6 características fundamentais para um profissional de RH

6 características fundamentais para um profissional de RH

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6 características fundamentais para um profissional de RH

Manter-se atualizado, aberto a mudanças e aprimorar seus próprios conhecimentos. Estas são algumas características do bom profissional de RH. Como está seu autodesenvolvimento? Veja algumas dicas neste artigo da Employer:

O universo profissional tem passado por grandes transformações. Boa parte delas está relacionada à inclusão digital. Um processo que criou novas formas de comunicação, ampliou o leque de possibilidades para profissionais de todas as áreas e deixou o dia a dia mais dinâmico. Mas as transformações não são somente tecnológicas. A legislação trabalhista também está em mudança.

Neste cenário, o profissional de RH passa pelo desafio diário de se adaptar e se manter atualizado. É preciso encontrar novas formas de trabalho sem deixar de lado a busca por resultados. A gestão de pessoas sente os impactos do novo momento. Gerir o capital humano dos negócios é uma tarefa ainda mais estratégica.

Quais são as principais características do profissional de RH de hoje? Neste artigo a Employer fala sobre elementos essenciais para trabalhar no desenvolvimento de pessoas num mercado cada vez mais competitivo, conectado e exigente. Entenda melhor a seguir.

Características do profissional de RH

Há muitos anos o RH deixou de ser o “departamento dos holerites” ou a “ouvidoria” dos empregados. Setor estratégico, multidisciplinar, multitarefas, que combina elementos essenciais para promover desenvolvimento e capacitação aos times. Que elementos são esses? Descubra agora.

1. Capacitação técnica

Quando você pensa em capacitação técnica, o que vem à sua mente? Uma graduação, uma especialização, um curso de média duração? Neste período de transformações cada vez mais imediatas, é preciso investir na sua capacitação técnica periodicamente. Lembre-se que este investimento é também a longo prazo: sua carreira e habilidades devem ser tão importantes quanto das pessoas que você gerencia.

Uma boa prática para manter-se tecnicamente atualizado é buscar cursos online, que podem ser feitos de acordo com sua disponibilidade de tempo. Participe de congressos, feiras, palestras e workshops da área de RH. São oportunidades importantes para trocar conhecimentos, fazer networking e compartilhar experiências com profissionais de gestão de pessoas.

2. Habilidade de negociação

Até pouco tempo atrás, esta era uma característica mais relevante para profissionais das áreas comercial, administrativa, jurídica e financeira. No entanto, hoje entende-se que o termo “negociação” refere-se não somente a negócios, mas também aos acordos necessários dentro das relações pessoais e profissionais.

Desenvolver a sua habilidade para negociar e intermediar tornou-se essencial. Capital humano é um bem tão precioso quanto o capital financeiro! Veja alguns exemplos práticos que você pode encontrar na sua rotina:

a) Retenção de talentos. Pode acontecer com um empregado de nível intermediário e também com líderes: uma proposta de emprego interessante surge. A tarefa do RH é estabelecer um diálogo e oferecer uma negociação a fim de manter o colaborador na empresa. Envolver o gestor da área e pessoas da equipe financeira para avaliar as possibilidades salariais é um processo importante na retenção de talentos.

b) Gestão de conflitos. Quando um ou mais empregados têm problemas que afetam a rotina de trabalho, a habilidade de intermediação do RH pode fazer toda a diferença. É seu papel ouvir todas as partes envolvidas e, principalmente, encontrar maneiras de mantê-los na empresa. Promover um ambiente de trabalho mais produtivo e amistoso exige jogo de cintura, habilidade de diálogo e criatividade para encontrar soluções.

3. Postura motivadora

Aqui é importante entender que a sua postura deve superar todas as ações de motivação e desenvolvimento executadas na empresa. Para boa parte dos empregados, a equipe de RH é o principal ponto de contato com o empregador.

Se você estiver muito atarefado, sem tempo para ouvir as pessoas, certamente vai desmotivar empregados de outras áreas. O exercício da motivação, da educação e da simpatia deve ser diário!

4. Sintonia com o ambiente digital

Você precisa estar tão conectado quanto o mundo está. Vale ressaltar que isso não significa passar a maior parte do tempo em redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros. Conectar-se ao aprendizado, aos estudos, às tendências e ferramentas de trabalho digitais ajuda a promover melhorias no seu perfil profissional.

Romper culturas antigas pode ser um desafio, mas é fundamental para exercer suas atividades com mais eficiência. Se você já se considera um “profissional digital”, não pare por aí. A busca por capacitação deve ser constante. Mantenha-se sempre informado sobre novas ferramentas de RH e compartilhe seus conhecimentos com a equipe.

5. Cultura de organização

Uma rotina desorganizada é um grande entrave para ser um bom profissional de RH. Para tornar-se um profissional eficiente, comece pela organização! Vale usar todos os recursos disponíveis: agenda impressa, calendários de atividades online e ferramentas de gestão de processos. Se você tem dificuldades em manter tudo em ordem, uma boa dica é estruturar um planejamento semanal de atividades e segui-lo à risca.

Como gestor de pessoas, lembre-se também que é preciso ter um tempo diário reservado para eventuais atendimentos aos empregados. Aqui neste link você relembra o artigo “Como acabar com o acúmulo de papel na mesa de trabalho”, que traz dicas práticas para organizar a rotina.

6. Alta capacidade de comunicação

Pessoas mais tímidas, reservadas ou com dificuldades de se expressar precisam desenvolver melhor suas habilidades de comunicação. Afinal, a atividade de gestão de pessoas envolve muito contato, conversas estratégicas, atendimento a pessoas e reuniões constantes. Também é importante ter uma boa capacidade de escrita, já que muitos comunicados e troca de informações acontecem por meio de quadros de avisos e e-mail, por exemplo. Pesquise cursos na área, treinamentos de oratória e workshops de desenvolvimento pessoal. Juntas, estas ferramentas certamente ajudarão a melhorar sua comunicação dentro do trabalho.

Se você fosse dar uma nota para o seu perfil profissional hoje, qual seria? Que pontos podem ser melhorados? Aproveite o espaço de comentários para discutir o tema com colegas da área.

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