Voltamos com as novidades da Edição de novembro da Employer Live, que aconteceu na última terça-feira (18/11) no Palco Virtual Employer. A edição deste mês foca no contexto atual da liderança, seus principais desafios e nos pilares essenciais para equilibrar humanização e resultados.
A cultura no comportamento do líder
Este mês, recebemos em nosso palco Isabela Agibert, Líder Cultura e Clima na Employer, e Samantha Canhedo, Gerente de RH Nacional da Italac.
No bate-papo, as especialistas introduziram sobre o cenário da liderança nos dias de hoje. Ela comenta como é um desafio liderar equipes com tamanha diferença geracional, em meio a transformações rápidas e constantes.
Por isso, Samantha reforça que a peça-chave das organizações é a liderança. É ela que irá perpetuar a cultura da empresa, que levará para dentro das equipes aquilo que está escrito no papel.
Afinal, a cultura verdadeira não é o que está exposto, pois acontece de maneira orgânica no dia a dia. Ela está no comportamento do líder, no clima da equipe, nas atitudes tomadas inclusive quando a liderança não está olhando.
As profissionais enfatizam que ser um líder inspirador nasce do exemplo. Nem sempre o outro interpreta a nossa intenção da forma que gostaríamos. Sobre o assunto, Samantha faz uma reflexão:
“Que legado você quer deixar para as pessoas que passam pela sua equipe? Pelo que você quer ser lembrado?”
Precisamos saber vender o propósito, o que a empresa busca.
Pilares essenciais: autoconhecimento, inteligência emocional e comunicação
Em seguida, Samantha reconhece que ser uma boa liderança, nesse macroambiente cultural, é um desafio. Portanto, o papel do líder está intrinsecamente ligado à inteligência emocional, ao autoconhecimento e à comunicação.
Ainda, Isabela reforçou a importância do autodesenvolvimento, pois para desenvolver a empatia necessária para liderar os outros, é preciso entender nossas falhas e pontos de desenvolvimento. Por isso, conforme ambas enfatizaram, um dos princípios fundamentais da liderança é a humildade.
Além disso, elas reforçam a ideia de que “liderar é servir”, é colocar o outro e a equipe no centro de sua atenção. Afinal, são os líderes que preparam e criam espaço para que a equipe dê o melhor de si e contribua para o crescimento da empresa.
Inclusive, um fator determinante na liderança é a capacidade de o líder olhar para o time e enxergar o potencial de cada um, antes de enxergar a tarefa.
Também, elas comentaram sobre as diferenças entre o papel do RH e do líder. De acordo com Isabela, o RH tem um peso e uma relevância cada vez maior. Por isso, é importante dar materiais para a liderança se desenvolver e ter resultados.
Porém, ela reforça que é dever do líder acompanhar, motivar e desenvolver os membros de sua equipe:
“Não é o RH que motiva as pessoas. É o seu trabalho como líder, ver quem precisa de feedback”.
Por isso, a escuta ativa e a conexão com a equipe são cruciais, principalmente em equipes multigeracionais com bagagens distintas.
Replay
Assim, a edição de novembro da Employer Live trouxe os pilares fundamentais da liderança no contexto atual. Ficou claro como o papel do líder é decisivo para fortalecer e consolidar a cultura da empresa no dia a dia.
Porém, esta foi apenas uma pequena prova do evento. Se você quer aumentar seu conhecimento e desenvolver sua liderança, acesse nosso replay. Assista a Employer Live e invista seu tempo no que realmente importa: a sua carreira!





