Como promover uma cultura mais positiva

 Como promover uma cultura mais positiva

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Como promover uma cultura mais positiva

A cultura de uma empresa é a soma das crenças, costumes e valores, é construída a partir do comportamento de todos que trabalham naquela organização. Todo negócio possui as suas próprias formas de interações, atividades e tradições, e, ao passo de que convivemos por um período significativo naquele ambiente, é natural que ele possua um impacto importante sobre nós. 

Por esse motivo, todos desejam ter uma cultura positiva, isto é, que priorize o bem-estar e a saúde mental de todos os integrantes da equipe, que incentive a empatia, confiança e respeito. A cultura de trabalho não é algo fixo, mas maleável, que pode se moldar com base no comportamento dos colaboradores. 

O que é uma cultura positiva

Um estudo norte-americano descobriu que uma cultura de trabalho positiva possui seis elementos em comum, sendo eles:

  • Tratar colegas como amigos, cuidar deles e se interessar pelo bem-estar deles;
  • Apoiar os colegas e oferecer compaixão e bondade em momentos de necessidade;
  • Perdoar erros e não atribuir culpas;
  • Trabalhar se inspirando uns nos outros;
  • Encontrar e enfatizar aspectos significativos do trabalho;
  • Priorizar confiança, respeito, gratidão e integridade.

 

Embora seja óbvio que uma cultura como essa é extremamente benéfica para os colaboradores, existem algumas vantagens que podem mostrar como é importante não medir esforços na hora de promover uma cultura positiva. 

Melhoria na saúde dos colaboradores

Uma pesquisadora mostrou como as conexões sociais no trabalho afetam positivamente a saúde dos colaboradores. De acordo com esse estudo, quando uma pessoa experimenta esse tipo de emoção tende a ter menos doenças, uma recuperação mais rápida, menos probabilidade de sofrer de depressão e burnout, além de executar melhor suas atividades e um maior desempenho no trabalho. 

Além disso, quando os profissionais confiam em seu líder e sentem segurança no ambiente, cultivam criatividade e inovação. Por exemplo, quando um profissional sente que pode ser penalizado por falhar ou pedir ajuda, ele se apega aos comportamentos prescritos e não busca melhores soluções. 

Um estudo elaborado pelo Workplace destaca os resultados de confiança e bem-estar: maior produtividade, 13% menos atestados,  76% mais engajamento, 29% mais satisfação e 40% menos esgotamento. 

A cultura positiva na construção de valores

 

Uma análise da Universidade de Michigan comentou que a maioria das pesquisas examina os benefícios da compaixão, como até mesmo o auxílio direto na recuperação física de doenças e danos corporais, e também de melhora no psicológico de pessoas em luto. Segundo a pesquisa de Dutton, as evidências mostram que, no ambiente de trabalho, a compaixão evoca sentimentos positivos como gratidão, reduz a ansiedade, aumenta o apego e o compromisso com a organização. Dessa maneira, o número de rotatividade diminui e o comprometimento da equipe aumenta. 

Não apenas a compaixão, mas, quando os líderes se dedicam para ajudar, especialmente quando não precisam, a equipe tende a responder com dedicação e lealdade, gerando uma dinâmica positiva entre todos. Por exemplo, alguns profissionais pegaram turnos para ajudar colegas da equipe, buscaram maior responsabilidade e tomaram cuidado extra para representar a empresa de uma forma positiva. 

Como promover uma cultura mais positiva

 

A Employer elaborou algumas sugestões que podem ajudar a sua empresa a construir ou reformar sua cultura organizacional.

  1. Compartilhar seu propósito – é muito importante que todo negócio tenha uma missão principal, e essa visão pode ajudar os líderes e gestores de RH a unir a equipe, além de auxiliar na hora de contratar pessoas com crenças semelhantes e criar equipes com valores parecidos. 

 

  1. Transparência – é essencial que os valores da empresa sejam claros e verdadeiros. 

 

  1. Admissão estratégica – Não adianta empregar alguém com alto desempenho se ele não possuir as mesmas expectativas culturais, pois isso afetará a empresa como um todo. É importante que mesmo os que estão na empresa tenham uma atitude ajustada e respeitosa quanto aos valores do negócio. 

 

  1. Incentive a comunicação – uma comunicação clara e regular com a equipe gera maior desempenho, por isso, crie um ambiente onde a comunicação seja valorizada e mostre aos colaboradores que você quer ouvi-los. Criar documentos acessíveis que descrevem informações sobre benefícios, remuneração, férias, realocação e bônus é uma forma de comunicação bem-sucedida. 

 

  1. Saúde em foco – ter políticas claras em relação ao auto-cuidado e fornecer apoio quanto a saúde física e mental demonstra apreço e cuidado. Uma empresa pode fazer isso por incentivar atividades saudáveis como parcerias com academias ou criar atividades esportivas internas, como o dia de bike ou palestras de cuidado. 

 

  1. Treinamento – o desenvolvimento pessoal deve ser prioridade nas iniciativas de cultura positiva, aprendizagem promove criatividade, comunicação, resolução de problemas e muitas outras características.

 

Os resultados de uma cultura positiva

 

Em 2021, a chefe de RH da Microsoft, Kathleen Hogan, ganhou o prêmio de Executiva de RH do ano, em reconhecimento ao trabalho de revitalização da cultura que a Microsoft passou nos últimos seis anos, transformando uma cultura que possuía mentalidade fixa para uma mentalidade focada em crescimento, incentivando-o desde a experimentação e até o fracasso como parte fundamental de cada equipe dentro da Microsoft. Com foco nessa colaboração, a Microsoft pediu que os funcionários se dedicassem aos clientes, oferecendo amplas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. 

Com certeza, promover uma cultura positiva não é fácil, mas, sem dúvidas, os benefícios para as empresas que desejam crescer mostram a importância desses esforços. 

Gostou desse artigo? Confira outros textos sobre cultura organizacional e propósito no blog da Employer. 

 

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