com o Employee Experience e cultura na empresa, já que colaboradores que se sentem alinhados com os valores da marca relatam uma maior satisfação no trabalho e aumento de produtividade.
Como descobrir o propósito da minha empresa?
Conclusão
Employee experience, ou EX em tradução literal, significa experiência do colaborador. Trata-se de um conjunto de ações pensadas para melhorar o bem-estar e a experiência dos trabalhadores dentro da empresa. Algumas ações podem estar relacionadas ao recrutamento e seleção, iniciativas de saúde mental e muitas outras. Confira a nossa live exclusiva sobre o tema.