Rotinas de DP

Entenda como as mudanças da era digital afetam a rotina do RH

Employer RH
Escrito por Employer RH

Na era da internet rápida e do compartilhamento, ficou mais fácil contratar, treinar e gerenciar os empregados. A preocupação com segurança dos dados também mudou a forma de fazer negócios no país. Entenda melhor

Você vai ao supermercado, faz todas as suas compras e simplesmente vai embora. Gostou da ideia? Esta é a proposta da Amazon Go, um projeto da gigante do e-commerce que está atualmente em fase de testes. O piloto combina tecnologias avançadas de sensores, câmeras e leitores biométricos. O valor da compra é debitado diretamente no cartão de crédito, cadastrado previamente por meio de aplicativo.

Este é um exemplo de como a tecnologia tem afetado significativamente todas as relações, inclusive as comerciais. O que parecia um sonho até duas ou três décadas atrás está cada vez mais próximo.

Você já parou para pensar como tantos avanços têm transformado a cultura dos negócios no Brasil? Na era do compartilhamento e da internet rápida, empresas e empregados precisam se adaptar a todo instante. Agora você vai entender alguns dos maiores impactos que a tecnologia trouxe para a rotina de trabalho – inclusive a sua!

Três grandes mudanças para o mundo dos negócios

Mobilidade

Já não é preciso estar no escritório para atender a um cliente, entregar um projeto ou fazer uma reunião. Serviços de comunicação online permitem conversas com vídeo, transferência de arquivos e acompanhamento de atividades em tempo real, tudo pelo computador ou celular. Serviços burocráticos e processos regulados por órgãos federais estão disponíveis em uma base de dados com fácil acesso pela internet.

Para os negócios, a mobilidade ajudou a cruzar fronteiras. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,363 bilhão, graças às exportações na ordem de US$ 3 bilhões. Os dados são de junho de 2017.

Otimização de recursos

Dentro das empresas o cenário segue o mesmo caminho. Novos formatos de trabalho, como o home office e os espaços de coworking, têm ajudado empresas a reduzir custos sem perder mão de obra qualificada.

A tecnologia mudou profundamente a relação das pessoas também com o meio ambiente. A conscientização sobre o uso adequado de recursos naturais e a redução de lixo tem levado empresas – e, consequentemente, seus empregados – a repensar questões como economia de luz, água e papel. O tempo das mesas cheias de papéis e das salas repletas de arquivos já não existe mais. Serviços de tecnologia que armazenam dados em nuvem otimizam a rotina de trabalho e geram redução expressiva no consumo de recursos físicos. O arquivo impresso virou um arquivo virtual de dados.

O setor de RH, assim como outros que dependiam da “papelada”, sente a mudança na cultura das empresas. Imprimir holerites, realizar pagamentos, preencher fichas cadastrais: estas são algumas das atividades de Recursos Humanos que já podem ser gerenciadas por ferramentas web e softwares.

Desenvolvimento profissional

A gestão estratégica de pessoas, papel fundamental do RH, também conta com o suporte da tecnologia para dar um passo à frente. Hoje é possível organizar treinamentos via vídeo conferência, criar e compartilhar conteúdo de formação pela internet e contribuir para o desenvolvimento de carreiras com muito mais dinamismo.

Quem busca crescimento encontra muito conteúdo no universo online. Cursos, palestras, webinars e até formações de longa duração, como a graduação e especialização, podem ser realizados à distância.

Encontrar bons candidatos com o perfil adequado para cada vaga ficou mais simples. Se você ainda não pensou nisso, vale uma dica: faça uma boa pesquisa sobre instituições que oferecem capacitação e formação online. Eleja aquelas cujo perfil tem a ver com o seu negócio e preste mais atenção aos detalhes nos currículos. É hora de investir em pessoas que usam seu tempo para aprender mais sobre a própria carreira.

Como estas mudanças afetam a rotina do RH?

Maiores possibilidades na hora de contratar

Banco de currículos online, processo seletivo via web: duas ferramentas simples que transformam a rotina de contratação. O RH ganha tempo, especialmente quando há períodos de recrutamento em massa. Lembra quando você recebia centenas de currículos e precisava ler um a um, descartando aqueles que não tinham a ver com o perfil? A tecnologia mudou esta relação de contratação. O recrutamento pode ser feito por meio de palavras-chave, por exemplo, ou com a divulgação de vagas em plataformas específicas para uma determinada área.

O acesso aos melhores candidatos também ficou mais fácil. A abrangência de um processo seletivo cruza cidades, estados e até países. Um exemplo prático: se você trabalha em uma multinacional e precisa contratar alguém para um escritório nos Estados Unidos, pode contatar pessoas daquele país, entrevistá-las pela internet e fazer a contratação e gestão do contrato de trabalho por meio de softwares.

Segurança da informação: critério fundamental

Por um lado a tecnologia facilitou a sua vida – seja no trabalho ou em casa. Por outro, também aumentou a preocupação com a segurança das informações. É possível analisar isto ao observar, por exemplo, as filas nos bancos. Há quem prefira pagar contas e fazer transações direto no caixa. Segundo pesquisa da F-Secure, empresa americana especializada em soluções de segurança para internet, nos Estados Unidos 80% dos entrevistados preocupam-se com a segurança dos dados armazenados nos smartphones. E 79% têm receio quanto à privacidade destes dados.

Por aqui o cenário não é muito diferente. Por conta disso, os investimentos em segurança de dados têm crescido e já há legislação específica para proteger os usuários de possíveis problemas.

É o que explica o relatório anual da Associação Brasileira de Empresas de tecnologia e Comunicação: “para a empresa Globalweb, a legislação brasileira garante segurança à criptografia realizada no país. Isso se deve ao fato do Brasil ter tornado ainda mais rigorosa a legislação que regulamenta os dispositivos de criptografia. Uma das normas implantadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) foi a regulamentação do processo de homologação de sistemas e equipamentos de certificação digital para garantir padrões e especificações técnicas mínimas dos recursos de segurança da informação”.

 O RH encontra neste ponto uma necessidade fundamental. Com processos realizados via internet, dados sensíveis sobre a empresa e também sobre os empregados ficam armazenados em ambiente virtual. O investimento em segurança e TI é tão importante quanto a adaptação aos novos tempos.

Adaptação, aliás, é a palavra de ordem neste momento de transformação. Se você tem dúvidas ou ainda não se sente seguro para mudar a forma de gerenciar seu trabalho dentro do RH, confira alguns conteúdos que a Employer preparou.

Tecnologia em nuvem para o RH: hora de perder o medo. Seguindo a linha das mudanças que têm afetado a cultura dos negócios, este texto mostra como você já está mais adaptado do que imagina.

Como a tecnologia em nuvem tem ajudado empresas a serem mais rentáveis. Descubra um pouco mais sobre gestão de processos em nuvem. Empregados e empregadores têm um canal de comunicação aberto com soluções como a Webfopag e o Painel do RH.

Para fechar, segurança também faz parte da missão da Employer. Saiba mais sobre a parceria com a IBM para gerenciar dados do RH com total segurança e confidencialidade.

Quais mudanças você percebe na sua rotina de trabalho dentro do RH? Sua empresa já adotou alguma solução de tecnologia? Conte sua experiência no espaço de comentários.

 

Sobre o autor

Employer RH

Employer RH

Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This