Como cada geração se comporta no ambiente corporativo

Como cada geração se comporta no ambiente corporativo

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Será que a forma como cada geração se comporta no ambiente corporativo faz diferença? Na verdade, sim. Diferenças geracionais podem incluir estilo de vida, pontos de vista, maneiras de resolver problemas e muito mais. Conhecer essas questões pode fornecer informações úteis sobre como seus colegas de trabalho operam e também como liderá-los. Existem quatro gerações ativas na força de trabalho de hoje: Baby Boomers, Geração X, Millennials e geração Z. Vamos compreender cada perfil:

Compreendendo cada perfil

  • Baby Boomers – nascidos entre 1946 e 1964. Os Baby Boomers são os que trabalham há mais tempo e possuem ampla experiência. Eles querem e muitas vezes esperam que os outros valorizem suas contribuições e opiniões.Acreditam que o trabalho árduo equivale a longas horas e que a integridade na força de trabalho deve ser a principal prioridade. São conhecidos por “viver para trabalhar” e dão um valor extremo ao avanço e promoção na carreira.
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1981. A Geração X passou por uma montanha-russa de eventos econômicos. Declínios e ascensões afetaram suas escolhas, sucesso e futuro na carreira. Ao contrário dos Baby Boomers, a Geração X tem uma mentalidade mais “trabalho para viver” e valoriza sua vida fora do local de trabalho. Embora tenham uma boa ética de trabalho, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é muito relevante.
  • Millennials: nascidos entre 1982 e 1997. Os Millennials cresceram com pais que trabalham, por isso são habituados ao perfil de trabalho, possuem a capacidade de multitarefa e também valorizam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. São objetivos em suas atividades e gostam de usar a tecnologia a favor.
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e hoje. A Geração Z nunca conheceu um mundo antes da tecnologia. A tecnologia tem sido utilizada como babá por muitos pais desta geração e também está presente na sala de aula. Essa conexão constante à tecnologia torna a Geração Z extremamente experiente em recursos digitais, ágil, engajada e preocupada com o futuro no planeta.

Como lidar com as diferenças de cada geração?

1. A importância de mediar conflitos

Com tantos perfis de personalidade distintos, eventualmente ocorrerão conflitos. Por isso, esteja atento a possíveis discussões para mediar a situação com imparcialidade, sem pender para defender uma geração ou outra. Para isso, uma boa comunicação interna é indispensável.

2. Incentive o bom relacionamento entre os colegas

Uma equipe integrada e com bons laços profissionais torna o ambiente harmonioso e agradável. Uma boa forma de integrar as pessoas de diferentes gerações é por meio de dinâmicas, treinamentos e atividades em equipe, pois são nesses momentos em que eles poderão se conhecer e trocar experiências e conhecimento.

3. Saiba selecionar tarefas

Cada uma dessas gerações possui uma forma única de enxergar a execução de determinadas atividades. Observar em qual função cada um se sai melhor e usar esse talento em prol da empresa é uma excelente maneira de gerar bons resultados.
Cada geração integra a empresa com seus valores, mindset e características próprias acentuadas. Usar essas diferenças como um fator positivo é, não apenas uma maneira de ganhar vantagem no mercado, como também uma forma de criar uma cultura organizacional humanizada, saudável e harmoniosa.

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