crie um propósito para a sua empresa

Carreira com propósito, ja tem a sua?

Índice

Por Marcelo de Abreu

*Spoiler: esse texto contém MUITAS perguntas.*

Este é um artigo para refletirmos sobre nosso propósito (profissional). Por isso, quero te provocar a refletir nas seguintes perguntas.

Qual o motivo de você fazer o que faz? (profissionalmente)

Por que você levanta cedo para trabalhar?

O que lhe faz aguentar a pressão do dia a dia e continuar?

Por que vale a pena ir além do ‘combinado’?

Você esta feliz com o teu emprego, mesmo com tantas dificuldades que surgem?

O que deseja fazer e onde gostaria de estar daqui 20 anos?

Bom, agora você deve estar se perguntando onde eu quero chegar com todos esses questionamentos. E eu digo; todos nós precisamos ter um propósito, saber onde queremos chegar e estar dispostos a depositar energia para essa caminhada. E vamos ser sinceros, ninguém aqui está falando de utopia e mundo perfeito. O assunto é o que nos da energia para encarar a batalha.

Segundo meu amigo Mario Sergio Cortella, não saber as respostas a perguntas como essas é um sinal de que está faltando um propósito. E para encontrá-lo, você precisa passar por um processo de autoconhecimento.

É claro que as respostas não surgirão como pipocas no micro ondas. Mas, quando sentimos que achamos o tesouro, o trabalho deixa de ser um simples meio de estabilidade e se torna uma missão.

Eu lembro muito bem o meu amigo Tony, um suíço que ao chegar ao Brasil rejeitou um alto salário numa empresa que produzia algo viciante e que faz mal a saúde, para trabalhar no BNE, que ajuda as pessoas a arranjarem emprego. Isso me chamou muito atenção na época.

Por isso, te convido a pensar sobre. É necessário muito autoconhecimento para entender a sua missão, pois só você tem o poder de avaliar a sua visão de mundo e os impactos que o seu trabalho terá na sociedade.

Sem ‘mimimi’ de voz aos seus sentimentos. Propósito é algo simples, mas que nos faz feliz. Ouça seu coração. Essa é a chave para entender seu caminho. Lembrando que o dia a dia é como passos que nos levam a um sonho maior. Nossa realização pessoal.

Uma dica valiosa é saber quem lhe motiva, quem lhe influencia. Mas, não esqueça NUNCA que para chegar no tal resultado é preciso PACIÊNCIA, TEMPO, ESFORÇO, ESTUDO, E SABER OUVIR OPNIÕES CONTRÁRIAS. Muitas histórias de sucesso focam no avanço em curto espaço de tempo, e se você não estiver atento… cairá na autossabotagem. As pessoas das quais você admira, levaram anos para chegar onde estão, passaram por muitos processos e com certeza perderam muitas noites de sono. Não tire conclusões precipitadas. A grama do vizinho nem sempre é tão verde. E se eu tivesse que dizer uma só palavra seria PERSEVERANÇA.

Além disso, pense em como as pessoas reagem ao seu trabalho. Elas ficam felizes quando você resolve problemas, ou quando as apoia? Seus clientes ou colegas estão satisfeitos? A qualidade do que faz está diretamente ligada ao seu entusiasmo. Se ele está baixo, que tal procurar a ajuda de colegas experientes que possam bater um papo sobre o assunto ?

Para finalizar esse texto, gostaria que você pensasse em 4 perguntas.

1.   O que você quer entregar para o mundo? 

2.   O que você mais gosta de fazer profissionalmente? 

3.   Como você pode alinhar a sua vida profissional com a pessoal para que andem juntas?

4.   Onde você quer agregar valor?

Eu tenho seguido minha missão. Quero ajudar pessoas. Tive o privilégio de herdar isso e fui incentivado a continuar nesse caminho por tantas pessoas boas que se conectaram em mim ao longo da estrada. Repetimos incansavelmente aqui todos os dias que queremos melhorar a dignidade das famílias através do trabalho e vamos perseguir esse alvo.

“Quando tudo parecer estar indo contra você, lembre-se que o avião decola contra o vento, não a favor dele” – Henry Ford. 

Por Marcelo de Abreu

Posts Relacionados