7 qualidades necessárias de um gestor de TI

7 qualidades necessárias de um gestor de TI

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7 qualidades necessárias de um gestor de TI

O papel de um gestor de TI mudou drasticamente ao longo dos últimos anos, o que não é estranho, dado o dinamismo de sua área de atuação. Com o aumento da padronização e modernização dos serviços essenciais, há um crescimento da demanda de gestão orientada para o valor estratégico, tangível e tático, das iniciativas de TI.

A maioria dos gerentes desta área também se vê no centro de uma paisagem de negócios reformulada. Eles acreditam que a sua visão lhes permite ver em primeira mão o papel da tecnologia como um facilitador e fonte de vantagem competitiva. Como resultado, esses profissionais anseiam por uma maior voz para capitalizar essa oportunidade.

Como a TI desempenha um papel tão crítico na maioria das organizações, é importante ressaltar quais são as qualidades necessárias do seu gestor.

1. Ter foco estratégico

Os gerentes de TI bem-sucedidos devem compreender o foco principal da sua organização e participar na definição dessa estratégia. Esses gestores possuem características ímpares, dentre as quais estão:

  • ter a capacidade de pensar fora da caixa;
  • não se prender às velhas certezas;
  • criar soluções que aproveitam a TI como fonte de vantagem competitiva para suas organizações.

Eles também conseguem traduzir a estratégia em um conjunto tático de prioridades. São ágeis o suficiente para acompanhar as mudanças do mercado e adaptar a empresa a elas.

2. Ser experiente em tecnologia

Ficar atualizado em relação às últimas mudanças na tecnologia e da sua indústria é importante. Como os sistemas de TI estão evoluindo, um gestor de sucesso participa de webinars e conferências, de modo a estar a par dos mais recentes avanços nesse campo.

Para tomar as decisões de TI eficazes para a organização, os gestores necessitam estar bem informados sobre os últimos desenvolvimentos na área. É preciso ter um bom networking para trocar ideias e pedir conselhos de outros que possam ser aproveitados para aconselhamento profissionais especializados, quando se fizer necessário.

3. Ser detalhista

Os sistemas de TI se tornaram mais complexos e, como tal, exigem um alto nível de atenção ao detalhe, em relação ao planejamento e à execução de projetos.

Deixar de ter um gerenciamento de projetos altamente disciplinado e uma abordagem de excelência resulta em:

  • Expectativas não atendidas para o usuário;
  • Falhas no sistema;
  • Redução da confiança na sua própria função de TI.

4. Ser líder

Os gestores de TI são capazes de conduzir suas organizações para a inovação tecnológica, motivar a equipe e mantê-la pronta para alcançar os resultados desejados.

Esses profissionais que exercem liderança devem possuir habilidades de comunicação e colaboração eficazes para trabalhar ao lado de outros e implementar mudanças dentro de suas organizações.

Além disso, precisam ter vontade de partilhar conhecimento. Este sentimento é essencial também aos membros da equipe. A maioria dos gestores de TI trabalha sob grande pressão, com pouco tempo de investigação ou de formação, de modo que, muitas vezes, dependem de outros membros da equipe para o avanço do seu aprendizado.

Além de compartilhar conhecimento com os colegas, os técnicos devem estar dispostos a ensinar os seus usuários. Logo, uma virtude fundamental é ser humilde para ouvir os outros e estar preparado para se adequar à realidade.

5. Saber priorizar as tarefas

Uma priorização eficaz requer que o gestor de TI tenha:

  • conhecimento detalhado do papel de cada colaborador na organização;
  • profunda compreensão da natureza do negócio;
  • firme controle das prioridades da empresa.

É importante saber classificar estrategicamente a equipe, especificar qual tarefa cada um pode executar com eficiência — conforme sua especialidade — e monitorar as performances individuais.

Um bom gestor de TI sabe priorizar as tarefas e mensurar os valores da sua equipe. É capaz de diferenciar o que é urgente do que pode ficar para depois, deixando todos concentrados no cumprimento do cronograma.

6. Ser dedicado

O gestor de TI deve se empenhar em enxergar o todo, do problema à solução e garantir a satisfação do usuário com soluções definitivas, em conformidade com a política da empresa.

Deve estar disposto a seguir todas as etapas de um processo, mesmo em uma situação de crise, perseguindo pontas soltas quando necessário. Isso quer dizer que não quebra regras, mas conduz sua aplicação à melhor performance possível.

O profissional pode até fazer sugestões acerca do aumento da produtividade e na inovação das políticas empresariais — principalmente de acesso e de segurança. Enfim, faz de tudo para que sua tecnologia sirva ao propósito da empresa, seja esse qual for.

7. Ser atualizado

Muitos gestores de TI tendem a focar nos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e a experiência é a base para que solucionem os diversos problemas no setor. Uma das qualidades mais vantajosas para o gestor, portanto, é ter acesso a novidades da área.

Todos sabemos que a tecnologia se modifica e se adapta constantemente. Por isso, o gestor deve estar preparado para conhecer novas soluções, programas e métodos que o ajudarão a otimizar tarefas.

Quanto mais preparado e ciente das novas tecnologias, mais o gestor de TI poderá agregar ao setor e ensinar aos colegas as mais recentes técnicas e metodologias para o dia a dia na empresa.

Há outras qualidades necessárias a um gestor de TI?

Sim e não. Há muitas outras características vitais para um bom desempenho e uma boa carreira em gestão de TI. Entretanto, as que listamos acima são as que mais se sobressaem, uma vez que precisamos delas para encontrar as soluções de problemas e manter uma relação saudável entre empregados e superiores.

Um bom gestor de TI deve, acima de tudo, traduzir a tecnologia para os usuários de forma eficiente.

A partir do momento em que você desenvolve e apresenta essas qualidades, sua equipe confiará na sua capacidade de liderança e na sua determinação em realizar um serviço de qualidade. O gestor de TI também deve estar sempre pronto para assumir riscos e encarar as responsabilidades dessa profissão.

Você concorda que são essas as qualidades necessárias de um gestor de TI? Sabe de outras importantes? Compartilhe sua opinião com a gente deixando um comentário!

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