Como atrair bons profissionais para a sua empresa
Talentos são profissionais que não apenas cumprem as metas estabelecidas, mas superam expectativas. Além das qualificações técnicas e comportamentais necessárias para o cargo, também possuem uma grande capacidade de autogerenciamento, habilidade e disposição para aderir novas tecnologias.
Atrair esse tipo de colaborador exige muito mais do que apenas ofertar uma vaga, cabendo ao RH desenvolver a employer branding junto às equipes internas, trazendo estratégias de alto impacto para a employee experience.
Para te ajudar, nossos especialistas trouxeram algumas dicas para você atrair bons profissionais para a sua empresa.
Foco no crescimento profissional
Oferecer oportunidades em que há foco no crescimento profissional é essencial para atrair um colaborador que valoriza seu desenvolvimento e tem objetivos profissionais estabelecidos.
Sua empresa possui um bom plano de carreira? Neste caso, deixe claro qual é, seja por meio de palestras ou reuniões. É importante que os colaboradores sintam que a empresa investe em seu crescimento.
Além disso, oferecer oportunidades de liderança a profissionais mais jovens, ajuda a desenvolver senso de responsabilidade e habilidade de gestão alinhados à cultura organizacional. Recém-graduados geralmente tem foco em construir suas carreiras rapidamente e possuem um alto potencial. Já pensou em oferecer bolsas de estudo para os que mais se destacam, ou fazer parcerias com escolas profissionalizantes e universidades?
Outra sugestão inclui considerar a criação de um programa de estágio ou mentoria na empresa. Essas oportunidades atrairão candidatos dispostos a aprender sobre sua organização, seus valores e objetivos.
Ser ativo nas redes sociais
Ser ativo nas redes sociais também é uma ótima forma de chamar a atenção de jovens talentos atentos a novidades. Promover a marca através de conteúdos de qualidade e do compartilhamento da cultura empresarial, além de consolidar a credibilidade vai atrair profissionais com valores parecidos. Atualmente o LinkedIn e o Instagram, bem como comunidades de trocas de experiência como a UEMP são os melhores locais para dialogar com as gerações Z e millenium.
Outras iniciativas essenciais
Construir uma marca. Para construir essa força nas mídias, é necessário possuir fortes valores e uma cultura autêntica, por isso destaque as causas que você apoia, seja uma inclusão maior ou compromisso com o meio ambiente. Isso funciona porque as gerações mais jovens são muito mais propensas a trabalhar e produzir mais quando estão em um ambiente que compartilha de seus valores e propósitos.
Pesquise as prioridades dos seus candidatos-alvo. Para que você possa atrair determinados perfis, saiba o que eles valorizam e buscam em um emprego. Enquanto os profissionais da geração Z são conhecidos por valorizar a flexibilidade e a liberdade, a Geração Y se preocupa com a segurança no emprego. Esses detalhes são importantes na hora de oferecer um pacote atrativo de benefícios, como home-office, horário flexível e convênios.
Mantenha o engajamento lá em cima. O engajamento da equipe é um indicador de que seus colaboradores estão comprometidos com a organização. Apresentar depoimentos em suas páginas de carreiras, listas de empregos e redes sociais, promover enquetes e interações aumenta a visibilidade para esse grupo seleto que deseja um ambiente amigável e unido.
Você aplica algumas dessas dicas na sua empresa? Caso tenha gostado desse conteúdo, confira outros textos sobre o mundo do RH