Quais são os tipos de BPO que existem no mercado e quanto custa?

Quais são os tipos de BPO que existem no mercado e quanto custa?

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Quais são os tipos de BPO que existem no mercado e quanto custa?

 

BPO é a sigla para outsourcing de recursos humanos, que significa a terceirização de processos de negócios, uma subcategoria do setor de terceirização, focada em processos específicos e profissionais altamente especializados. O BPO pode ajudar as empresas a serem estratégicas, se manterem competitivas no mercado, além de tornar seu nicho mais eficiente e inovador. 

 

A terceirização de processos e negócios é uma solução que cada vez mais empresas tem buscado, com estimativas de crescimentos de US$ 76,90 bilhões até 2024. A Transparency Market Research também afirma dados favoráveis sobre o mercado de terceirização. Segundo ela, até 2024 o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14%, recebendo investimentos de aproximadamente US$ 95 bilhões!

 

Quais são os tipos de BPO existentes no mercado?

 

Como o BPO é a terceirização de processos específicos, existe uma imensa gama de atividades para esse nicho do mercado, classificados em duas principais áreas de mercado: funções de back-office e front office. 

 

O back-office se refere as funções internas de negócios, como atividades de suporte, contabilidade, serviços de TI, recursos humanos, qualidade e processamento de pagamentos. Já o front-office são processos que atendem clientes, como serviços de relacionamento, marketing e venda. 

 

Vamos entender separadamente quais terceirizações de processos e negócios são os mais buscados em nosso país. 

 

BPO de ponto eletrônico

A Terceirização do ponto eletrônico é ideal para um controle efetivo de jornada dos colaboradores. Hoje, existem tecnologias que garantem uma gestão completa para as empresas. Suas funções normalmente incluem:

 

  • Relatórios gerenciais;
  • Ponto inteligente com alertas personalizados;
  • Flexibilidade de jornada;
  • Automatização de processos e integração com outras ferramentas, como a Folha de pagamento;
  • Inteligência artificial com reconhecimento facial.*

 

*É essencial a escolha de um bom produto para a sua empresa. O Pontofopag atende todos os requisitos da Portaria 671/21 do MTP, além da cerca geográfica e geolocalização.

 

BPO de folha de pagamento

 

Muitas empresas sofrem para reunir informações como valores de remuneração, impostos, descontos e bonificações dos contratados, assegurando um pagamento correto sem atrasos ou faltas. Nesse contexto, a terceirização da Folha de pagamento é uma solução completa para a gestão do departamento pessoal das empresas. As principais funcionalidades se destacam como:

 

  • Transparência e segurança nos cálculos;
  • Implantação prática e fácil integração;
  • Ecossistema completo de RH de ponta a ponta;
  • Segurança operacional com tecnologia e equipe de especialistas.

 

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BPO de folha e ponto

 

A Terceirização dos dois processos operacionais em conjunto oferece transparência no processamento da folha de pagamento e ponto, além de atender, de forma personalizada, todas as características de cada empresa com agilidade e segurança. No BPO de folha e ponto, você tem acesso a:

 

  • Uma equipe que organiza o processo de forma personalizada;
  • Essa atividade é executada por uma equipe de especialistas;
  • Integração da Folha de pagamento com o Ponto eletrônico e o e-social;
  • Transferência e redução de risco operacional;
  • Cliente com acesso às informações e no controle da operação;
  • Uma única fatura mensal (tecnologia e serviço);
  • Estrutura flexível conforme o volume mensal da empresa;
  • Indicadores estratégicos para a tomada de decisão.

BPO financeiro

 

Se refere a terceirização de atividades do setor financeiro de uma empresa. Ele permite que as empresas tenham a sua disposição profissionais com alta capacidade técnica. As funções mais buscadas são:

 

  • Gestão do fluxo do caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Análise de crédito;
  • Gerenciamento da documentação;
  • Emissão e arquivamento de documentos fiscais.

 

Terceirização de mão de obra

Algumas empresas, como a Employer, permitem terceirizar profissionais para várias atividades, com garantia de qualidade, assiduidade e segurança, evitando preocupações de mão de obra:

  • RH mais estratégico;
  • Segurança jurídica com suporte a Legislação Trabalhista;
  • Transferência de riscos trabalhistas;
  • Atendimento personalizado em todo o país.

BPO contábil

Um dos modelos mais utilizados de BPO pelo fato da área de contabilidade ser complexa e exigir uma profissionais altamente qualificados. As atividades que podem ser terceirizadas são:

 

  • Emissão de guias e atenção aos impostos;
  • Relatórios e demonstrativos contábeis;
  • Controle de vencimento de obrigações fiscais.
  • assessoria para a abertura de empresas.

BPO TI

 

Devido ao crescimento exponencial da tecnologia, muitas empresas necessitam de uma equipe interna na área de programação, entretanto o investimento para a contratação e manutenção desses profissionais costuma ser alto. Por isso, a terceirização de uma equipe externa pode ser a solução mais adequada. Confira:

 

  • Implantação de novas tecnologias;
  • Segurança de dados e informações;
  • Plano de backup;
  • Projetos com inteligência artificial;
  • Instalação e manutenção de ferramentas;
  • Suporte personalizado.

 

BPO de seleção e recrutamento

 

Dentre as atividades de terceirização de RH, você pode contratar uma empresa para fazer a admissão de novos talentos. Essa equipe, normalmente composta por especialistas em contratação, oferece:

  • Parceiros estratégicos como universidades;
  • Acesso a bancos de currículos;
  • Atendimento presencial e online;
  • Entrevistas e elaboração de demais etapas da contratação.

Além disso, você também pode ter acesso a uma equipe focada na admissão e administração de estagiários para o seu quadro de funcionários. Saiba como;

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Quanto custa contratar um BPO?

 

Existem muitas variáveis para chegar à resposta da pergunta acima, afinal, existem muitos fatores que determinam o custo dos serviços de BPO, como, por exemplo:

 

Tipo de atividade que será requisitada e nível de suporte necessário – quanto mais complexa a atividade, geralmente possuirá um investimento maior. Contratar um software, como o de Ponto Eletrônico, é bem mais simples do que uma equipe especializada, a sua disposição, para atender demandas específicas de RH. 

 

Localização do provedor de serviços – hoje, com a tecnologia presente em nosso cotidiano, é possível contratar um time intercultural em diferentes regiões do Brasil, e esse serviço provavelmente será mais em conta do que uma equipe de profissionais que atuam em São Paulo e oferecem serviços específicos. 

 

Nível de experiência dos profissionais  – similar ao que acontece na contratação de talentos internos, a experiência custa extra. Portanto, se você precisar apenas de entrada de dados básicos e de baixa qualificação, o investimento será menor do que contratar um time experiente de pessoas com alto nível acadêmico. 

 

Duração de contrato – você precisa de uma mão extra para um projeto semestral ou necessita de serviços anuais? A duração de contrato também é um determinante na hora de fechar com uma equipe de BPO. 

 

Quer saber mais como o BPO pode ajudar a sua empresa? Então confira outros textos sobre o assunto. Fale também com um de nossos especialistas.

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