Você sabia que, para 9 entre 10 pessoas, a importância de ter um trabalho significativo é maior que o salário? Foi o que uma pesquisa americana descobriu. De acordo com o relatório da BetterUp Labs, “as pessoas estão famintas por um significado, e isso inclui encontrar propósito no que fazem no trabalho.” Essas informações mostram a importância das empresas buscarem maneiras de fortalecer o propósito a marca.
Isso pode estar intimamente ligado com os valores e cultura da empresa. Colaboradores que se sentem alinhados com os valores da marca relatam uma maior satisfação no trabalho, tornando o alinhamento com a liderança vital para um propósito elevado.
Como descobrir o propósito da minha empresa?
Cultura organizacional – o que é?
O que as pessoas pensam sobre o trabalho significativo?
Esse mesmo estudo ainda trouxe outros pontos de atenção sobre o tema:
- Em média, os colaboradores afirmaram que seu trabalho tem metade do propósito que poderia ter. Trabalhar sem significado gera baixos resultados de engajamento e produtividade.
- Colaboradores que valorizam mais o trabalho com significado, ocupam cargos mais altos, qualificados e permanecem na empresa por mais tempo.
- Quando há propósito no que fazem, profissionais se dispõem a trabalhar mais e faltar menos! Esse fato também motiva funcionários a trabalhar uma hora extra por semana, além de diminuir o prazo das férias.
- O significado e engajamento estão interligados. Colaboradores que sentem conexão social com outros pontuam mais alto na escala de significado de trabalho do que funcionários que não sentem.
- Profissionais estão dispostos a trocar dinheiro por significado! Em todas as faixas etárias, trabalhadores querem tanto um emprego com propósito, que estão dispostos a pagar por isso, trocando uma porcentagem do salário entroca de significado.
- Quando há propósito, há mais produtividade, somando em média 9 mil dólares por ano.
Dicas para construir um significado para a sua empresa
1 – identifique o propósito da sua empresa
Em outra pesquisa, 44% dos entrevistados mostraram que o propósito de suas empresas não está presente nas decisões diárias. Por isso, é fundamental que as decisões dos líderes sejam consistentes com o propósito da empresa, que esses saibam seu impacto no mercado e no desenvolvimento empresarial.
Uma sugestão é apostar em treinamentos e palestras que ajudem todo o quadro de colaboradores a internalizar o objetivo e o significado do trabalho.
2 – Comunicação com o RH
Segundo a Mckinsey, 39% dos líderes alegaram querer mudar o propósito da empresa, um número significativamente superior aos 24% dos demais funcionários, com o mesmo interesse. Esses dados demonstram que os líderes não apenas identificam as diferenças no significado do trabalho, mas também querem participar da solução.
Para evitar essa divergência entre o conceito e ações realmente executadas na organização, o RH deve monitorar constantemente o ambiente através de pesquisas internas e reuniões individuais, mantendo a gestão da empresa atualizada sobre a percepção do time.
3 – comunicação com os colaboradores
Pode parecer óbvio que todos os colaboradores tenham em mente os propósitos da empresa, afinal 72% dos principais líderes disseram que envolveram os times no processo de desenvolvimento do propósito da organização, mas as pesquisas mostram que apenas 56% dos funcionários da linha de frente concordaram com essa afirmação. Além disso, a grande maioria dos funcionários (72%) da linha de frente eram menos propensos do que os líderes (89%) a afirmar que o propósito da empresa tem importância pessoal para eles ou que entendem como seu papel contribui para o propósito.
Isso não quer dizer que a grande massa dos colaboradores não esteja interessada. Pelo contrário, dados afirmam que mesmo os que ocupam cargos não gerenciais são tão propensos quanto os líderes a dizer que o propósito deveria ser prioritário. Os dados demonstram que apenas informar não é o suficiente para efetivamente integrar os colaboradores à cultura organizacional e fazê-los internalizar o propósito.
É importante argumentar, ouvir e, principalmente, agir dando o exemplo. Essa atitude confirma para os profissionais que eles são essenciais para solidificar o propósito da empresa, ajudando a adotar esse princípio em suas funções.
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