8 indicadores importantes para o RH
Como você faz a avaliação de colaboradores e times dentro da sua rotina? Se você ainda não estabeleceu indicadores – ou precisa rever os seus – confira neste artigo alguns pontos importantes para melhorar a sua gestão de pessoas
O capital humano é um recurso valioso para os negócios. Afinal, são os empregados que fazem a “roda girar” e respondem pelo andamento de cada setor dentro da sua empresa. Por isso, monitorar os resultados de cada área é fundamental para saber se o seu planejamento de gestão de pessoas vai atingir as metas estipuladas para cada período – seja mensal, semestral ou anual.
Como fazer este acompanhamento? Por meio de indicadores! São pontos de referência do RH, que contribuem na mensuração dos resultados. Eles revelam se a equipe está motivada e apta a alcançar os resultados esperados. E também permitem a tomada de decisões, como a implantação de ações para gerar mais engajamento, valorizar as funções de cada profissional e levar a empresa à sustentabilidade dos negócios.
Para ajudar você a criar e avaliar seus indicadores, a Employer reuniu os principais (são oito). A seguir você confere quais são e pode começar a pensar em como adaptá-los à sua rotina.
1- Absenteísmo
Será que as justificativas das faltas apresentadas pelos empregados são sempre as mesmas? Quando um colaborador não comparece às atividades, há um impacto direto no andamento dos processos internos. Por isso é preciso entender quais os motivos que têm levado o empregado a se ausentar frequentemente do trabalho.
Assim será possível saber se existe um “problema-padrão” que leve a faltas e atrasos. Após identificá-lo, você pode criar ações que melhorem o interesse das equipes pelas atividades. O tipo de ação depende diretamente do resultado da análise. O absenteísmo está relacionado a apenas um colaborador ou a um time todo? A resposta desta pergunta ajuda na identificação de possíveis problemas.
2- Desempenho
Para avaliar o desempenho, você precisa pensar em indivíduos e em times. A soma dos esforços é o que determina os resultados de cada setor. O desempenho pode ser mensurado pela assiduidade, cumprimento de prazos, finalização de projetos e impactos financeiros.
Ao avaliar este indicador, será possível identificar os colaboradores que mais se destacam e aqueles que precisam de novos treinamentos. Atenção para não gerar conflitos! Esta análise não tem como objetivo saber “quem é o melhor ou o pior”, mas reconhecer que alguns empregados estão em pleno desenvolvimento e outros precisam de um acompanhamento mais próximo.
Para o RH, o indicador de desempenho proporciona ter um feedback geral de cada área, para saber se as equipes estão perto de atingir as metas estabelecidas no planejamento.
3 – Competências
Fazer a gestão de pessoas é pensar também em competências. Esse indicador aponta talentos, perfis de liderança e aspectos relacionados às habilidades técnicas e emocionais. Quando você contrata um empregado, ele já passou por vários processos de avaliação para identificar se está apto às funções de um determinado cargo. Mas suas competências é que vão definir, na prática, qual será sua trajetória dentro da empresa.
O empregado tem cumprido suas funções com excelência? Demonstra outras habilidades profissionais que vão permitir o desenvolvimento do seu plano de carreira? Tem bom relacionamento com superiores e colegas?
Colocar a pessoa certa na atividade certa é uma tarefa que reduz a rotatividade, melhora resultados e diminui custos da folha de pagamento.
4- Frequência
Pontualidade: além de ser importante para o empregado, é um indicador valioso para o RH. Isso porque ela ajuda a identificar o engajamento e comprometimento de cada um dentro da empresa. Ser pontual é essencial para manter uma boa imagem e também ajudar a empresa a cumprir resultados.
Qual a diferença entre o indicador absenteísmo e a pontualidade? O raciocínio é simples: há empregados que não faltam, mas atrasam-se quase que diariamente. Ao avaliar este indicador, o RH consegue identificar junto ao empregado as causas dos atrasos frequentes. O empregado está desmotivado? Perdeu o interesse nas atividades? Ou tem algum problema de relacionamento dentro da equipe? Ao descobrir estas respostas, você pode pensar em ações para melhorar o quadro, motivar o empregado e resolver os problemas de pontualidade. Ações diretas que tenham impacto no comprometimento com o trabalho podem ser uma saída. Que tal atribuir novas tarefas e responsabilidades ao empregado?
5 – Cultura Organizacional
Valores, Missão e Visão. Além de serem importantes para manter o foco, essas três palavras vão dizer se o empregado está adequado ao perfil da empresa. Além de identificar o perfil do indivíduo, estes indicadores também revelam se ele estará satisfeito com a cultura organizacional interna.
Um colaborador que possui afinidades com esses atributos certamente terá um bom desempenho ao realizar suas atividades. Por outro lado, aqueles que estão distantes da missão, visão ou valores do negócio precisam ser avaliados com cuidado. Como despertar o interesse pela cultura da empresa? De que formas você pode inseri-lo neste ambiente? O início de um contrato de trabalho é o momento mais importante para este indicador: é neste processo que o empregado tem o primeiro contato com os valores da empresa.
6 – Treinamento
Por falar em cultura interna, como anda sua agenda de treinamentos? Eles são de extrema importância para que o empregado sinta-se apto para realizar suas atividades e também para promover o desenvolvimento de indivíduos e equipes. Aqui o RH descobre quais os talentos que podem se desenvolver e qual a melhor forma de treinamento para promover este desenvolvimento.
Atenção a um detalhe importante: sabia que a satisfação dos empregados com o trabalho também indica se eles precisam de novos treinamentos? Aprender coisas novas é sempre um bom estímulo!
7 – Turnover (Rotatividade)
A empresa em que você trabalha possui aquele entra e sai de funcionários com frequência? Todo dia tem alguém novo ou o RH está sempre em busca de profissionais para o mesmo cargo? Esse pode ser um sinal de alerta.
A alta rotatividade (turnover) não é positiva. Isso porque reflete diretamente no atendimento ao cliente e nos resultados internos e externos. É fundamental identificar o grau de rotatividade dos empregados e quais as causas disso. Será que o cargo não é tão atrativo assim? Qual a rotina de trabalho? Falhas na gestão interna? Todos esses pontos devem ser analisados. Lembre-se também que a entrevista demissional é uma das ferramentas mais importantes para avaliar este indicador.
8 – Headcount
Aqui falamos do número de colaboradores. Vale ficar de olho se este número aumentou ou diminuiu muito nos últimos meses. Quando uma empresa apresenta queda na quantidade de empregados é essencial identificar quais as razões dessa mudança. Isso vale também caso seja registrado aumento de capital humano nas equipes, pois pode revelar bom desempenho e ótimas perspectivas de futuro.
Avaliação de resultados
Esses oito indicadores apontados pela Employer ajudam para o profissional de RH a perceber os resultados gerais da empresa. Quando você consegue obter os dados destas análises, fica mais fácil de entender dois outros grandes indicadores, que vamos falar em breve: a geração de lucro de cada setor e o investimento da empresa neles.
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