Descubra como controlar os horários de equipes externas

Descubra como controlar os horários de equipes externas

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Descubra como controlar os horários de equipes externas

Empregados que exercem suas atividades fora da empresa também precisam cumprir a carga horária determinada em contrato. Como o RH pode acompanhar a assiduidade e a produtividade destes trabalhadores? Conheça algumas opções

Nesta era cada vez mais conectada e repleta de tecnologias, é natural que o trabalho também tenha tomado outras formas. A rotina diária de bater ponto no escritório divide espaço com dinâmicas diferentes e novas modalidades de trabalho como banco de horas, contrato com número determinado de horas, home office e trabalho à distância.

Para todas as atividades executadas dentro ou fora da empresa, há um ponto em comum: a assiduidade, que representa o compromisso com o trabalho e com os resultados gerados para o negócio. É importante registrar a carga horária cumprida diariamente, para garantir os direitos do empregado e também permitir o acompanhamento da produtividade por parte da empresa.

Vantagens e desafios do trabalho à distância

Entre as principais vantagens do trabalho à distância, a facilidade de realizar processos por meio de soluções tecnológicas pode ser considerada a principal. Com um smartphone ou notebook em mãos é possível trocar e-mails, realizar processos bancários e ligações em vídeo. O uso da nuvem trouxe consigo um leque grande de plataformas que permitem a troca de arquivos, reuniões online e até mesmo o acompanhamento das atividades em tempo real.

Outra vantagem que se destaca nos grandes centros urbanos, é a economia de tempo. Sem precisar deslocar-se de casa para o escritório, muitos empregados podem dedicar seu tempo ao trabalho sem precisar enfrentar congestionamentos e outros imprevistos.

Para o RH, essas mudanças trouxeram um novo desafio: como controlar os horários das equipes externas? Com os empregados dentro da empresa, fica mais fácil mensurar assiduidade e produtividade. Mas, seja qual for a atividade, o empregado precisa cumprir o número de horas determinadas em contrato. Estas informações precisam ser confiáveis e validadas em plataformas seguras. Para facilitar o controle de horário, os gestores podem contar com ferramentas online que comprovam presença e medem eficiência, mesmo longe do espaço físico. Vamos entender melhor e conhecer as opções?

Pontofopag: solução para registro de ponto online

Com o empregado fora da empresa, é preciso buscar soluções de batida de ponto que vão além do livro de presença ou do cartão ponto tradicional. O Pontofopag, solução online da Employer, permite a batida de ponto a partir de qualquer computador conectado à internet, de acordo com a Portaria 1.510/09 do MTE. Cada empregado possui um login e senha para registrar o ponto no início e fim das atividades, assim como intervalos e horários de almoço.

Além da batida de ponto via computador, o Pontofopag também conta com um aplicativo para smartphones, com o diferencial de registrar a geolocalização do empregado. Ambas as possibilidades são permitidas pela Portaria 373/11 do MTE. Ou seja: o profissional que presta serviços à distância, seja um efetivo ou temporário, pode registrar o ponto no local acordado com a empresa. O RH, por sua vez, tem a possibilidade de confirmar a veracidade das informações.

Principais vantagens do uso do ponto online para o RH

O Pontofopag é uma solução eficiente para controle de horários de equipes externas e conta com várias funcionalidades que otimizam a rotina do RH. Entre elas, o acompanhamento em tempo real das batidas de ponto e a integração com sistemas de folha de pagamento online como a Webfopag. Esta integração facilita o fluxo da folha, com lançamento diário de faltas, horas extras e afastamentos.

O ponto online comunica-se com qualquer relógio ponto homologado e dispensa investimentos em infraestrutura de TI, já que funciona 100% online. Com uma interface de fácil usabilidade, a solução permite o lançamento dos horários dos empregados, a manutenção diária destes dados e a exportação das informações para a folha de pagamento. Para os empregados, o ponto online também é vantajoso: com o acompanhamento de frequência e produtividade, é possível mensurar seus ganhos ou evitar divergências na hora da remuneração mensal.

Mão de obra rural também pode ser controlada com soluções tecnológicas

Saímos do escritório e vamos para o campo. Um dos maiores desafios do agronegócio está justamente aqui. Como controlar os horários das equipes que trabalham na zona rural, em regiões onde muitas vezes não há sinal de internet? Como estão a produtividade e a assiduidade em uma determinada área da fazenda?

Para atender a esta demanda, a Employer desenvolveu um aplicativo para coleta de dados, uma solução online que permite a batida de ponto no campo, até mesmo nas zonas mais afastadas. Instalado em um dispositivo móvel robusto, o aplicativo registra a batida de ponto das equipes rurais por meio de cartão com código de barras ou leitura biométrica. A responsabilidade por este registro fica a cargo do líder da equipe, que também usa o coletor para registrar informações de produtividade que ajudam na tomada de decisões dos gestores do negócio.

Não é preciso se preocupar com a segurança ou com a transmissão dos dados, que ficam armazenados no aplicativo até o retorno para uma área urbana. O coletor faz a transmissão automática das informações registradas assim que estiver conectado à internet.

Mais do que facilitar o controle de assiduidade dos empregados no campo, o coletor de dados também é uma solução estratégica. O aplicativo permite a avaliação de produtividade de uma determinada área enquanto o trabalho acontece lá no campo.

Os gestores recebem os dados diariamente, o que possibilita gerenciar a produção de forma muito mais dinâmica e assertiva – não é preciso esperar o final de uma safra para ter os resultados em mãos.

Para o RH, o acompanhamento estratégico também é um diferencial: com o aplicativo é possível mensurar a produtividade de cada empregado e avaliar se a mão de obra está de acordo com as demandas do campo. O coletor de dados transforma a rotina do setor agro: uma gestão mais ágil e mais eficiente, decisões mais assertivas e melhores resultados para os negócios.

Como é feito o controle de equipes externas na sua empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários.

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