Cidades da região de Ponta Grossa ultrapassam o número de 8,3 mil contratados em agosto, segundo Caged
O saldo entre admissões e demissões é positivo em 654 pessoas
Segundo estudos do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as cidades da região de Ponta Grossa chegaram ao número de 8.381 contratados no mês de agosto. Levando em consideração o número de demissões no período (7.727), a região registrou saldo positivo de 654 empregos.
Os três municípios que mais contrataram foram Ponta Grossa, Castro e Carambeí com 5.083, 1.089 e 489 admissões respectivamente. No mês de julho, essas cidades haviam registrado 4.540, 809 e 462 empregos.
O Caged mostra que do total de contratados em agosto, 57,01% eram homens e 42,99% mulheres, além disso, 67,96% do total de pessoas tinham o ensino médio completo e 30,66% tinham idades entre 18 e 24 anos.
A pesquisa relata também que a indústria, o comércio, o agronegócio e o setor administrativo foram os campos que mais contrataram na região.
A Região Geográfica Imediata de Ponta Grossa conta com 12 municípios, são eles: Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés.
Contratações de Trabalhadores Temporários
Em agosto, a região de Ponta Grossa foi responsável pela contratação de 157 trabalhadores temporários. Robson Bini, gerente da Employer Recursos Humanos em Ponta Grossa, destacou que o trabalho temporário oferece uma solução flexível e imediata para muitas pessoas desempregadas, permitindo-lhes ganhar experiência, construir redes profissionais e, em alguns casos, abrir portas para empregos permanentes no futuro.
“Por outro lado, oferece às empresas a flexibilidade necessária para gerenciar suas operações de maneira eficaz, respondendo rapidamente às demandas do mercado e otimizando custos”. Em todo o Brasil, agosto encerrou com um total de 65.709 contratações temporárias.
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a projeção para o terceiro trimestre de 2023 (julho, agosto e setembro) é de 630 mil vagas temporárias, número equivalente ao resultado do ano anterior, quando foram geradas 629.880 vagas nesse mesmo período.
Como entrar em contato com a regional
A Employer Recursos Humanos em Ponta Grossa está localizada na R. Dr. Colares, 255 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-010. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site https://employer.com.br/ponta-grossa/ ou podem ser obtidas pelo telefone (42) 3224 – 0538 .
Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – https://www.bne.com.br/jobs/employer-ponta-grossa .
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.
Veja o que foi publicado na mídia
DC Mais: Ponta Grossa ultrapassa o número de 8 mil contratados em agosto, segundo Caged
A Rede: PG e região somam 8,3 mil contratos de trabalho em agosto