Compreender o que os colaboradores esperam das empresas é fundamental para todo empregador que deseja promover qualidade e bem-estar. Atender as necessidades dos trabalhadores não apenas ajuda a atrair e reter talentos, mas também a aumentar engajamento, a produtividade e os lucros. De acordo com uma pesquisa global da Bain & Co, os interesses mudam nos diferentes países.
E, embora os interesses variem dependendo da localidade, alguns interesses são universais. Vamos conhecer alguns?
Os colaboradores esperam cultura organizacional
De acordo com um estudo da Employment Hero, um quarto dos trabalhadores disseram que queriam trabalhar para um empregador que oferecesse uma forte cultura de trabalho, e um terço afirmou que permaneceria no cargo por mais tempo se a cultura do local de trabalho for forte.
Uma sólida cultura organizacional promove benefícios como trabalho em equipe, boas relações interpessoais, qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, senso de propósito e atividades em equipe.
Os colaboradores esperam flexibilidade contínua
Uma pesquisa da FlexJobs descobriu que 84% dos pais que trabalham classificaram a flexibilidade no trabalho como mais relevante que a remuneração.
O trabalho flexível é uma tendência mundial que ganhou força no Brasil durante a pandemia e continua crescendo. Pesquisadores afirmam que as vantagens dessa flexibilização vão muito além do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, implicando diretamente na adoção de outros modelos de jornada de trabalho, adaptações ante a interrupções de carreira (no caso de licenças maternidade e outras) e outros fatores que levam a números surpreendentemente positivos quando são analisados os índices de retenção de talentos, turnover e clima organizacional.
Nos dois últimos anos, principalmente com o advento do COVID-19, os colaboradores buscam soluções flexíveis que os ajudarão no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, dando-lhes qualidade de vida. Isso pode incluir home office ou trabalho híbrido, horários de trabalho flexíveis e ou banco de horas com folgas e jornadas mais curtas.
Os colaboradores esperam boa liderança
Um estudo da pesquisadora Michelle McQuaid descobriu que 65% dos profissionais preferem ter um bom líder do que um aumento salarial.
A boa liderança está diretamente relacionada com o propósito de uma organização. Uma pesquisa sobre liderança na formação de propósito informou que, para 44% dos colaboradores, o propósito de suas empresas não é ativado, impactando a formação de uma forte cultura em toda a empresa. Além disso, 39% dos líderes disseram que querem mudar o propósito de sua empresa, essenciais para o sucesso de qualquer negócio.
Bons líderes conquistam a lealdade dos colaboradores, ajudam a manter a auto-estima elevada, diminuem o estresse e a sobrecarga, bem como promovem boas interações entre a equipe.
Trabalho significativo
Um estudo da Servicenow descobriu que 61% dos funcionários preferem pedir ao chefe que lhes dê um trabalho mais significativo do que um aumento salarial.
As pessoas gostam de senso de propósito, de sentir que estão fazendo a diferença em vez de cumprir atribuições braçais e mecânicas, seja por meio dos objetivos e cultura da empresa ou as funções da sua profissão.
Você sabia que os trabalhadores procuram um emprego com essas características? A sua empresa tem alguns desses benefícios?
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