Desafio da liderança em 2025 será reconquistar a atenção perdida, aponta especialista
Segundo Marcelo de Abreu, com o uso crescente de celulares no ambiente de trabalho, líderes enfrentam o desafio de manter o foco, o engajamento e a comunicação clara com suas equipes
Manter a atenção dos colaboradores será um dos maiores desafios para os líderes em 2025. Com o crescimento do uso de celulares e informações disponíveis nas redes sociais, a comunicação interna nas empresas enfrenta desafios cada vez maiores.
Dados recentes da Udemy for Business apontam que 70% dos trabalhadores se sentem distraídos durante o expediente, e 16% admitem que essa desatenção é constante. Para os líderes, a dificuldade para engajar as equipes pode resultar em falhas de alinhamento, perda de confiança e impacto direto nos resultados organizacionais.
De acordo com Marcelo de Abreu, vice-presidente da Employer Recursos Humanos, estratégias como a escuta ativa, o uso de plataformas colaborativas e o estabelecimento de regras claras para o uso de celulares são alguns dos caminhos para enfrentar o problema. “Uma cena cada vez mais comum no mundo corporativo é: o líder explica as metas e as próximas demandas, enquanto o colaborador está com o olhar fixo na tela do celular. Perguntas pontuais e pequenas interações dão a falsa sensação de atenção, mas a verdade é que a concentração está dividida”, diz.
Para Abreu, esse comportamento reflete o desafio crescente de conquistar a atenção em meio aos muitos estímulos digitais.
Impactos na comunicação interna
A atenção dividida nas conversas corporativas prejudica o engajamento, afeta diretamente a relação entre líderes e liderados e interfere na comunicação interna que, de acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), está entre os maiores desafios das organizações. Quando as demandas e os objetivos não são informados de forma clara, a equipe perde o alinhamento, a confiança e, consequentemente, a produtividade.
Para minimizar o problema e manter a atenção no ambiente de trabalho, Marcelo de Abreu indica práticas que considera simples e efetivas. Confira:
Regras para o uso de celulares: no início de reuniões ou conversas importantes, o líder pode solicitar que todos deixem os celulares de lado por 15 minutos. Esse pequeno ajuste permite total concentração nos assuntos abordados e evita que os colaboradores percam pontos importantes.
Envolvimento da equipe: durante as conversas, o líder deve fazer perguntas diretas, como “você vê prioridade para esta tarefa?” ou “quais desafios você enxerga nesse prazo?“. Isso estimula a participação e reforça a sensação de pertencimento.
Tecnologia a favor do foco: as equipes podem utilizar ferramentas de gestão de tarefas e comunicação, como Asana, Trello, Teams e Notion. Elas ajudam a centralizar informações e reduzir o volume de mensagens dispersas em aplicativos como o WhatsApp.
Escuta ativa: essa prática envolve atenção plena na fala do interlocutor, com interações e validações ao longo da conversa. Instigar a equipe a fazer pequenas pausas para reflexões ou resumos rápidos também pode garantir a compreensão do que foi discutido.
Feedback constante: pedir feedbacks aos colaboradores é uma forma de garantir que a mensagem está sendo passada de forma clara e objetiva. O líder também pode revisar a narrativa e a abordagem usadas nas reuniões, ajustando o tom para envolver mais a equipe.
Expectativa para 2025
A expectativa para 2025 é de que o desafio de conquistar a atenção das equipes seja ainda maior. “Para os líderes, o cenário exige adaptação. Além de novas práticas de comunicação, será necessário desenvolver habilidades de engajamento, criar regras claras e promover o uso consciente da tecnologia”, afirma Marcelo de Abreu. “Está na hora de líderes e equipes alinharem as expectativas e definirem juntos o que é preciso para garantir a concentração em um mundo hiperconectado”, finaliza.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.
Ascom – Employer Recursos Humanos
WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Val1N0r3AzNSEN3I9j3C
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@bne-empregos.com.br