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5 dicas para ter uma boa equipe de RH

Employer RH
Escrito por Employer RH

Você tem pensado no desenvolvimento do seu próprio time? E sobre os perfis de quem o compõe? Neste artigo a Employer dá cinco dicas essenciais para montar sua equipe de RH e gerenciar estes profissionais.

 O dia a dia do RH é bastante dinâmico e exige disciplina, atenção e facilidade de comunicação. No entanto, a formação pessoal e profissional de cada membro da equipe pode ser bastante distinta. Por isso é importante montar um time equilibrado, onde experiências e competências diferentes se complementem. O gestor de RH fica responsável por encontrar, treinar e acompanhar também as pessoas do seu departamento. É importante saber desenvolvê-las, como acontece em todas as áreas da empresa!

Este artigo lista cinco dicas úteis para gerenciar a sua equipe de Recursos Humanos. Se você precisa montar seu time, rever as funções ou desenvolver as pessoas de forma estratégica, confira a seguir alguns pontos úteis para te ajudar nesta tarefa.

  1. Tenha uma equipe com perfis diferentes

As atividades dentro do RH são complementares. Por isso é importante que a equipe conte com empregados de perfis diferentes, que possam trocar experiências, sugerir melhorias no trabalho e fazer entregas mais completas e assertivas.

Você pode ter uma pessoa com perfil mais planejador para atuar de forma estratégica, alguém com perfil executor para tratar das atividades burocráticas e alguém com maior afinidade com números, por exemplo, para acompanhar o fechamento da folha de pagamento.

A formação educacional também pode estar mais voltada à área de RH, mas não é obrigatória. Profissionais de administração têm conhecimento bastante amplo sobre gestão financeira e podem compor o seu quadro de empregados do RH. Formações na área de psicologia são fundamentais para montar uma boa equipe, pois profissionais desta área dominam a parte teórica e técnica de gestão de pessoas.

  1. Tenha um plano de cargos bem definido para a área

Quantas pessoas são necessárias para compor um time de RH? A resposta desta pergunta depende do porte da empresa onde você trabalha. Mas é possível listar alguns cargos essenciais para a organização da sua equipe. Veja a seguir.

Assistente de RH

Este é o profissional responsável pelas atividades básicas da área. Entre as principais tarefas de um assistente, considere a conferência e a gestão de documentos, acompanhamento de contratações junto ao departamento pessoal, organização de relatórios, atendimento a colaboradores e contato com fornecedores.

Analista de RH

Profissional de nível intermediário, que pode atuar na orientação dos assistentes para a execução das tarefas. Entre as atividades do analista estão a elaboração de planos de cargos e salários, organização de rotinas de feedback, análise de currículos, intermediação de contratações, acompanhamento de folha de pagamento.

Coordenador de RH

O gestor da área de RH fica responsável pela conferência do trabalho da equipe, orientação sobre todas as atividades, gestão de processos de contratação e de feedback, análise de desenvolvimento de empregados. Também é responsabilidade do gestor o relacionamento direto com outros líderes da empresa, para entender suas necessidades e atender às suas demandas de contratação, análise de indicadores e relatórios de feedback.

 

  1. Distribua as atividades de acordo com os perfis

É bastante comum que na rotina de trabalho as atividades se misturem, seja pela ausência de um empregado ou pelo acúmulo de tarefas durante períodos específicos, como o fim do ano, o fechamento da folha ou épocas de contratações em massa.

No entanto, é essencial que o gestor de RH distribua as atividades de acordo com o descritivo de cargo de cada empregado. Ainda que alguns demonstrem facilidade em executar tarefas fora de seu escopo de trabalho, o ideal é manter o foco nas obrigações de cada função. Assim você garante uma rotina mais produtiva e uma equipe motivada com o trabalho, que atua em sua área de conhecimento.

  1. Desenvolva as pessoas da sua equipe

A gestão de pessoas não pode ser esquecida dentro do setor de Recursos Humanos. As regras são as mesmas que se aplicam aos empregados de todas as áreas. É preciso treinar, capacitar e desenvolver o seu time, para ganhar eficiência na rotina e manter a equipe sempre motivada.

Algumas sugestões para desenvolvimento do time de RH:

Reuniões periódicas

Envolva toda a equipe em reuniões de planejamento e acompanhamento de atividades. É importante que todos os colaboradores conheçam a fundo as tarefas executadas por cada membro da equipe e entendam o seu papel dentro da rotina.

Treinamentos específicos

Ainda que algumas funções sejam mais administrativas e outras mais relacionadas à área de humanas, a equipe de RH deve ter conhecimento sobre legislação trabalhista, políticas do mercado e também sobre as ferramentas de gestão da própria empresa. Esteja sempre em busca de cursos, treinamentos e workshops de capacitação para a sua área.

Rotina de feedbacks

Use os indicadores de RH para avaliar o desempenho do seu time. É fundamental ter reuniões individuais de feedback para entender as habilidades e dificuldades de cada profissional da equipe. O gestor de RH também precisa gerenciar os conflitos dentro do seu próprio departamento, para encontrar soluções e promover um bom ambiente de trabalho.

Lembre-se que sua equipe também pode ter profissionais com perfil de liderança, em busca de crescimento e dispostos a obter bons resultados para o setor e a empresa. A gestão do seu time também é prioridade!

  1. Tenha boas ferramentas de gestão

Ao analisar o desempenho do time de RH, o gestor de área também precisa avaliar quais atividades tomam mais tempo da equipe. Quais tarefas podem ser otimizadas? Há colaboradores com sobrecarga de trabalho? Como a rotina pode ficar mais simples? De que forma é possível tornar o setor mais estratégico?

O uso de soluções em tecnologia, que gerenciam tarefas pela internet, ajuda a ganhar tempo e reduzir os custos da sua área. Folha de pagamento online, ponto eletrônico e holerite online são algumas das soluções da Employer que você pode conhecer melhor aqui.

Ao incluir a gestão online no dia a dia do RH, você ganha mais assertividade e segurança em dados importantes para o setor, como contratos de trabalho e remunerações; e também permite que a equipe possa trabalhar de forma mais eficiente.

Agora que você já viu cinco sugestões para ter uma boa equipe de RH, aproveite para baixar o e-book da Employer com dicas para ter uma gestão de RH mais eficiente!

http://solucoes.employer.com.br/rh-mais-eficiente

 

Sobre o autor

Employer RH

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Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

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