Mesorregião do Sudoeste Paranaense registra mais de 8 mil contratações em maio, de acordo com novo Caged

Mesorregião do Sudoeste Paranaense registra mais de 8 mil contratações em maio, de acordo com novo Caged

Índice

Mesorregião do Sudoeste Paranaense registra mais de 8 mil contratações em maio, de acordo com novo Caged

Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos foram os municípios que mais contrataram na região

A Mesorregião do Sudoeste Paranaense alcançou, em maio,  8.350 contratações, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Já em abril, a região registrou 7.835 admissões.

Os municípios que se destacaram nesse cenário foram Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos totalizando 1.800, 1.379, 753 contratações, respectivamente.

A análise do levantamento revelou que 558,08% dos novos contratados na região são homens, enquanto as mulheres representam 41,92% do total. Além disso, constatou-se que 71,58% dos admitidos possuíam ensino médio completo, e a faixa etária mais empregada foi de 18 a 24 anos, com 32,37% dos novos trabalhadores.

Os setores com maior número de contratações na região foram a indústria, o comércio e o agronegócio.

A Mesorregião do Sudoeste Paranaense conta com 42 municípios, são eles: Ampére, Barracão, Bela Vista do Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingo Soares, Coronel Vividas, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara d’Oeste, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Quedas do Iguaçu, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Jorge d’Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.  

Trabalho Temporário impulsiona o mercado de trabalho na região

Carina Copelli, gerente da Employer Recursos Humanos em Pato Branco, destacou que as empresas da região têm adotado cada vez mais o trabalho temporário como forma de atender às demandas de mão de obra. Segundo ela, essa modalidade tem sido amplamente utilizada, especialmente durante períodos sazonais pela indústria, comércio e serviços.

“Essa forma de contratação é uma oportunidade importante para os trabalhadores ingressarem no mercado de trabalho e se tornarem economicamente ativos”, afirma.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que sejam criadas 530 mil vagas temporárias no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho).

Direitos do Trabalhador Temporário     

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.     

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

Sobre a Employer Recursos Humanos      

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.    

Posts Relacionados

Posts Recentes