Black Friday e compras de final de ano impulsionam a contratação temporária

Black Friday e compras de final de ano impulsionam a contratação temporária

Índice

Black Friday e compras de final de ano impulsionam a contratação temporária

Segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), 222 mil vagas temporárias devem ser abertas nos últimos meses de 2020, incentivadas pelas festividades. A Employer, umas das maiores empresa de Recursos Humanos do Brasil, ressalta que essa demanda também é motivada pela Black Friday, que acontece tradicionalmente em novembro.

A pandemia mundial da covid-19 impactou o mercado de trabalho brasileiro, com pico de demissões e suspensões de contratos de trabalho no mês de abril. Porém, com a Black Friday e as datas comemorativas como natal e réveillon, as vendas crescem, e junto, as vagas de trabalho temporário, sendo uma alternativa para os profissionais conquistarem seu emprego efetivo.

Para diretora de serviços da Employer RH, Vânia Montenegro, o trabalho temporário tem como uma de suas principais características a sazonalidade. “O mercado aumentou as vagas temporárias em 2020, devido à pandemia ter gerado mudanças no comportamento empresarial e dos consumidores. As empresas foram impactadas e muitas tiveram que desmobilizar parte do seu quadro efetivo, porém, a maioria já está retomando a produção em volume expressivo, precisando de contratação rápida e flexível. Já o consumidor teve que se adaptar com as compras on-line, o que aquece o setor de logística e a indústria de bens de consumo. Apesar de vermos grande número de contratação temporárias durante o segundo semestre, um dos momentos que mais aguardamos é o final do ano, quando tradicionalmente acontece aumento de demanda por trabalhadores”, explica Montenegro.

Os setores de logística, indústrias alimentícias, de embalagens, linha branca, têxtil, metalúrgicas e farmacêuticas são os que mais se destacaram com a abertura de vagas até o momento. É importante lembrar que os candidatos que estão em busca de uma oportunidade de emprego, devem prestar atenção na tendência do mercado. O perfil profissional de trabalhadores temporários que as empresas buscam são de pessoas comprometidas, que queiram oportunidade de emprego efetivo, dedicadas, que aprendem rápido, com fácil comunicação e com foco no objetivo da empresa.

“A expectativa de efetivação de trabalhadores temporários nesse final de ano gira em torno de 20%”, afirma Marcos de Abreu, presidente da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM).

Para mais notícias sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes