A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para as empresas que desejam ter uma cultura organizacional forte, coesa e alinhada aos seus objetivos.
Todo negócio possui as suas próprias formas de interações, atividades e tradições e, ao passo de que convivemos por um período significativo naquele ambiente, é natural que ele possua um impacto importante sobre todos os integrantes da empresa. Isso porque a cultura de uma empresa é a soma dos costumes e valores, é construída a partir do comportamento de todos que trabalham naquela organização.
Por esse motivo, busca-se uma cultura positiva, isto é, que priorize o bem-estar e a saúde mental de todos os integrantes da equipe, que incentive a empatia, confiança e respeito. A cultura de trabalho é maleável e, neste sentido, pode se moldar com base no comportamento dos colaboradores.
O que é uma cultura positiva?
Um estudo norte-americano apontou que uma cultura de trabalho positiva possui seis elementos em comum, sendo eles:
- Tratar colegas com empatia;
- Apoiar o desenvolvimento de um ambiente saudável;
- Trabalhar com sinergia as demais equipes;
- Encontrar e enfatizar aspectos significativos do trabalho;
- Priorizar confiança, respeito e integridade.
Embora seja óbvio que uma cultura como essa seja extremamente benéfica para os colaboradores, criar uma cultura positiva pode ser um desafio, por isso, a Employer separou algumas sugestões que podem ajudar o RH.
Saiba como promover uma cultura positiva!
O impacto da cultura positiva na construção de valores
Segundo informações da pesquisa realizada pela Dutton, as evidências mostram que no ambiente de trabalho, a simpatia evoca sentimentos positivos, reduz a ansiedade e aumenta o compromisso com a organização. Dessa maneira, a taxa de turnover diminui e o comprometimento da equipe aumenta.
Uma liderança presente e aberta a comunicação tende a gerar nas equipes dedicação e lealdade, colaborando para uma dinâmica positiva entre todos.
Por exemplo, profissionais que trabalham em outros turnos para ajudar colegas da equipe, buscaram maior responsabilidade e tomaram cuidado extra para representar a empresa de uma forma positiva.
Como melhorar a comunicação interna e fortalecer a cultura organizacional?
Defina e divulgue a missão, visão e valores da empresa
A missão, visão e valores são os pilares que sustentam a cultura organizacional das empresas, tendo em vista que refletem o propósito, os objetivos e os princípios que orientam as ações e tomada de decisões. Por isso, é fundamental que eles sejam bem definidos, consistentes e compartilhados com todos os colaboradores.
Uma pesquisa da Mckinsey, realizada em 2020, aponta que 44% dos entrevistados indicaram que o propósito de suas organizações não é ativado – o que significa que as decisões dos líderes parecem inconsistentes com o propósito da empresa ou que ela não está cumprindo suas palavras.
Isso significa que os líderes e gestores precisam ter em mente qual é o propósito real e como impacta seu setor e que ações precisam ser revistas. Uma sugestão é utilizar canais de comunicação interna para divulgar os pilares da organização, por meio de cartazes, newsletters, vídeos, redes sociais corporativas e dinâmicas internas.
Estimule o feedback contínuo
O feedback é essencial, tendo em vista que ele permite que os colaboradores recebam orientações, reconhecimentos, sugestões e críticas construtivas sobre o seu trabalho, além de expressarem suas opiniões, dúvidas, ideias e sentimentos sobre a empresa.
É importante que essa forma de comunicação seja contínua, não se limitando a momentos formais como avaliações de desempenho ou reuniões periódicas. Ele deve fazer parte da rotina da empresa, sendo praticado pelos líderes de forma frequente, honesta, respeitosa e assertiva.
Dessa forma ele vai incentivar a comunicação aberta, a confiança e o engajamento, fortalecendo os relacionamentos e impulsionando o crescimento coletivo.
Saiba a diferença entre o Feedback e o Feedforward
Promova o diálogo aberto e transparente
Uma comunicação interna eficaz deve ser baseada no diálogo aberto e transparente entre todos os níveis da empresa. Isso significa que os colaboradores podem ter acesso às informações relevantes, como estratégias, metas, resultados, mudanças, desafios, oportunidades e outras necessidades. Além disso, é importante que eles tenham um espaço para participar das decisões que afetam o seu trabalho e o da empresa como um todo.
RH, sua empresa possui canais de comunicação que permitem que os colaboradores se expressem livremente e sejam ouvidos pelos líderes?
Alguns exemplos são caixas de sugestões, pesquisas de clima organizacional, espaços de discussão online, grupos em aplicativos de conversa e reuniões abertas com gestores, por exemplo.
Reconheça e valorize os colaboradores
O reconhecimento e a valorização são formas eficientes de fortalecer a cultura organizacional e melhorar a comunicação interna entre os times, pois demonstram que a empresa investe seus colaboradores.
Algumas formas de promover essas características tão benéficas e que podem passar despercebidas na correria do dia a dia, são simples, mas eficazes. Elogios, premiações, bonificações, promoções, capacitações e oferecer benefícios são algumas delas.
Incentive a colaboração e a integração entre as equipes
A colaboração e a integração entre as equipes são fatores que contribuem para melhorar a comunicação interna e fortalecer a cultura organizacional. Eles estimulam o compartilhamento de conhecimentos, experiências, ideias e soluções entre os colaboradores, além de promover o senso de pertencimento, a confiança e o respeito mútuo.
Para incentivar a colaboração e a integração entre as equipes, é preciso criar oportunidades para que os colaboradores interajam entre si, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Algumas formas de fazer isso são: realizar projetos multidisciplinares, organizar eventos sociais, culturais ou esportivos, criar grupos de afinidade ou de interesse comum.
Invista em treinamentos e desenvolvimento
Os treinamentos permitem que os colaboradores adquiram novos conhecimentos, habilidades e competências que são importantes para o seu trabalho e para a empresa.
Além disso, eles demonstram que a empresa investe no crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores e que investe na sua qualificação.
Os treinamentos e o desenvolvimento podem ser realizados de diversas formas, como cursos online ou presenciais, workshops, palestras, mentorias, webinars ou cumbucas. O importante é que eles sejam alinhados aos objetivos da empresa e às necessidades dos colaboradores.
O que é cumbuca e como ele vai transformar a cultura organizacional da sua empresa.
Crie rituais e símbolos que reforcem a cultura
Esses elementos ajudam a reforçar a cultura organizacional e melhorar a comunicação interna. Expressam os valores, as crenças e os hábitos da empresa de forma concreta e simbólica, criando uma identidade coletiva e um senso de pertencimento nos colaboradores daquela organização.
Alguns exemplos de rituais e símbolos são: comemorações de datas especiais, celebrações de conquistas ou aniversários, slogans ou frases motivacionais, mascotes e logotipos da empresa. O importante é que eles sejam autênticos, coerentes e significativos para os colaboradores e para a organização.
Monitore e avalie os resultados da comunicação interna
Por fim, uma dica importante para melhorar a comunicação interna e fortalecer a cultura organizacional é monitorar e avaliar os resultados das ações realizadas. Isso permite verificar se os objetivos foram alcançados, se houve melhoria no clima organizacional, no engajamento dos colaboradores, na produtividade da empresa etc.
Além disso, permite identificar os pontos fortes e fracos da comunicação interna e da cultura organizacional, bem como as oportunidades de melhoria.
Para monitorar e avaliar os resultados da comunicação interna e da cultura organizacional é preciso definir indicadores de desempenho que sejam relevantes, como taxa de turnover, índice de satisfação dos colaboradores e outros.
Conclusão
Em pesquisa realizada pela Research Gate, dados mostram como a cultura organizacional no trabalho afeta positivamente a saúde dos colaboradores. De acordo com o estudo, quando uma pessoa experimenta emoções positivas no ambiente de trabalho tende a aumentar sua produtividade e qualidade de vida.
A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para as empresas que desejam ter uma cultura organizacional forte e alinhada aos seus objetivos, como um canal entre o colaborador e a cultura da empresa. Uma cultura organizacional bem definida e fortalecida pode trazer diversos benefícios para as empresas, como vimos no post.
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