Home office: 7 dicas para se organizar no trabalho remoto
A necessidade do isolamento social que se instaurou no ano de 2020 por conta da pandemia da COVID-19 tornou a prática do home office uma realidade para a maior parte das empresas. O trabalho remoto foi a solução para contornar a paralisação geral dos serviços e manter a produção, mesmo em meio a uma crise sanitária.
O trabalho remoto, todavia, é novidade para muitas pessoas e pode ser difícil se adaptar. Mesmo assim, é necessário se acostumar com essa modalidade pois ainda não há previsão de retorno das atividades presenciais, principalmente para grandes empresas e muitas instituições certamente podem optar por permanecer neste modelo de trabalho.
Sendo assim, trouxemos um conteúdo para ajudar quem tem dificuldades nessa adaptação. Aqui você pode conferir 7 dicas de como se organizar no home office! Mas antes vamos entender melhor como funciona o trabalho remoto.
Como funciona o Home Office
Home Office ou Trabalho Remoto é um método que algumas instituições já utilizavam mesmo antes da pandemia. É o ato de trabalhar de casa. Isto é, um espaço que antes foi de lazer ou estudo se transforma em ambiente de trabalho.
Ele pode ser muito benéfico para os chamados nômades digitais e para pessoas desapegadas, que gostam de trocar os ares frequentemente. Além disso, também é proveitoso para empresas que preferem não investir dinheiro em um espaço presencial porque, por algum motivo, não valeria a pena.
Ainda que o trabalhador esteja em sua casa, os empregadores têm a obrigação de fornecer os materiais essenciais para os colaboradores conseguirem trabalhar tranquilamente. Isto é, um computador, materiais de escritório e os itens de conforto que julgarem necessários. Só assim essa modalidade é permitida e é garantido que os funcionários possam produzir normalmente.
Mesmo assim, muitos indivíduos sofrem para fazer essa alteração. Principalmente em um momento em que estamos separados por obrigação, a falta de interação com outros seres humanos pode afetar bastante a saúde mental. Um RH distante e ineficiente também pode piorar a situação de adaptação. Para amenizar esse processo através da sua organização pessoal, confira a seguir 7 dicas para se organizar no trabalho remoto.
7 dicas para se organizar no trabalho remoto
- Escolha seu espaço com cautela
Pode ser que você imagine que trabalhar em casa é sinônimo de preguiça, de fazer as coisas de qualquer maneira. Porém, são detalhes como escolher o seu local de trabalho que podem fazer toda a diferença na sua nova rotina.
Dê preferência a um local em que, confortavelmente, caiba você e seu material de trabalho. Seu conforto afeta diretamente seu desempenho no emprego e sua satisfação pessoal. Se possível, escolha um lugar e uma posição em que você tenha contato com a luz natural. Isso faz total diferença na hora de tirar intervalos ou até para você ter controle do horário.
- Não deixe a sujeira acumular
Não somos perfeitos – a questão aqui não é julgar quartos e casas bagunçadas, mas é verídico que ambientes limpos agradam mais o ser humano. É importante, pelo menos em seu novo “escritório”, sempre manter as coisas em ordem.
Jogar fora as embalagens, lavar louças sujas, fazer isso todos os dias antes de começar ou depois de terminar seu horário é um hábito que você deve criar para aproveitar melhor seu local de trabalho. Afinal, ficar no meio de restos de comida e outros resíduos pode ser bastante incômodo.
- Defina um cronograma para seguir
Como não há monitoramento no home office, muitas pessoas acabam se enrolando nos seus próprios horários. Foque em planejar sua rotina através de um cronograma para melhor aproveitamento do seu expediente e também do seu lazer!
Além disso, essa é uma ótima maneira de criar um senso de rotina que muitos perdem por estarem exclusivamente em casa. Não esqueça que o fato de você estar em casa não significa que você não deva tirar intervalos. Adicione momentos de descanso entre suas tarefas!
4. Alimente-se
Tudo bem, de primeira, essa dica parece bastante óbvia. Mas a falta de tempo ou a própria organização dele pode fazer com que você deixe de lado algumas refeições. É preciso tomar cuidado para isso não virar um hábito. Deixar de fornecer nutrientes para o corpo é uma maneira de cansar mais facilmente, abaixar sua produtividade e até sua imunidade, o que, convenhamos, é pior ainda neste momento atual.
Você pode pensar que está fazendo um favor a si mesmo e poupando tempo ao pular seu almoço ou café da manhã. Na realidade, seu corpo está sendo prejudicado e, consequentemente, sua vida profissional e pessoal também. Tente planejar suas refeições com antecedência para não correr esse risco.
- Crie um ambiente agradável
Talvez esse conselho seja o mais difícil. Isso porque algumas pessoas não tem vontade de decorar seus ambientes ou até não gostariam de gastar dinheiro com isso. Porém, nossa dica é adicionar alguns objetos, fotos e outros apetrechos para enfeitar seu novo escritório. Personalizar seu espaço pessoal pode incentivar sua mente e também ajuda a deixá-lo mais lúdico e único.
Se você é uma das pessoas que não gosta disso, pode simplesmente pegar uma plantinha ou caneca que estejam guardadas em uma prateleira qualquer e realocá-las para sua mesa de trabalho. Já é um começo! A rede social Pinterest está repleta de ideias de como reaproveitar itens que você já tem em casa para decoração.
- Vista-se para trabalhar
Não estamos aqui para reclamar de quem trabalha de pijama, mas essa não é a melhor maneira de estimular seu corpo a trabalhar. Assim como a dica de deixar seu espaço limpo, este item também requer um pouco de esforço por parte do profissional.
Está liberado se arrumar como quiser – aquele moletom confortável, chinelos, shorts e penteados de “ficar em casa”. O importante é trocar de roupa depois de acordar, para preparar seu cérebro para a mudança de ritmo. Essa pode ser a diferença que falta para o seu home office se equiparar a um dia de trabalho presencial.
- Faça o máximo para evitar distrações
Muitos colaboradores moram com seus dependentes e precisam de uma parte de seus dias para se dedicar a eles. Fazer comida, dar banho nas crianças e dar atenção aos companheiros são tarefas que demandam tempo e atenção.
Apesar das empresas estarem preparadas para compreender essas situações, você pode tentar amenizá-las combinando com as outras pessoas da casa alguns horários em que você irá ajudá-las. Nos outros, peça paciência e privacidade, se possível. Se houver outro adulto na casa, não hesite em pedir a colaboração dele para lidar com as circunstâncias.
Conclusão
O objetivo desse texto é ajudar você a se adaptar a esse novo modelo de trabalho a distância, que muitas empresas pretendem adotar mesmo depois da vacinação em massa. Porém, se você é gestor de uma empresa em que muitos colaboradores estão afastados e a oscilação de demanda estiver atrapalhando os resultados, nós temos a resposta.
A Employer é uma instituição especializada em soluções para o RH e é uma agência credenciada de trabalho temporário. O trabalho temporário é o contrato perfeito para momentos como esse de oscilação de demanda e de substituição de efetivos. Para entender como podemos ajudar sua empresa, entre em contato com a gente aqui.