Entenda como as mudanças da era digital afetam a rotina do RH

Entenda como as mudanças da era digital afetam a rotina do RH

Índice

Entenda como as mudanças da era digital afetam a rotina do RH

Na era da internet rápida e do compartilhamento, ficou mais fácil contratar, treinar e gerenciar os empregados. A preocupação com segurança dos dados também mudou a forma de fazer negócios no país. Entenda melhor

Você vai ao supermercado, faz todas as suas compras e simplesmente vai embora. Gostou da ideia? Esta é a proposta da Amazon Go, um projeto da gigante do e-commerce que está atualmente em fase de testes. O piloto combina tecnologias avançadas de sensores, câmeras e leitores biométricos. O valor da compra é debitado diretamente no cartão de crédito, cadastrado previamente por meio de aplicativo.

Este é um exemplo de como a tecnologia tem afetado significativamente todas as relações, inclusive as comerciais. O que parecia um sonho até duas ou três décadas atrás está cada vez mais próximo.

Você já parou para pensar como tantos avanços têm transformado a cultura dos negócios no Brasil? Na era do compartilhamento e da internet rápida, empresas e empregados precisam se adaptar a todo instante. Agora você vai entender alguns dos maiores impactos que a tecnologia trouxe para a rotina de trabalho – inclusive a sua!

Três grandes mudanças para o mundo dos negócios

Mobilidade

Já não é preciso estar no escritório para atender a um cliente, entregar um projeto ou fazer uma reunião. Serviços de comunicação online permitem conversas com vídeo, transferência de arquivos e acompanhamento de atividades em tempo real, tudo pelo computador ou celular. Serviços burocráticos e processos regulados por órgãos federais estão disponíveis em uma base de dados com fácil acesso pela internet.

Para os negócios, a mobilidade ajudou a cruzar fronteiras. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,363 bilhão, graças às exportações na ordem de US$ 3 bilhões. Os dados são de junho de 2017.

Otimização de recursos

Dentro das empresas o cenário segue o mesmo caminho. Novos formatos de trabalho, como o home office e os espaços de coworking, têm ajudado empresas a reduzir custos sem perder mão de obra qualificada.

A tecnologia mudou profundamente a relação das pessoas também com o meio ambiente. A conscientização sobre o uso adequado de recursos naturais e a redução de lixo tem levado empresas – e, consequentemente, seus empregados – a repensar questões como economia de luz, água e papel. O tempo das mesas cheias de papéis e das salas repletas de arquivos já não existe mais. Serviços de tecnologia que armazenam dados em nuvem otimizam a rotina de trabalho e geram redução expressiva no consumo de recursos físicos. O arquivo impresso virou um arquivo virtual de dados.

O setor de RH, assim como outros que dependiam da “papelada”, sente a mudança na cultura das empresas. Imprimir holerites, realizar pagamentos, preencher fichas cadastrais: estas são algumas das atividades de Recursos Humanos que já podem ser gerenciadas por ferramentas web e softwares.

Desenvolvimento profissional

A gestão estratégica de pessoas, papel fundamental do RH, também conta com o suporte da tecnologia para dar um passo à frente. Hoje é possível organizar treinamentos via vídeo conferência, criar e compartilhar conteúdo de formação pela internet e contribuir para o desenvolvimento de carreiras com muito mais dinamismo.

Quem busca crescimento encontra muito conteúdo no universo online. Cursos, palestras, webinars e até formações de longa duração, como a graduação e especialização, podem ser realizados à distância.

Encontrar bons candidatos com o perfil adequado para cada vaga ficou mais simples. Se você ainda não pensou nisso, vale uma dica: faça uma boa pesquisa sobre instituições que oferecem capacitação e formação online. Eleja aquelas cujo perfil tem a ver com o seu negócio e preste mais atenção aos detalhes nos currículos. É hora de investir em pessoas que usam seu tempo para aprender mais sobre a própria carreira.

Como estas mudanças afetam a rotina do RH?

Maiores possibilidades na hora de contratar

Banco de currículos online, processo seletivo via web: duas ferramentas simples que transformam a rotina de contratação. O RH ganha tempo, especialmente quando há períodos de recrutamento em massa. Lembra quando você recebia centenas de currículos e precisava ler um a um, descartando aqueles que não tinham a ver com o perfil? A tecnologia mudou esta relação de contratação. O recrutamento pode ser feito por meio de palavras-chave, por exemplo, ou com a divulgação de vagas em plataformas específicas para uma determinada área.

O acesso aos melhores candidatos também ficou mais fácil. A abrangência de um processo seletivo cruza cidades, estados e até países. Um exemplo prático: se você trabalha em uma multinacional e precisa contratar alguém para um escritório nos Estados Unidos, pode contatar pessoas daquele país, entrevistá-las pela internet e fazer a contratação e gestão do contrato de trabalho por meio de softwares.

Segurança da informação: critério fundamental

Por um lado a tecnologia facilitou a sua vida – seja no trabalho ou em casa. Por outro, também aumentou a preocupação com a segurança das informações. É possível analisar isto ao observar, por exemplo, as filas nos bancos. Há quem prefira pagar contas e fazer transações direto no caixa. Segundo pesquisa da F-Secure, empresa americana especializada em soluções de segurança para internet, nos Estados Unidos 80% dos entrevistados preocupam-se com a segurança dos dados armazenados nos smartphones. E 79% têm receio quanto à privacidade destes dados.

Por aqui o cenário não é muito diferente. Por conta disso, os investimentos em segurança de dados têm crescido e já há legislação específica para proteger os usuários de possíveis problemas.

É o que explica o relatório anual da Associação Brasileira de Empresas de tecnologia e Comunicação: “para a empresa Globalweb, a legislação brasileira garante segurança à criptografia realizada no país. Isso se deve ao fato do Brasil ter tornado ainda mais rigorosa a legislação que regulamenta os dispositivos de criptografia. Uma das normas implantadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) foi a regulamentação do processo de homologação de sistemas e equipamentos de certificação digital para garantir padrões e especificações técnicas mínimas dos recursos de segurança da informação”.

O RH encontra neste ponto uma necessidade fundamental. Com processos realizados via internet, dados sensíveis sobre a empresa e também sobre os empregados ficam armazenados em ambiente virtual. O investimento em segurança e TI é tão importante quanto a adaptação aos novos tempos.

Adaptação, aliás, é a palavra de ordem neste momento de transformação. Se você tem dúvidas ou ainda não se sente seguro para mudar a forma de gerenciar seu trabalho dentro do RH, confira alguns conteúdos que a Employer preparou.

Tecnologia em nuvem para o RH: hora de perder o medo. Seguindo a linha das mudanças que têm afetado a cultura dos negócios, este texto mostra como você já está mais adaptado do que imagina.

Como a tecnologia em nuvem tem ajudado empresas a serem mais rentáveis. Descubra um pouco mais sobre gestão de processos em nuvem. Empregados e empregadores têm um canal de comunicação aberto com soluções como a Webfopag e o Painel do RH.

Para fechar, segurança também faz parte da missão da Employer. Saiba mais sobre a parceria com a IBM para gerenciar dados do RH com total segurança e confidencialidade.

Quais mudanças você percebe na sua rotina de trabalho dentro do RH? Sua empresa já adotou alguma solução de tecnologia? Conte sua experiência no espaço de comentários.

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes