Rotinas de DP

RH estratégico: ideias para renovar as ações deste ano

Employer RH
Escrito por Employer RH

Promover o desenvolvimento do seu capital humano envolve muito mais do que remuneração e benefícios. Neste artigo, a Employer traz quatro insights para renovar seu programa de gestão de pessoas. Veja quais são.

Os primeiros meses do ano geralmente são bastante movimentados. Mas, além dos projetos regulares – como plano de desenvolvimento de carreiras – você, gestor de RH, também pode pensar em novas ações para os colaboradores.

Para promover o desenvolvimento das pessoas você pode ir além do plano de cargos e salários, dos cursos de capacitação e dos processos de recrutamento e seleção. A Employer traz alguns insights de temas relevantes para o mercado de trabalho. Aproveite as dicas e crie novos projetos.

1. Saúde e qualidade de vida

Um tema que ganha cada vez mais espaço dentro das empresas, a qualidade de vida dos trabalhadores é essencial para garantir a produtividade. Trabalhadores saudáveis e motivados faltam menos, reduzem os índices de afastamento e trabalham mais felizes. Além disso, a saúde dos empregados também é um ponto observado pelo Ministério do Trabalho. Lembre-se que agora, com o eSocial, será obrigatório enviar os atestados de saúde ocupacional, relatar acidentes de trabalho e afastamentos.

Por isso, deixe no radar alguns assuntos e datas importantes que o RH pode trabalhar para garantir mais qualidade de vida a todos os empregados.

– Check-up médico: fazer uma parceria com instituições de saúde e assistência médica para facilitar o acesso do trabalhador a exames simples de sangue. Muitas empresas disponibilizam unidades móveis dentro das fábricas para realizar este tipo de exame. Estas ações também são comuns em meses especiais do calendário da saúde, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Vale procurar referências e incluir na sua agenda.

– Medicina do Trabalho: além de avaliar as condições de saúde dos trabalhadores e atender eventuais ocorrências, a equipe de médicos e/ou enfermeiros da empresa pode estender o atendimento para programas complementares. Você pode criar programas de educação alimentar, com parceria de nutricionistas; ações de prevenção ao tabagismo; alongamento periódico para prevenir a LER; entre outros.

Outro ponto que vale pensar na hora de planejar as ações de saúde é estendê-las aos familiares dos empregados. Família saudável, trabalhadores saudáveis.

2. Engajamento

Uma palavra que ficou bastante conhecida por conta das redes sociais, engajamento nada mais é do que o envolvimento das pessoas com uma determinada marca ou produto. No dia a dia das empresas, trabalhadores engajados também contribuem para o crescimento dos negócios. Uma boa estratégia para este ano, portanto, é incentivar seu capital humano a envolver-se com a empresa.

Isso significa que todos os níveis hierárquicos, do chão de fábrica até as lideranças, precisam ser estimulados a contribuir com um objetivo comum. E pode acontecer com pequenas ações, que levam cada trabalhador a pensar na empresa, buscar soluções e propor ideias. Um exemplo bem simples: ao lançar um novo produto, você pode criar um concurso interno para a escolha do nome. Os empregados participam por plataformas online ou caixa de sugestões. Você pode definir premiações para os melhores nomes, e um prêmio maior para o vencedor.

Pense em fazer ações similares para vários desafios dentro da empresa: solução de problemas, melhorias no ambiente de trabalho, entre outros. O importante é que a ação estenda-se a todos os colaboradores, seja divulgada e conte com participação do maior número de pessoas possível.

3. Calendário de eventos

Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia dos Pais… estas são datas bastante conhecidas pelos profissionais de RH, que aproveitam o calendário para promover ações festivas, com a participação de familiares e comunidade.

Já pensou em ampliar seu calendário de datas especiais? Para começar, faça uma lista das principais profissões que existem na empresa. Elenque as datas e organize ações como almoços especiais, brindes comemorativos e homenagem aos profissionais. Pode ser o dia do profissional do campo, do contador, do jurista, entre tantos outros. Desta forma, a empresa estará sempre movimentada e os colaboradores ficarão na expectativa das homenagens. Diante disso tenha em mente: nenhuma data pode ser esquecida! Se você for criar um calendário assim, certifique-se de contemplar todos os profissionais durante o ano.

4. Programa de apadrinhamento

Esta é uma ação de RH simples, mas nem todas as empresas possuem seu próprio programa. Funciona assim: sempre que um novo trabalhador inicia as atividades na empresa, ele é recebido por um “padrinho”. É um empregado que fica responsável por acompanhá-lo nos primeiros dias, apresentar a empresa e os colegas e facilitar o processo de adaptação – por isso também podem ser chamados de facilitadores.

Um dos principais benefícios de organizar um programa de apadrinhamento está justamente na adaptação do novo colaborador à rotina e às atividades. A ansiedade, muito comum nos primeiros dias em um novo emprego, fica para trás. O facilitador ajuda o novo trabalhador a sentir-se em casa mais rapidamente e também contribui para acelerar a integração com os demais membros da equipe.

Quando for criar seu programa de apadrinhamento, tenha sempre uma lista de empregados de cada área que podem ser os facilitadores. Geralmente são escolhidos aqueles com mais tempo de casa, pois já conhecem todas as pessoas e processos. Mas também há outros empregados que podem participar do programa – aqueles que são mais desenvoltos e exercem influência positiva sobre outras pessoas e equipes.

Busque referências sempre!

O que tem acontecido no RH no Brasil e no mundo? Você pode buscar inspiração para criar novos projetos e ações com base em programas realizados em outras empresas. O contato com colegas da área, profissionais de recrutamento e consultorias sempre ajuda a pensar em novos formatos de desenvolvimento de pessoas.

Converse com a Employer. São mais de 30 anos de experiência em gestão de RH, com soluções que otimizam a rotina. Sobra mais tempo para trabalhar de forma estratégica!

 

Sobre o autor

Employer RH

Employer RH

Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This