Municípios da região Sudeste do Mato

Municípios da região Sudeste do Mato Grosso geraram 8.136 postos de trabalho em outubro

Índice

Setor de serviço foi o que mais admitiu, com 2,5 mil pessoas contratadas; Rondonópolis se destacou com quase 3,9 mil admissões

Os 19 municípios que integram a região Sudeste do estado do Mato Grosso (MT) geraram, juntos, 8.136 empregos formais no mês de outubro. Os dados são do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados na última terça-feira, 29.

Levando em consideração o número de desligamentos, que foi de 7.977 pessoas, o saldo para o período é de 160 empregos com carteira assinada na região. Em todo Estado foram 45.317 admissões, 44.406 desligamentos e um saldo de 911 contratações.

Dos contratados em outubro na região Sudeste do MT, 5.270 eram homens e 2.867 mulheres. A faixa etária com o maior número de contratações foi de 18 a 24 anos (2.441 pessoas), seguida por 30 a 39 anos (2.122) e 25 a 29 anos (1.456).

Os dados revelam que a maior parte dos admitidos tinham ensino médio completo (4.753), ensino médio incompleto (1.309) e fundamental incompleto (993). Além disso, foram admitidos 47 estrangeiros, sendo 24 deles homens.

A região Sudeste, considerando as Regiões de Planejamento, é composta pelos municípios: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro do Cipa, Tesouro.

Mais contrataram

Em relação às contratações por setor, os dados do Novo CAGED mostram que o setor de serviços foi o que mais admitiu, com um total de 2.585 pessoas. Em seguida está o Comércio, com 2.303 contratações, e agropecuária, com 1.516 admissões.

No setor da Indústria, foram 877 admissões, já na Construção, 765 contratações. As cidades que mais contrataram foram Rondonópolis (3.849) e Primavera do Leste (1.586)

Expectativas

Regiane Andrade, supervisora da Employer – agência de Recursos Humanos de Rondonópolis, afirma que a expectativa é que o número de contratações tenha uma alta no último mês de 2022 e no começo de 2023. “Isso porque, sazonalmente, é uma data que as contratações temporárias aumentam para atender tanto o comércio quanto o setor do agronegócio”, diz.

Exemplo disso é que a agência está com mais de 200 vagas em aberto para a contratação de trabalhadores temporários, com salários que variam de R$ 1.245,00 a R$ 4.846,16, além de benefícios como comissão, cesta básica, plano de saúde e odontológico, convênios, transporte fretado e vale alimentação, de acordo com a posição. Neste caso, a demanda atende as de Rondonópolis e Primavera do Leste, na região Sudeste, além de municípios como Cuiabá e Sorriso.

A executiva explica que para o trabalhador, acessar o mercado de trabalho como temporário é uma ótima oportunidade tanto para quem quer ganhar experiência, quanto para quem quer se tornar economicamente ativo. “Além disso, sempre existe a possibilidade de que o trabalho temporário se torne efetivo ao final da contratação”, afirma.

Os interessados poderão, ainda, realizar o cadastramento do currículo no Banco Nacional de Empregos, o BNE – https://www.bne.com.br/rondonopolis ou pelo WhatsApp (66) 3421.6377.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Employer

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Posts Relacionados

Posts Recentes