Trabalho temporário
O que é trabalho temporário?
O que é trabalho temporário?
O trabalho temporário é a modalidade de contratação utilizada para atender uma demanda de substituição de pessoal permanente, em períodos de férias, afastamentos, licenças, ou demandas complementares previsíveis ou imprevisíveis, como aumento da linha de produção em datas festivas, como Páscoa, Natal, entre outros.
A contratação de temporários é obrigatoriamente feita por intermédio de uma Empresa Especializada (ETT – Empresa de Trabalho Temporário), homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo esta a grande diferença em relação à contratação de efetivos.
O Decreto do Trabalho, 10.854/2021, estabelece as principais regras e direitos dos trabalhadores e das empresas no que se refere a essa espécie de contrato.
O contrato de trabalho temporário pode durar até 180 dias, consecutivos ou não, prorrogáveis por mais 90 dias, consecutivos ou não. Após o término deste período, a empresa só poderá contratar o mesmo temporário após um intervalo de até 90 dias.
Confira no vídeo produzido pela Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) a melhor definição para o trabalho temporário.
Para saber mais sobre as diferenças entre Trabalho Temporário e Terceirização, basta conferir a matéria do Blog Employer sobre o assunto:
Vantagens de contratar temporários
Ao contratar temporários por meio da Employer, sua empresa passa a ter:
- agilidade na obtenção de mão de obra;
- custo variável de acordo com a necessidade;
- velocidade de adaptação às variações de mercado;
- redução da ociosidade de pessoas e instalações;
- menor impacto na quantidade de empregados efetivos. (controle de headcount).
Além destas vantagens para as empresas, cabe ressaltar que o emprego temporário costuma ser a porta de entrada para a contratação efetiva para muitas pessoas.