BPO: entenda o que é e quais são as vantagens para a sua empresa

BPO: entenda o que é e quais são as vantagens para a sua empresa

Índice

BPO: entenda o que é e quais são as vantagens para a sua empresa

O BPO é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A sigla, em inglês, refere-se à terceirização de atividades pelas organizações. Em um movimento de parceria, as corporações podem contratar empresas especializadas para o cumprimento de atividades-meio, aquelas que não estão ligadas diretamente ao produto ou serviço oferecido.

Conhecer a prática e as vantagens da terceirização é fundamental para saber utilizar essa estratégia, sendo importante também boas pesquisas de mercado e avaliações dos gestores. Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o BPO? Confira nosso post e saiba mais!

O que é BPO?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, expressão que pode ser traduzida como Terceirização dos Processos de Negócios. Essa estratégia implica em contratar empresas especializadas para realizar as tarefas que não são diretamente ligadas ao negócio, mas que são primordiais para a condução do empreendimento.

Nessa relação, a empresa terceirizada é uma intermediária entre a tomadora de serviços, que é a contratante, e a mão de obra. Alguns exemplos de serviços que podem ser terceirizados são: alimentação, transporte, limpeza, manutenção de máquinas, contabilidade, serviços médicos e recursos humanos — ou seja, as chamadas atividades-meio.

A Súmula nº 331 do TST (Tribunal Superior do Trabalho) proíbe a terceirização de atividades-fim, que são aquelas que se relacionam diretamente com o produto final.

Quais as vantagens do BPO?

O BPO pode trazer muitas transformações para o negócio e modificações positivas para a organização. Segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), associado com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 2013, já havia mais de 12,7 milhões de profissionais terceirizados no Brasil.

Isso representava na época 26,8% dos empregados formais. E esse mercado só tende a crescer, devido às suas diversas vantagens. Confira a seguir os principais benefícios da terceirização das atividades:

Otimização do tempo

Quando sua empresa terceiriza um serviço, seus profissionais podem ter mais tempo para se dedicarem às outras tarefas. Sua equipe certamente já tem muitas atividades ligadas diretamente ao ramo, e se dedicar a outros afazeres poderia gerar muita sobrecarga, estresse e piorar o clima organizacional.

Além disso, a qualidade do trabalho e o desempenho de cada colaborador também poderiam ser prejudicados.

Ao contar com o BPO, a empresa pode designar algumas práticas para outro corpo profissional, podendo contar com a qualidade do serviço e com mais facilidade e praticidade. O tempo que seria usado nessas práticas indiretas, que são também fundamentais, pode ser empregado na potencialização da qualidade do trabalho vinculado às atividades-fim.

Redução de encargos trabalhistas

Outra vantagem do BPO é que a sua empresa tem de contratar menos mão de obra. Os profissionais da prestadora de serviços devem ter os direitos trabalhistas assegurados, mas quem arca com essa responsabilidade é a empresa terceirizada.

Contudo, esteja atento. Verifique se a companhia terceirizada atende adequadamente aos direitos trabalhistas de seus colaboradores e se oferece um tratamento respeitável e boas condições de trabalho. Quem contrata tem a responsabilidade de realizar essa fiscalização.

Recentemente, na indústria da moda, diversas empresas foram processadas por terceirizarem mão de obra de organizações que mantinham os profissionais em escravidão e condições subumanas. Isso prejudica a vida dos colaboradores em dimensões incalculáveis, além de gerar implicações judiciais e denegrir a imagem da organização.

Experiência com as tarefas

Os profissionais terceirizados já são especializados no ramo, capacitados e bem formados para lidar com as atividades. Isso significa que eles podem ter mais facilidade para lidar com as tarefas.

Afinal, além de uma ótima formação, possuem experiência de trabalho. Com isso, esses trabalhadores podem cumprir com as demandas com mais qualidade e rapidez.

Se sua equipe fosse lidar com essas atividades, você teria de contratar novos profissionais ou investir em mais capacitação. Isso poderia sobrecarregar os colaboradores, exigindo um alto planejamento e investimento em cursos e formações que não estão ligados diretamente ao produto ou serviço oferecido.

Mudanças positivas nos custos

Custos que eram fixos — como salário, benefícios e maquinários — podem se tornar variáveis com a terceirização. A folha de pagamento e os gastos com treinamento de pessoal e avaliação de desempenho diminuirão.

Você pagará pelo serviço prestado por mês, que nem sempre será o mesmo, podendo gerar mais ou menos encargos. E isso significa menos gastos para sua empresa ou, pelo menos, um investimento sempre proporcional ao produzido.

Pense no exemplo de terceirização do recrutamento e seleção. Esse processo gera altos custos com testes, salários de profissionais especializados, triagem e elaboração de laudos. Ao terceirizar essa atividade, você pagará um valor efetivo pelo serviço, mas não terá todos esses custos indiretos para desenvolvê-lo.

Essa medida facilita inclusive o enfrentamento de crises. Em vez de corte de pessoal, uma medida questionável e extremamente incisiva, a empresa pode simplesmente demandar menos serviços da empresa terceirizada.

Melhor aproveitamento do espaço

Muitas tarefas passam a ser realizadas na organização terceirizada, o que possibilita que sobre mais espaço na sua empresa. Isso é muito positivo, porque o local não ocupado pode ser usado para várias outras funções.

O ambiente pode, por exemplo, ser uma área de convivência, um local para treinamentos dos colaboradores, uma sala de vídeos e conferências, um almoxarifado para guardar arquivos, livros e outros materiais.

Isso pode ajudar também no caso de busca de redução de despesas. Como a alocação no Brasil é muito cara, a corporação pode ocupar menos ambientes e reduzir gastos com instalações físicas.

O Business Process Outsourcing é uma estratégia que garante cada vez mais praticidade, qualidade e otimização do uso do tempo nas organizações. O processo possibilita que atividades indiretas possam ser desempenhadas por empresas contratadas, o que minimiza a sobrecarga de profissionais, facilita a gestão e reduz custos.

Entretanto, para utilizar o BPO, é importante planejar a medida e conhecer bem a empresa terceirizada que você contrata. Observe principalmente se ela cumpre com procedimentos éticos e zela pelo respeito aos direitos trabalhistas.

Há muitas organizações terceirizadas com excelentes condições e procedimentos no mercado. Avalie bem e aproveite os benefícios do serviço.

Gostou de conhecer mais sobre o BPO e suas vantagens para sua empresa? Aproveite e siga a gente nas redes sociais!

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes