Transformação digital no BPO

Impacto da transformação digital no BPO

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A transformação digital já deixou de ser uma novidade e agora é uma necessidade para as empresas. Para não ficar desatualizado em um mercado tão competitivo, investir na modernização de tecnologias é essencial para qualquer negócio, independentemente de seu tamanho. 

Essa atualização atinge também o setor de BPO (Business Process Outsourcing) que, mais do que nunca, busca se atualizar das novidades. Assim, podem oferecer os melhores serviços e resultados para seus clientes. 

Acompanhe abaixo como as empresas estão adotando essas tecnologias e como podem ajudar na rotina do RH das companhias.

A transformação digital no BPO

Denominamos como transformação digital a implementação de novas tecnologias nas empresas para modernizar seus processos de trabalho. Com isso, aumentando a eficiência, qualidade de serviço e produtividade.

Mais do que apenas adicionar ferramentas e sistemas digitais, essa transformação ocorre com uma mudança de mentalidade nas companhias.

Para as especialistas em BPO, este é um momento de mudanças nos seus serviços, uma vez que as tecnologias podem ser aplicadas diretamente pelas empresas. Por isso, essa transformação não vem apenas como uma possibilidade, mas sim quase como um requisito para manter os clientes e a competitividade frente ao mercado.

Apesar disso, o BPO também ganha benefícios ao trazer a transformação digital para o setor. Utilizando tecnologias disponíveis, como a automatização de processos, por exemplo, as empresas conseguem trazer mais agilidade e soluções inteligentes para seus clientes, podendo inclusive atrair novas oportunidades de negócio.

Falando especificamente na área de BPO em RH, a tecnologia já é uma aliada em diversas tarefas, trazendo maior segurança nas operações

Algumas tendências que estão em alta como soluções inteligentes para o setor de RH são:

Automação Robótica de Processos (RPA)

O uso do RPA ocorre em diversas tarefas do dia a dia do RH. Por exemplo, é possível utilizá-lo em todo o processo de recrutamento e seleção. Na seleção de currículos a partir de um sistema de rastreamento de candidatos e no envio de mensagens de aceite ou rejeição dos candidatos.

Já no momento da contratação, existem ferramentas que auxiliam na coleta de dados e documentação necessária, além de sistemas para treinamento e integração dos novos colaboradores. Outra função que se beneficia do uso da automação é a folha de pagamento. Ela é feita de forma mais ágil e eficiente, com cálculos mais precisos e com menor probabilidade de erros.

Inteligência artificial e machine learning

Além da possibilidade da automação de processos, a inteligência artificial pode ser utilizada em outras tarefas do RH. Afinal, os chatbots se tornam cada vez mais populares e podem ser assistentes virtuais ou até mesmo ferramentas de treinamento. Há ainda ferramentas de IA que permitem avaliar o desempenho e engajamento de colaboradores, o que ajuda as lideranças a identificarem potenciais líderes e também no planejamento de sucessão.

Uso da nuvem

O uso da nuvem tem se mostrado uma forma ágil e muito segura para armazenamento de dados. A evolução da criptografia traz maior garantia contra o vazamento de dados para terceiros, e a possibilidade de gerenciar quais usuários têm acesso a qual tipo de informação faz com que não existam acessos não autorizados.

Para o RH, há ainda a comodidade de ter acesso centralizado a todos os dados e processos, além de atualizações em tempo real, garantindo que as informações acessadas estão atualizadas. Com o crescimento dos modelos de trabalho híbrido e home office, essa possibilidade de acesso remoto é essencial e garante maior flexibilidade.

Usar o BPO vale a pena?

Antes de contratar qualquer serviço, é necessário avaliar as necessidades de cada empresa, uma vez que não existe uma única opção melhor para todas. Porém, ao analisar as vantagens de contar com o BPO, o diferencial se dá justamente na expertise do serviço oferecido e também no custo para as empresas. Afinal, o valor para aquisição das ferramentas e treinamento ou contratação de profissionais pode não ser viável para certos negócios. 

Por isso, mesmo as empresas especializadas em BPO buscam se especializar e incorporar o uso das novas tecnologias para oferecer vantagens e ótimos resultados para seus clientes. É uma ótima opção para quem busca retirar tarefas que consomem tempo e podem ser otimizadas, proporcionando uma melhor experiência para todos, uma vez que os esforços dos profissionais da empresa são dedicados a tarefas com maior enfoque estratégico.

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