Absenteísmo: o que é, por que acontece e como evitar
Como a atuação estratégica do RH pode amenizar problemas com faltas e atrasos dos empregados?
Para começar a leitura deste artigo é importante entender o conceito de absenteísmo. O termo técnico refere-se a um problema bastante comum dentro das empresas: a ausência de empregados, que pode ser frequente ou esporádica e também inclui atrasos ou não cumprimento da carga horária total semanal.
Agora que você já sabe o significado da palavra, vale a reflexão. Um índice alto de absenteísmo significa que alguma coisa não vai bem na empresa, especialmente quando o número de empregados que se ausentam também é alto. Em casos pontuais – um único empregado que falta várias vezes no mês –, pode ser um indicativo de que o colaborador está passando por problemas pessoais.
Como descobrir a taxa de absenteísmo na sua empresa?
Essa tarefa conta com um certo feeling que os profissionais da área têm: se você percebe a ausência de empregados regularmente ou observa que o comprometimento com horários tem mudado, pode ser a hora de ligar o sinal de alerta. Mas só feeling não é suficiente! Um bom controle de ponto certamente te ajudará a avaliar os números de faltas, atestados e atrasos dos empregados. Além disso, controlar os horários de entrada e saída é fundamental para calcular a remuneração de cada um, avaliar o desempenho, mensurar a produtividade – e proteger a empresa de possíveis passivos trabalhistas.
Existe um indicador para avaliar a taxa de absenteísmo?
Não, mas você pode criá-lo. Os números variam de acordo com a carga horária e a quantidade de empregados de cada empresa. Claro que, quanto mais perto do zero, menor é o índice de ausência de empregados, mas é importante adaptar este indicador à realidade do seu negócio.
Por que as pessoas faltam ao trabalho?
Há inúmeras situações que levam o empregado a ausentar-se da empresa. Problemas de saúde, emergências familiares, consultas médicas, compromissos que só podem ser realizados em horário comercial. Mas quando as faltas tornam-se frequentes e nem sempre são justificadas, o papel do RH é analisar cada situação e buscar maneiras de controlar o problema.
Veja agora duas situações bastante comuns que levam ao absenteísmo.
- Desmotivação
Empregados que eram pontuais, mas agora atrasam-se com frequência; colaboradores que nunca faltam e começam a ausentar-se periodicamente: será que eles estão desmotivados? É importante que o RH avalie o cenário macro. Houve alguma mudança dentro da área onde esta pessoa trabalha? Há mais pessoas com este mesmo comportamento? Qual é o perfil do líder desta equipe? Houve sobrecarga de trabalho recentemente? Tem passado por algum problema pessoal, como separação, por exemplo?
- Insatisfação
Diferente da desmotivação, que pode estar relacionada aos itens citados acima, a insatisfação acontece quando o empregado tem dificuldade em aceitar alguns pontos da sua situação profissional. Pessoas que não tiveram aumento de salário nos últimos anos, por exemplo, tendem a ficar insatisfeitas e até mesmo buscar oportunidades de trabalho no mercado. Por isso é importante que a empresa tenha uma política de cargos e salários consolidada, e que o RH invista constantemente no desenvolvimento de todos os empregados.
Como reduzir o absenteísmo dentro da minha empresa?
A resposta é simples: com uma boa gestão de pessoas! Esta função estratégica do RH pode ser muito eficaz para melhorar a assiduidade dos empregados. Mas afinal, quais são as boas práticas que vão contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e uma equipe mais produtiva? Descubra a seguir.
- Inicie o diálogo. Muitas pessoas têm dificuldade em expor seus problemas ou insatisfações. Quando esta iniciativa parte da empresa, com intermédio do RH, o empregado entende que está sendo ouvido, que a empresa está preocupada com ele. Nesta hora é bom estar preparado para ouvir críticas, reclamações e problemas que você não sabia que existiam. Não esqueça que você também precisa falar: o que a empresa pode fazer para melhorar a situação? Qual o prazo para dar uma resposta ao empregado?
- Promova um bom ambiente de trabalho. Isto tem a ver com criar um ambiente cooperativo, com pessoas que trabalham em harmonia; mas também tem a ver com o espaço de trabalho. Boa insolação, salas arejadas, equipamentos em bom estado: será que não falta alguma destas coisas no ambiente?
- Esteja perto dos líderes. Acompanhe quais são as metas de cada empregado, se elas são viáveis, tangíveis e têm a ver com a função. Os líderes das equipes costumam ser os primeiros a perceber que determinado empregado está com problemas.
- Faça a conferência de atestados médicos. Uma tarefa delicada, mas de extrema importância. Há empregados que, por receio de serem dispensados ou mal compreendidos, apresentam atestados médicos a todo momento – isso impede o RH de identificar qual é o verdadeiro problema.
- Invista em comunicação clara e objetiva. Disponibilize aos empregados ferramentas para acompanhar seu registro de ponto, seus holerites e comunicados gerais da empresa. Ser surpreendido com uma mudança de gestor ou de área pode levar o empregado à insatisfação. Da mesma forma, demorar para entregar documentos obrigatórios aos colaboradores demonstra despreparo e comunicação falha.
- Leve suas ferramentas à sério. De nada adianta ter um bom controle de ponto se a empresa tem uma cultura de concessões. As regras estabelecidas na política interna e no contrato de trabalho devem ser seguidas à risca. Da mesma forma, a empresa precisa entregar ao empregado tudo o que está dentro do acordo: remuneração, benefícios, horas extras, entre outros.
Você está preocupado com o absenteísmo na sua empresa? Tem dificuldades em gerenciar o ponto dos empregados? Use o espaço de comentários para trocar ideias!
Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.