Prazos para recontratar trabalhadores

Prazos para recontratar trabalhadores

Índice

Prazos para recontratar trabalhadores

Tanto na intermediação de trabalhadores temporários quanto no fornecimento de serviços terceirizados, há prazos legais que tratam da recontratação dos trabalhadores. Entenda melhor:

O trabalho temporário cresceu 17% somente no primeiro trimestre deste ano. O levantamento feito pela ASSERTEM mostra um dado positivo para a economia brasileira, já que a geração de emprego é sinal de que tem mais gente produzindo, vendendo e comprando. Com a proximidade das festas de fim de ano, setores de comércio e serviços também devem aumentar a contratação de trabalhadores temporários.

A modalidade de contratação é positiva tanto para as empresas quanto para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou o primeiro emprego. Isso porque, após o fim do contrato temporário, muitas empresas optam por efetivar os trabalhadores. Em 2017, a expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Turismo e Serviços) era de que 28% dos temporários contratados para o fim de ano fossem efetivados.

Diante disso, a Employer aponta a seguir algumas condições jurídicas relacionadas à efetivação de trabalhadores temporários. A principal delas está no prazo do contrato temporário de cada trabalhador: quem deseja efetivar o empregado deve fazê-lo ao fim do prazo contratual. Após isso, há um período em que o contrato não pode ser renovado com o mesmo trabalhador. O objetivo é que a contratação efetiva seja estimulada.

 

 

Prazo para recontratação do mesmo trabalhador temporário

“§ 5º O trabalhador temporário que cumprir o período estipulado nos §§ 1º e 2º deste artigo somente poderá ser colocado à disposição da mesma tomadora de serviços em novo contrato temporário, após noventa dias do término do contrato anterior.”

90 dias. Este é o prazo mínimo estipulado em lei para que a Utilizadora de trabalhadores temporários possa contratar um mesmo trabalhador após cumprido o prazo do contrato intermediado pela Agência.

Os parágrafos 1º e 2º do Art. 10 da Lei 6.019/74 foram alterados pela lei 13.249/2017 e ficaram assim:

“§ 1º O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não.

  • 2º O contrato poderá ser prorrogado por até noventa dias, consecutivos ou não, além do prazo estabelecido no § 1º deste artigo, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram.”

Houve ampliação do prazo, que anteriormente era de três meses, prorrogáveis por igual período.

Além disso, vale destacar que a prorrogação tratada no parágrafo 2º. exige a manutenção das condições que ensejaram a contratação do trabalhador – se você deseja mantê-lo no quadro de trabalhadores e a demanda complementar ou substituição transitória já acabou, a efetivação é o caminho mais indicado.

 

 

Prazo para contratar efetivo como terceirizado

A fim de garantir o cumprimento da legislação trabalhista, a Lei 13.467/2017 – reforma trabalhista – também criou prazos para contratar como terceirizados trabalhadores que já trabalharam como efetivos na contratante. O objetivo é evitar a pejotização, decorrente de práticas ilegais ou interpretação equivocada sobre a lei.

“Art. 5o-D. O empregado que for demitido não poderá prestar serviços para esta mesma empresa na qualidade de empregado de empresa prestadora de serviços antes do decurso de prazo de dezoito meses, contados a partir da demissão do empregado.”

Neste caso, o prazo é maior: são 18 meses (um ano e meio) para que um trabalhador que era efetivo possa retornar às atividades em uma mesma empresa na condição de empregado da terceirizada. Se a sua empresa for contratante de serviços terceirizados, é proibido que um trabalhador que já tenha sido seu empregado preste serviços para você via fornecedora em período inferior a 18 meses.

A lei 13.467/2017 também impede a contratação de pessoas jurídicas cujos sócios tenham sido empregados ou trabalhadores sem vínculo empregatício dentro da contratante.

“Art. 5o-C. Não pode figurar como contratada, nos termos do art. 4o-A desta Lei, a pessoa jurídica cujos titulares ou sócios tenham, nos últimos dezoito meses, prestado serviços à contratante na qualidade de empregado ou trabalhador sem vínculo empregatício, exceto se os referidos titulares ou sócios forem aposentados.”

Com a liberação irrestrita da terceirização, dada pelo STF no dia 30 de agosto, e a sanção das Leis 13.429/2017 e 13.467/2017, a expectativa é de que contratantes e trabalhadores tenham mais oportunidades de movimentar os negócios e o mercado de trabalho, com ampla segurança jurídica e sem perda de nenhum direito trabalhista.

Aproveite o espaço de comentários e faça suas perguntas sobre os prazos de recontratação.

Veja mais artigos relacionados sobre legislação trabalhista.

Posts Relacionados

Posts Recentes