Anteriormente, vimos que uma contratação passa por algumas etapas antes de um novo colaborador ser, de fato, contratado. No post anterior desta série, vimos a etapa de definição do perfil do colaborador e hoje veremos a próxima etapa, que diz respeito à divulgação do perfil. Você sabe como deve ser feita essa etapa?
Também conhecida como divulgação de vagas, esse momento é aquele em que a vaga vai para plataformas, sites ou perfis de divulgação.
Apesar de parecer uma ação simples, essa etapa tem muita relevância, afinal, a falta de informações ou dados equivocados podem dificultar a retenção de currículos e perfis de profissionais ideais para a vaga.
Vamos entender como fazer uma boa divulgação de perfis e vagas?
Defina as informações básicas da vaga
Existem algumas informações essenciais para a divulgação de vagas e, geralmente, são por essas informações que a vaga chega até os candidatos. Por esse motivo, é imprescindível que elas sejam claras e objetivas. Vejamos alguns exemplos:
Função ou título da vaga
Se a vaga é para um Analista de Dados, por exemplo, utilize o nome mais comum no mercado. Neste caso, você pode definir o título da vaga como “Analista de Dados (Data Analyst)”, pois ambas as nomenclaturas são bastante utilizadas.
Algumas empresas adotam nomenclaturas diferentes, muitas vezes em outras línguas, mas é necessário verificar qual é o termo mais utilizado no mercado.
Requisitos básicos
Se para a vaga de Analista de Dados, a empresa pede que o profissional tenha, no mínimo, uma pós-graduação, deixe isso claro na descrição da vaga. Essa informação evitará que profissionais sem esse tipo de formação se candidatem, facilitando o trabalho posterior de quem fará a seleção dos currículos.
Além disso, seja claro com todos os requisitos básicos, como idioma e nível de fluência desejados, tempo de experiência na área, tipo de formação, entre outros. Todas essas informações são valiosas, tanto para possíveis candidatos, quanto para o time de recrutamento e seleção.
Horários, local de trabalho e modalidade
Deixe claro qual é a modalidade que a empresa adota, seja presencial, híbrido ou home office. Além disso, inclua informações dos horários da jornada de trabalho da empresa e, em caso de ser presencial, o local onde a empresa está localizada.
Salários e benefícios
Informe o salário e os benefícios para o perfil! Algumas empresas optam por deixar a questão do salário com um valor base, de acordo com o piso salarial da função, podendo, durante a entrevista, acordar um valor superior àquele divulgado junto do candidato.
Escolha a melhor plataforma para divulgar a vaga
É importante saber qual plataforma será utilizada para divulgar a vaga, isso porque dependendo da escolha, o modelo de divulgação pode ser diferente.
Por exemplo, caso a divulgação do perfil vá ser realizada em uma plataforma de vagas, como é o caso do BNE, todas as informações serão inseridas em campos já determinados e deverá conter título, salário e benefícios, atribuições e uma data limite para candidatura.
Caso a divulgação seja para redes sociais, é necessário pensar em uma arte padrão, também contendo as informações necessárias e os dados de contato para candidatura, seja e-mail ou telefone.
O mesmo ocorre quando a vaga é destinada a grupos de aplicativos como WhatsApp.
No caso da vaga ser divulgada em diferentes canais, é necessário ter em mente que em cada um deles será divulgada de uma forma!
Agora você já sabe como fazer uma boa divulgação de perfil, mas lembre-se que pode contar com empresas especializadas nesse tipo de serviço!