Por TV Sudoeste
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Paraná foi o estado do sul que mais gerou empregos entre jovens de 18 a 29 anos de idade, nos meses de janeiro a novembro de 2022, principalmente na indústria, o setor que mais contratou mão de obra jovem sem experiência. Sem dúvidas, o trabalho temporário influenciou nesse resultado.
De acordo com Carina Copelli, gestora de RH da Employer – uma das maiores empresas de RH e pioneira na colocação de trabalho temporário no Brasil, essa modalidade é uma porta de entrada para efetivação. “Recentemente, há muita procura por parte dos jovens, que aguardam no banco de currículos por uma vaga temporária, isso porque o trabalho temporário permite a colocação de profissionais sem experiência, além da flexibilidade de contrato e das vantagens de efetivação” afirmou para a TV Sudoeste.
Confira a reportagem da TV Sudoeste:
O que é o trabalho temporário
O trabalho temporário atende a necessidade de demanda complementar das empresas por períodos curtos e propõe a continuidade de produção mesmo quando é necessário substituir temporariamente o quadro efetivo da empresa, como em casos de afastamento, doenças, acidentes e outros imprevistos. O prazo do contrato com o trabalhador é limitado em até 180 dias corridos, e pode ser prorrogado, por até mais 90 dias. O temporário deve exercer a mesma função do empregado efetivo da empresa cliente e tem seus direitos garantidos por lei como: informação em carteira de trabalho digital, encargos sociais (FGTS e INSS), adicional noturno, horas extras, férias e décimo terceiro salário proporcionais.
Já a contratação, deve ser realizada por intermédio de uma Agência de Trabalho Temporário, que celebra dois contratos: um de serviços entre a Agência de Trabalho Temporário e a Empresa cliente e o segundo, de trabalho, entre agência, trabalhador e a empresa. Dessa forma, lei garante a proteção das partes interessadas, pois a Agência atua como uma “fiscalizadora” em substituição ao Governo Federal.
Com isso, o registro do trabalhador é realizado pela Agência de Trabalho Temporário, que tem a obrigação de enviar as informações do temporário para o eSocial, automaticamente acontece com a anotação da sua condição de temporário na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS digital, que substitui o documento físico.
Como cadastrar seu currículo
O BNE é um site de currículos que atua em todo o Brasil há mais de 20 anos conectando empregadores e trabalhadores. Para cadastrar seu currículo no Banco Nacional de Empregos é necessário acessar o link e completar suas informações, logo após buscar sua vaga desejada e fazer sua inscrição.
Na hora de preencher seu currículo, siga algumas dicas dos nossos redatores: como fazer um currículo de qualidade. Carina ainda ressalta a importância de dados atualizados, sem erros ortográficos e informações claras.