A Terceirização de Processos de Negócios nasceu em meados dos anos 90, mas foi a partir da década de 2000 que, aliado à transformação digital, tornou-se uma solução muito buscada pelas empresas. De acordo com pesquisas, a pandemia aumentou ainda mais a procura por BPO, chamando a atenção de empreendedores que desejam se adaptar a novos modelos de negócio e se destacar no mercado, tendo em vista que o serviço de BPO oferece grandes benefícios nas mais diversas áreas.
Ainda assim, existem muitas dúvidas quando se fala de terceirização, por isso a Employer elaborou um artigo que pode ajudá-lo a compreender porque ele tem sido muito adotado pelas empresas, suas vantagens e como o BPO pode ajudar a sua empresa a crescer.
Como a terceirização pode ajudar a sua empresa a crescer
Redução de custos operacionais com o BPO
Um dos benefícios mais conhecidos da terceirização de processos e negócios é a maximização da eficiência e o controle dos custos, afinal, a terceirização permite que você pague pelos serviços que precisa, em vez de ter todos os encargos trabalhistas ao contratar e manter uma equipe interna para executar processos específicos.
Isso não significa que você deixará de contratar pessoas, mas que poderá ser estratégico ao contratar colaboradores para suprir necessidades pontuais da sua empresa. Em tempos de transformação digital, com o mercado sendo constantemente renovado, terceirizar certas atividades repetitivas, como a Folha de pagamento ou gestão do ponto eletrônico, podem ajudá-lo a focar no que é essencial para o seu negócio.
Saiba mais sobre as vantagens da folha de pagamento online aqui. Confira também as dicas dos nossos especialistas sobre a gestão do ponto eletrônico.
Aumento da eficiência
Outra grande vantagem que a terceirização pode ajudar sua empresa a crescer é no aumento da eficiência. No BPO você tem uma equipe de especialistas à sua disposição, economizando tempo e recursos financeiros relacionados à integração e treinamento de equipes.
A terceirização ajuda os empregadores a se concentrarem em ações estratégicas enquanto especialistas externos lidam com outras atividades necessárias.
Foco em projetos novos
A maioria das empresas tem uma lista de projetos que gostariam de lançar, mas não têm recursos disponíveis para isso, seja pela necessidade de novos colaboradores ou de investimentos financeiros. O cenário muda quando falamos do BPO como solução para o foco em projetos novos. Afinal, como apresentado nos tópicos anteriores, a implantação do BPO é uma excelente estratégia de negócio. Ao economizar com o controle de ponto, por exemplo, pode-se investir no marketing da empresa. Ou é possível contratar uma empresa terceirizada em serviços de marketing. O BPO permite inúmeras possibilidades.
Quando falamos de novos projetos, existe uma preocupação muito grande acerca dos riscos que os envolvem. Mas, uma equipe terceirizada terá o conhecimento e a experiência para executar os processos, minimizando erros.
Contratação de talentos
Embora a necessidade de novos colaboradores seja um sinal positivo de que a empresa está crescendo, muitos empregadores preocupam-se com o investimento decorrente de novas contratações. Através do BPO a empresa tem acesso a profissionais altamente qualificados sem o investimento de treinamento ou encargos trabalhistas, por exemplo.
Melhor posicionamento no mercado
Alguns empregadores acreditam que a terceirização é somente para grandes negócios, porém empresas de todos os portes estão buscando e se beneficiando com o BPO. Na verdade, pequenos empresários consideram a terceirização uma maneira econômica e eficiente de crescer e ganhar novos mercados, afinal o BPO oferece acesso a especialistas, conhecimento e novos recursos.
Empresas especializadas em serviços de BPO, como a Employer, contam com tecnologia de ponta para garantir à sua empresa o que há de melhor em Terceirização de processos. Para saber mais sobre quais tecnologias usamos e ter acesso a um demonstrativo, fale com um de nossos especialistas, ou confira o nosso site.