Vivemos em um mundo em rápida transformação, que reflete diretamente sobre o mercado de trabalho. Para acompanhar essas mudanças e garantir maior segurança jurídica para profissionais e organizações, a legislação também está em constante atualização, e não são incomuns mudanças na lei.
Para as empresas, isso significa manter-se atenta a todas e quaisquer mudanças, para se adaptar no prazo necessário e evitar penalidades. Porém, com as rotinas corridas e inúmeras tarefas diárias, além da necessidade de agilidade na adaptação, é fácil que algum detalhe passe despercebido, o que pode gerar problemas para a companhia.
Nessa situação, a contratação do Business Process Outsourcing (BPO), que pode ser aplicado em diversas áreas da empresa, pode ser a solução ideal não apenas para facilitar o dia a dia dos setores, proporcionando uma gestão de tempo mais eficiente, mas também garantir a conformidade com as leis vigentes.
O que é o Business Process Outsourcing
O Business Process Outsourcing, ou BPO, é o processo de contratar os serviços de uma empresa especializada para realizar uma ou mais atividades de outra empresa.
Apesar do nome, “Terceirização de Processos de Negócios”, o BPO não é o mesmo que terceirização. Embora ambos envolvam a contratação de outra empresa para realização de serviços, a diferença está na natureza destes serviços. A terceirização consiste na contratação de atividades específicas, operacionais e em geral sem ligação com o core business das empresas, como segurança e limpeza. Já o BPO abrange tarefas específicas em áreas mais estratégicas e com maior impacto na organização, como os setores de RH, TI e contabilidade.
Entre as vantagens do uso de BPO, destacam-se a possibilidade de maior foco no core business, a redução de custos operacionais e a diminuição dos riscos, com maior conformidade às legislações vigentes, como será abordado a seguir.
Como o BPO pode ajudar a manter a conformidade trabalhista
Uma das maiores preocupações e também desafios das empresas é estar em conformidade com as legislações vigentes. Isso porque qualquer descumprimento, mesmo que não intencional, pode causar grandes prejuízos financeiros. No entanto, a constante mudança das leis e normas trabalhistas, impulsionadas transformações do mercado de trabalho, como foi o caso da popularização do trabalho home office, torna mais difícil manter-se atualizado.
Para evitar problemas relacionados às leis trabalhistas, uma excelente opção é a contratação dos serviços de BPO. Empresas de BPO contam com profissionais especializados na sua área de atuação, que se mantêm em constante atualização a toda e qualquer mudança na legislação. Ao contar com a expertise do BPO, as empresas podem ficar mais tranquilas com relação ao cumprimento das regulamentações trabalhistas, uma vez que a empresa contratada ficará responsável por garantir que tudo seja rigorosamente seguido.
Outro ponto relevante é que as empresas de BPO conseguem se adaptar mais rapidamente a qualquer mudança, pois já contam com equipes e ferramentas necessárias para implementar os processos necessários. Assim, qualquer alteração é feita dentro dos prazos exigidos por lei e com o menor impacto possível para a empresa contratante.
Exemplos de BPO
Recrutamento e Seleção: a empresa contratada fica responsável por todas as etapas do recrutamento e seleção, como divulgação de vagas, seleção dos candidatos e realização da entrevista.
TI: nesse caso os serviços e processos relacionados à tecnologia da informação são repassados para uma empresa especializada. O avanço das tecnologias desperta mudanças na legislação, principalmente em relação ao uso e armazenamento de dados pessoais. Por isso, a importância de contar com equipe sempre de olho nas alterações da lei. Atividades como suporte técnico, gerenciamento da rede, manutenção de sistemas e segurança da informação passam para a empresa de BPO.
Folha de Pagamento: tarefas como cálculos de salários e benefícios, férias, horas extras, FGTS, tributos e demais tarefas pertinentes à folha de pagamento passam para a especialista. Utilizar o BPO nessa área não apenas otimiza o tempo do RH, mas também evita problemas jurídicos com pagamentos errados, por exemplo.
RH: também é possível contratar os serviços de BPO para todos os processos de RH, conseguindo dessa forma padronizar processos e garantir a conformidade trabalhista.
Conclusão
Quer saber mais sobre os tipos de BPO disponíveis para empresas? Acesse aqui e encontre todos nossos artigos sobre o tema.
O uso do BPO não apenas garante maior agilidade e permite que as empresas foquem em seu core business. Também, pode ser uma ótima estratégia ao proporcionar maior segurança e precisão com a conformidade trabalhista. Ao contar com o apoio de especialistas, as empresas têm a certeza de que estão dentro da lei, evitando assim riscos como processos trabalhistas.
Procurando soluções de BPO? Conte com a Employer! Com mais de 39 anos de experiência em RH e profissionais especialistas, oferecemos diversas opções de BPO para o RH. Assim, sobra mais tempo para sua empresa focar no RH estratégico e na gestão de pessoas. Clique aqui e fale hoje mesmo com nossa equipe.





