Quais são os tipos de BPO que existem no mercado e quanto custa?
BPO é a sigla para outsourcing de recursos humanos, que significa a terceirização de processos de negócios, uma subcategoria do setor de terceirização, focada em processos específicos e profissionais altamente especializados. O BPO pode ajudar as empresas a serem estratégicas, se manterem competitivas no mercado, além de tornar seu nicho mais eficiente e inovador.
A terceirização de processos e negócios é uma solução que cada vez mais empresas tem buscado, com estimativas de crescimentos de US$ 76,90 bilhões até 2024. A Transparency Market Research também afirma dados favoráveis sobre o mercado de terceirização. Segundo ela, até 2024 o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14%, recebendo investimentos de aproximadamente US$ 95 bilhões!
Quais são os tipos de BPO existentes no mercado?
Como o BPO é a terceirização de processos específicos, existe uma imensa gama de atividades para esse nicho do mercado, classificados em duas principais áreas de mercado: funções de back-office e front office.
O back-office se refere as funções internas de negócios, como atividades de suporte, contabilidade, serviços de TI, recursos humanos, qualidade e processamento de pagamentos. Já o front-office são processos que atendem clientes, como serviços de relacionamento, marketing e venda.
Vamos entender separadamente quais terceirizações de processos e negócios são os mais buscados em nosso país.
BPO de ponto eletrônico
A Terceirização do ponto eletrônico é ideal para um controle efetivo de jornada dos colaboradores. Hoje, existem tecnologias que garantem uma gestão completa para as empresas. Suas funções normalmente incluem:
- Relatórios gerenciais;
- Ponto inteligente com alertas personalizados;
- Flexibilidade de jornada;
- Automatização de processos e integração com outras ferramentas, como a Folha de pagamento;
- Inteligência artificial com reconhecimento facial.*
*É essencial a escolha de um bom produto para a sua empresa. O Pontofopag atende todos os requisitos da Portaria 671/21 do MTP, além da cerca geográfica e geolocalização.
BPO de folha de pagamento
Muitas empresas sofrem para reunir informações como valores de remuneração, impostos, descontos e bonificações dos contratados, assegurando um pagamento correto sem atrasos ou faltas. Nesse contexto, a terceirização da Folha de pagamento é uma solução completa para a gestão do departamento pessoal das empresas. As principais funcionalidades se destacam como:
- Transparência e segurança nos cálculos;
- Implantação prática e fácil integração;
- Ecossistema completo de RH de ponta a ponta;
- Segurança operacional com tecnologia e equipe de especialistas.
BPO de folha e ponto
A Terceirização dos dois processos operacionais em conjunto oferece transparência no processamento da folha de pagamento e ponto, além de atender, de forma personalizada, todas as características de cada empresa com agilidade e segurança. No BPO de folha e ponto, você tem acesso a:
- Uma equipe que organiza o processo de forma personalizada;
- Essa atividade é executada por uma equipe de especialistas;
- Integração da Folha de pagamento com o Ponto eletrônico e o e-social;
- Transferência e redução de risco operacional;
- Cliente com acesso às informações e no controle da operação;
- Uma única fatura mensal (tecnologia e serviço);
- Estrutura flexível conforme o volume mensal da empresa;
- Indicadores estratégicos para a tomada de decisão.
BPO financeiro
Se refere a terceirização de atividades do setor financeiro de uma empresa. Ele permite que as empresas tenham a sua disposição profissionais com alta capacidade técnica. As funções mais buscadas são:
- Gestão do fluxo do caixa;
- Conciliação bancária;
- Gestão de contas a pagar e receber;
- Análise de crédito;
- Gerenciamento da documentação;
- Emissão e arquivamento de documentos fiscais.
Terceirização de mão de obra
Algumas empresas, como a Employer, permitem terceirizar profissionais para várias atividades, com garantia de qualidade, assiduidade e segurança, evitando preocupações de mão de obra:
- RH mais estratégico;
- Segurança jurídica com suporte a Legislação Trabalhista;
- Transferência de riscos trabalhistas;
- Atendimento personalizado em todo o país.
BPO contábil
Um dos modelos mais utilizados de BPO pelo fato da área de contabilidade ser complexa e exigir uma profissionais altamente qualificados. As atividades que podem ser terceirizadas são:
- Emissão de guias e atenção aos impostos;
- Relatórios e demonstrativos contábeis;
- Controle de vencimento de obrigações fiscais.
- assessoria para a abertura de empresas.
BPO TI
Devido ao crescimento exponencial da tecnologia, muitas empresas necessitam de uma equipe interna na área de programação, entretanto o investimento para a contratação e manutenção desses profissionais costuma ser alto. Por isso, a terceirização de uma equipe externa pode ser a solução mais adequada. Confira:
- Implantação de novas tecnologias;
- Segurança de dados e informações;
- Plano de backup;
- Projetos com inteligência artificial;
- Instalação e manutenção de ferramentas;
- Suporte personalizado.
BPO de seleção e recrutamento
Dentre as atividades de terceirização de RH, você pode contratar uma empresa para fazer a admissão de novos talentos. Essa equipe, normalmente composta por especialistas em contratação, oferece:
- Parceiros estratégicos como universidades;
- Acesso a bancos de currículos;
- Atendimento presencial e online;
- Entrevistas e elaboração de demais etapas da contratação.
Além disso, você também pode ter acesso a uma equipe focada na admissão e administração de estagiários para o seu quadro de funcionários. Saiba como;
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Quanto custa contratar um BPO?
Existem muitas variáveis para chegar à resposta da pergunta acima, afinal, existem muitos fatores que determinam o custo dos serviços de BPO, como, por exemplo:
Tipo de atividade que será requisitada e nível de suporte necessário – quanto mais complexa a atividade, geralmente possuirá um investimento maior. Contratar um software, como o de Ponto Eletrônico, é bem mais simples do que uma equipe especializada, a sua disposição, para atender demandas específicas de RH.
Localização do provedor de serviços – hoje, com a tecnologia presente em nosso cotidiano, é possível contratar um time intercultural em diferentes regiões do Brasil, e esse serviço provavelmente será mais em conta do que uma equipe de profissionais que atuam em São Paulo e oferecem serviços específicos.
Nível de experiência dos profissionais – similar ao que acontece na contratação de talentos internos, a experiência custa extra. Portanto, se você precisar apenas de entrada de dados básicos e de baixa qualificação, o investimento será menor do que contratar um time experiente de pessoas com alto nível acadêmico.
Duração de contrato – você precisa de uma mão extra para um projeto semestral ou necessita de serviços anuais? A duração de contrato também é um determinante na hora de fechar com uma equipe de BPO.
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