Top 5: posturas de um bom profissional de RH

Top 5: posturas de um bom profissional de RH

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Top 5: posturas de um bom profissional de RH

No dia a dia você precisa avaliar gestores, equipes, dar feedbacks, pensar no desenvolvimento de cada empregado. Mas também precisa pensar no seu próprio crescimento! Confira agora um top 5 com as cinco posturas essenciais para ser um profissional de RH eficiente

Que o melhor investimento feito por uma empresa deve ser em capital humano você já sabe. Contratar as melhores pessoas, escolher profissionais comprometidos e que farão o negócio render são atitudes primordiais para chegar ao sucesso. Você também sabe que boa parte disso tudo acontece por meio do trabalho do profissional de Gestão de Pessoas (GP), que lá no início faz toda a triagem e participa de diversos outros processos que envolvem os empregados.

Por isso, algumas atitudes do RH devem servir como inspiração para os demais setores. Afinal, é pelo RH que o empregado entra na empresa e também tem contato direto com as políticas internas.

Com o intuito de te ajudar a “colocar a casa em ordem” e melhorar alguns processos, a Employer reuniu cinco dicas importantes. Elas vão fazer com que o departamento seja mais organizado e possa ser visto cada vez mais como peça fundamental para o crescimento do trabalhador.

  1. Postura do diálogo e do bom ouvinte

É muito importante que o profissional de RH saiba conversar tanto com seus colegas de trabalho quanto com os demais colaboradores. É de extrema importância saber explicar procedimentos que envolvem leis trabalhistas e regimentos internos. Capacidade de argumentação e clareza também são fundamentais: faça-se entender!

O setor de RH precisa desenvolver a capacidade de ouvir o colaborador e procurar entendê-lo da melhor forma possível. O diálogo precisa ser leve, esclarecedor. É papel do RH intermediar a conversa entre empresa e empregados da forma mais dinâmica possível. Os empregados procuram os profissionais de RH para falar sobre os mais diversos assuntos: dúvidas trabalhistas, problemas de relacionamento, comunicados de faltas, pedidos de reajuste salarial, férias, demissão.

Dentro do diálogo há outro elemento importante: o feedback. Às vezes, ele é negativo! Você sabe como tratar de assuntos difíceis de forma amigável? E receber o feedback dos empregados? Estes dois processos ajudam a transformar a política interna, desenvolver pessoas e até mesmo a melhorar o ambiente de trabalho.

  1. Postura estratégica

Conhecer todos os setores da empresa, seus times e seus líderes. Você faz isso no seu dia a dia? Esta prática, extremamente estratégica, torna possível identificar talentos que podem conquistar novos cargos na empresa.

As ações internas criadas pelo RH são de extrema importância para o crescimento de todas as equipes e também para sua integração. Quando uma ação se transforma em resultados, a empresa ganha e os empregados ficam mais satisfeitos, certos de que têm feito um bom trabalho.Esteja atento a todos os setores e identifique quais precisam de ajustes e ações específicas.

Quais os recursos necessários para alavancar os resultados das equipes? Quem pode subir de cargo? Há algum colaborador que necessita de algum estímulo? Pense estrategicamente nestas e outras questões que vai descobrir ao longo do trabalho.

  1. Postura organizada

Nada pior do que entrar numa sala bagunçada! Se o seu setor é a porta de entrada da empresa, serve também como espelho para as outras áreas. Imagine chegar em um local cheio de papéis e fios por todos os lados. Como encontrar uma anotação em meio ao caos? Estes problemas podem ser evitados. Comece organizando sua própria mesa. Veja quais documentos precisam ser guardados ou podem ser digitalizados.

Outros documentos fundamentais do RH como folhas de pagamento, controle de funcionários e livro ponto podem ser substituídos por softwares que facilitam a sua rotina. A sua organização afeta diretamente a rotina dos empregados. Pense nisso!

  1. Postura acolhedora e conciliadora

Uma empresa unida é uma empresa de resultados. Imagine só se os setores fossem todos distintos e competissem entre si. É muito importante cultivar a “política da boa vizinhança” e motivar os times a trabalharem juntos. É papel do RH promover esta integração e também identificar, gerenciar e resolver possíveis conflitos. Quanto mais integrado for um time, mais produtivo é o ambiente. Afinal, a busca por resultados é comum a todos.

A integração também precisa acontecer no momento em que o empregado inicia suas atividades na empresa. Como ele será recebido? Uma técnica bastante comum nos setores de RH é o programa de apadrinhamento. Ao integrar o quadro de empregados, o trabalhador é apresentado a um colega que irá acompanhá-lo nos primeiros dias de trabalho. Isso aumenta a sensação de pertencer a um time e diminui a ansiedade de começar em um novo emprego.

Além disso, é essencial que os colaboradores se conheçam e entendam as funções uns dos outros. Eventos dinâmicos de integração, com participação ativa dos empregados, podem ajudar a cumprir esta tarefa.

  1. Postura de desenvolvimento constante

Conhecimento nunca é demais. Você gerencia pessoas, mas tem cuidado do seu próprio desenvolvimento profissional? Busque cursos online, faça contato regular com colegas da área, marque presença em congressos e simpósios da sua área.

O profissional de RH precisa estar em movimento constante, de olho no mercado, nas mudanças e bem informado sobre sua área de atuação. Afinal você também precisa crescer profissionalmente e propor inovações dentro da empresa é uma ótima forma de trilhar seu próprio caminho.

Faça uma autoanálise: quais são suas dificuldades? E seus pontos fortes? Há algum assunto que você não domine e gostaria de se aprofundar? Há formas de melhorar os processos internos dentro do seu setor? Como você pode contribuir com isso? Quando você enriquece seu perfil profissional, ajuda a desenvolver as outras pessoas também – e esta é a missão principal do RH!

Por falar em desenvolvimento, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Troque ideias, conhecimento e experiência com seus colegas de RH!

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