Devido à sua tradução (Terceirização de Processos e Negócios), muitas pessoas confundem o BPO com a terceirização. Entretanto, quando falamos de terceirização, essa possui muitos tipos e formas, o que pode incluir desde um serviço de lavanderia, faxina, um call center ou até mesmo um fabricante offshore. Já o BPO é uma forma específica de terceirização.
Neste post a Employer explicará o que cada um dos segmentos são e qual a opção mais adequada para a sua empresa.
O que é Terceirização de Processos de Negócios (BPO)?
Business Process Outsourcing (BPO) é quando responsabilidades e operações específicas de um negócio são executadas por uma outra empresa especializada. Exemplos de terceirização de processos de negócios incluem RH, atendimento ao cliente, tecnologia, podendo ser dividido em terceirização de back-office e terceirização de front-office.
A terceirização de back-office inclui tarefas como gerenciamento de dados, entrada de dados, processamento de pagamentos, suporte a contas e garantia de qualidade.
A terceirização de front-office inclui serviços como e-mail, telefone, texto e outras interações com os clientes. Qualquer coisa que esteja lidando com comunicação e interações com o cliente é considerada um serviço de front-office.
O que é Terceirização?
De maneira simples, a terceirização ocorre sempre que uma empresa externa está envolvida no gerenciamento, controle de um segmento das operações ou, ainda, serviços de uma empresa.
Qual é a diferença entre terceirização e BPO?
A diferença entre ambas está no tipo de atividade. Em geral, O BPO (Terceirização de Processos e Negócios), em geral, tem foco nas atividades-fim, enquanto a terceirização é comumente utilizada em atividades-meio. A terceirização é uma solução para o BPO. Ele assume a tarefa de terceirização e se concentra em empresas ou fornecedores externos para preencher o papel.
Conforme vimos, o BPO é a terceirização de processos específicos e, portanto, existe uma imensa gama de atividades para esse nicho do mercado, classificados em duas principais áreas de mercado: funções de back-office e front office, como explicado acima.
Vamos entender, separadamente, quais tipos de terceirização de processos e negócios são os mais buscados em nosso país.
BPO DE PONTO ELETRÔNICO – A terceirização do ponto eletrônico está ligada à área de Recursos Humanos e é ideal para um controle efetivo de jornada dos colaboradores. Hoje, existem tecnologias que garantem uma gestão completa para as empresas. Suas funções normalmente incluem:
- Relatórios gerenciais;
- Ponto inteligente com alertas personalizados;
- Flexibilidade de jornada;
- Automatização de processos e integração com outras ferramentas, como a Folha de Pagamento;
- Inteligência artificial com reconhecimento facial.*
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BPO DE FOLHA DE PAGAMENTO – Também dentro do setor de RH, muitas empresas tem uma grande demanda no processamento de informações como valores de remuneração, impostos, desconto e bonificações dos contratados, assegurando um pagamento correto sem atrasos ou faltas. Nesse contexto, a terceirização da Folha de pagamento é uma solução completa para a gestão do departamento pessoal das empresas. As principais funcionalidades se destacam como:
- Transparência e segurança nos cálculos;
- Implantação prática e fácil integração;
- Ecossistema completo de RH de ponta a ponta;
- Segurança operacional com tecnologia e equipe de especialistas.
BPO DE FOLHA E PONTO – Para o RH, a terceirização dos dois processos operacionais em conjunto oferece transparência no processamento da folha de pagamento e ponto, além de atender, de forma personalizada, todas as características de cada empresa com agilidade e segurança. No BPO de folha e ponto, você tem acesso a:
- Uma equipe que organiza o processo de forma personalizada;
- Atividade é executada por especialistas;
- Integração da Folha de pagamento com o Ponto eletrônico e o e-social;
- Transferência e redução de risco operacional;
- Cliente com acesso às informações e no controle da operação;
- Uma única fatura mensal (tecnologia e serviço);
- Estrutura flexível conforme o volume mensal da empresa;
- Indicadores estratégicos para a tomada de decisão.
BPO FINANCEIRO – Refere-se a terceirização de atividades do setor financeiro de uma empresa. Ele permite que as empresas tenham à sua disposição profissionais com alta capacidade técnica. As funções mais buscadas são:
- Gestão do fluxo do caixa;
- Conciliação bancária;
- Gestão de contas a pagar e receber;
- Análise de crédito;
- Gerenciamento da documentação;
- Emissão e arquivamento de documentos fiscais.
BPO CONTÁBIL – Um dos modelos mais utilizados de BPO pelo fato da área de contabilidade ser complexa e exigir profissionais altamente qualificados e em constante reciclagem. As atividades que podem ser terceirizadas são:
- Emissão de guias e atenção aos impostos;
- Relatórios e demonstrativos contábeis;
- Controle de vencimento de obrigações fiscais.
- Assessoria para a abertura de empresas.
BPO TI – Devido ao crescimento exponencial da tecnologia, muitas empresas necessitam de uma equipe interna na área de programação, entretanto o investimento para a contratação e manutenção desses profissionais costuma ser alto. Por isso, a terceirização de uma equipe externa pode ser a solução mais adequada. Confira:
- Implantação de novas tecnologias;
- Segurança de dados e informações;
- Plano de backup;
- Projetos com inteligência artificial;
- Instalação e manutenção de ferramentas;
- Suporte personalizado.
Por que as empresas terceirizam?
A principal razão que as empresas terceirizam é o custo-benefício. É mais barato ter um fornecedor externo para produzir, fabricar ou lidar com as principais práticas e, portanto, é uma escolha fiscal encontrar o melhor fornecedor pelo menor custo. Não apenas a mão de obra pode ser mais barata, mas o custo de materiais, impostos, custos de envio e outros custos podem ser reduzidos pela terceirização.
Quais são as vantagens da terceirização
- A empresa prestadora deve ser especializada, ou seja, ter conhecimento técnico nos serviços prestados.
- Não existe limite de tempo para a duração do contrato.
- É a prestadora que define o perfil necessário e a remuneração dos empregados, além de aprovar a realização de horas extras.
- Além de recrutar e selecionar, contratar, treinar e administrar seus empregados, os quais executam suas tarefas no ambiente da contratante.
- Na prestação de serviços a terceiros, a empresa contratada interage para maximizar a potência dos serviços da contratante.
- O foco da empresa contratante se concentra nas estratégias empresariais e outras tarefas que não foram terceirizadas.
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