Confira quais setores disponibilizaram mais vagas temporárias em 2021
Indústria, serviços e comércio concentraram maior número de contratados nessa modalidade ao longo do ano
De acordo com um levantamento realizado pela Employer, uma das maiores empresas de RH do país que oferece serviços e tecnologia para empresas, em 2021, a indústria de transformação foi responsável por mais de 51 mil contratações nessa modalidade.
Segundo Vânia Montenegro, diretora de serviços da Employer RH, o setor de serviços também está aquecido por conta do fim de ano. “O setor de serviços nesta época do ano tende estar em alta, por conta do turismo, hotelaria, restaurantes, que no fim do ano estão com maiores demandas, por conta das festividades e férias. Além disso, a maioria da população já está vacinada, isso faz com que as pessoas retomem suas atividades”, explica a diretora de serviços.
O trabalho temporário é a melhor alternativa para as empresas atenderem as demandas de determinadas épocas do ano, auxiliando também o trabalhador a retornar ao mercado de trabalho. Neste ano, o setor industrial permaneceu em alta, liderando entre as cinco áreas que mais disponibilizaram vagas.
“O trabalho temporário possibilita maior flexibilidade às empresas e o seu crescimento em 2021 é reflexo do desenvolvimento expressivo que tivemos no ano anterior”, explica a diretora de serviços da Employer RH, Vânia Montenegro. “Alguns setores se destacam, principalmente, no início e fim do ano. São nesses momentos que o candidato precisa estar atento para não perder uma boa oportunidade de trabalho”, ressalta.
Confira os setores que mais cresceram em 2021:
Indústria de transformação
Serviços
Comércio
Agricultura
Atividades profissionais, científicas e técnicas
Transporte, armazenagem e correio
As vagas temporárias também aparecem bem distribuídas: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul são os estados nos quais a modalidade temporária esteve mais aquecida durante 2021.
Direitos do trabalhador temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela Lei 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
De acordo com a legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por até mais 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. “Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, como auxílio-doença, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios”, diz Vânia.
Para mais conteúdo sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.
Para saber mais sobre vagas temporárias, confira.