Como a IA melhora a experiência do cliente

Como a IA melhora a experiência do cliente interno

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A inteligência artificial, ou simplesmente IA, é uma tecnologia que simula o conhecimento humano. Por isso, com aprendizado contínuo, ela consegue evoluir e oferecer uma série de soluções, tanto na vida e experiência pessoal dos indivíduos quanto em seu ambiente de trabalho.

Essencial para tornar a experiência do cliente melhor, a IA também pode simplificar e aperfeiçoar a rotina dos colaboradores. Existem muitas formas com que seu RH pode aplicar essa importante aliada, conheça as principais neste artigo!

Por que investir na experiência do colaborador?

Primeiro, os trabalhadores são a peça central de qualquer empresa. Para que os clientes sejam bem atendidos, recebam o melhor serviço ou produto e possam ser fidelizados, é necessário que os colaboradores estejam empenhados em tornar isso possível.

Afinal, equipes motivadas e engajadas são mais produtivas, algo essencial para garantir bons resultados. Além disso, com uma experiência positiva do colaborador, é possível tornar o ambiente profissional mais saudável e alegre, garantir maior compromisso da equipe e diminuir problemas como turnover, absenteísmo e presenteísmo.

Por isso, um número crescente de empresas têm investido na Employee Experience (EX), uma solução de RH que pode ser traduzida para o português como Experiência do Funcionário.

Pesquisas

O relatório “Tendências de Experiência do Funcionário da Zendesk” informa que 80% dos líderes de RH e de TI já percebem um alto retorno positivo ao investir nas ferramentas que visam a EX.

Além disso, 84% concordam que ter locais e horários mais flexíveis para a rotina de trabalho é algo essencial para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Algo que se tornou uma das prioridades de empresas e colaboradores a partir das novas tendências de mercado e que tecnologias com foco em EX podem facilitar.

Outro dado interessante é que 76% desses líderes afirmam que entre as maiores conquistas em investir na EX está o aumento na criatividade e responsabilidades. Outra pesquisa, realizada pela Harvard Business Review, relata que, quando as metas de Employee Experience são alcançadas, os lucros do negócio podem aumentar em até 50%.

Ou seja, investir na experiência do colaborador não é simplesmente tornar sua rotina melhor: é uma solução de RH que garante maior crescimento para a sua empresa. 

Porém, para tornar isso possível, é necessário buscar as ferramentas mais assertivas, sendo a IA a principal delas.

Como usar a IA para melhorar a experiência do colaborador

A IA é uma tecnologia versátil que pode ser utilizada em diversos momentos da vida do colaborador na sua empresa, sendo uma atualmente uma das melhores soluções para o RH. Partindo da busca por novos talentos, até estratégias que visem mantê-los por um longo período, suas aplicações são amplas. Por isso, deve-se ter atenção na hora da escolha.

A seguir falaremos sobre as principais, confira!

Processos seletivos

A experiência do colaborador começa muito antes do momento da admissão. Afinal, a forma como ele irá encontrar a vaga e passará pelo processo seletivo, incluindo casos onde não é selecionado, causa um grande impacto.

Para os talentos não selecionados, passar por isso de forma positiva é essencial para continuarem se dedicando em futuras oportunidades e elogiarem a sua marca.

Já para os contratados, ter uma boa experiência durante o processo seletivo faz com que iniciem sua jornada com um alto índice de engajamento e motivação. Então, para tornar isso possível, a IA pode ser aplicada em diferentes etapas. Algumas são:

  • Triagem e seleção dos currículos mais adequados à vaga;
  • Montagem de uma descrição de candidato ideal detalhada e assertiva;
  • Análise dos perfis com base no People Analytics;
  • Chatbots para tirar dúvidas e oferecer ajuda de forma rápida e automática;
  • Mensagens programadas para cada etapa, deixando o candidato ciente sobre o andamento do processo.

Integração de novos contratados

O momento de onboarding é essencial para integrar os novos colaboradores corretamente, encantá-los e aumentar as chances de se sentirem confortáveis no local de trabalho desde o início. Algo que potencializa a motivação, engajamento, produtividade e as possibilidades do profissional permanecer na empresa por um longo período.

Para fazer isso, é preciso orientar e monitorar, principalmente nos primeiros 90 dias. Algo que pode ser difícil para o RH e lideranças, especialmente em empresas de médio e grande porte.

Nesse contexto, a IA auxilia com ferramentas que permitem:

  • Mecanismos para tirar dúvidas de forma rápida e em qualquer momento;
  • Métodos de consultar documentos e manuais importantes, como as políticas da empresa e materiais contendo orientações de configuração de máquinas;
  • Plataformas para solicitar senhas, consultar a lista de colaboradores e seus cargos e marcar reuniões;
  • Meios de consultar a agenda da equipe e acompanhar os projetos.

Rotina das equipes

Para além do momento de entrada, a IA também é uma excelente aliada para a rotina de todos os membros da equipe. Porém, é importante lembrar que essa tecnologia consegue alcançar seu máximo desempenho quando bem empregada e integrada. Especialmente em ações com base no recebimento e análise de dados.

As principais formas de utilizá-la são:

  • Chatbots disponíveis full time para auxiliar, tirar dúvidas ou consultar orientações. Pode servir também para informar e solicitar dados sobre férias, horas extras, entre outros;
  • Ferramentas para realizar pesquisas de satisfação e bem-estar, que também realizem análises detalhadas e gerem relatórios para o RH e lideranças;
  • Softwares de acompanhamento e análise de desempenho. É excelente quando ele possui gamificações que permitem instigar e tornar mais prazeroso aos colaboradores alcançar e superar metas;
  • Plataformas que ajudem na consulta do andamento dos projetos, marcar reuniões, entrar em contato com outras equipes, entre outros;
  • Automatização de atividades burocráticas e operacionais que, além de custar tempo da equipe, gera estresse e cansaço. O tempo extra pode ser utilizado para tarefas mais estratégicas e inovadoras.

Programas de capacitação e treinamento

Com os softwares de análise e acompanhamento de desempenho, citado no tópico anterior, é possível para a IA apontar forças e fraquezas dos profissionais e ajudar a desenvolver um plano de capacitação. Além disso, pode ser usada para os próprios treinamentos, criando métodos interativos e personalizados para cada um dos colaboradores.

Salários, bonificações e promoções

Outro uso interessante da IA é para definir planos de promoção, bonificação e aumento de salários. Não só acompanhando o desempenho dos trabalhadores, mas também seu empenho no aprendizado contínuo e percepção das lideranças e colegas. Algo que se torna bastante simples ao usar métodos como o People Analytics.

Não deixe a expertise humana de lado!

A inteligência artificial deixou de ser uma ferramenta opcional para se tornar essencial na rotina de qualquer empresa. Ela é uma grande aliada em diversos aspectos da vida profissional, estando presente desde a automatização de tarefas até o desenvolvimento da equipe.

Porém, é preciso lembrar que a IA não substitui o talento humano. Ainda é preciso ter a análise e acompanhamento dos profissionais, além da capacidade de saber utilizá-la de forma responsável e inteligente. Algo que exige capacitação de diversas equipes, que devem aprender a como comandar e tirar os resultados esperados da IA, e não serem reféns dela.

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Até o próximo artigo!

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