Como superar os desafios da pandemia através do RH Estratégico

Como superar os desafios da pandemia através do RH Estratégico

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Como superar os desafios da pandemia através do RH Estratégico

Desde o início de 2020 o mundo sofreu muitas mudanças. Com a chegada da pandemia, todos os setores das empresas tiveram que se adaptar à nova realidade e seus desafios.

Com o RH, não foi diferente. O setor passou por inúmeras transformações para adequar processos que não estavam digitalizados, adequar as equipes à uma rotina remota e cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores.

Por causa dessa grande quantidade de obstáculos, foi preciso se adaptar e transformar alguns desses desafios em novas estratégias e caminhos.

Os profissionais Adolfo Furtado, gerente de Gente e Gestão da Klabin, e Ana Claudia Ribeiro, gerente de RH da Cocari, estiveram presentes no Webinar da Employer para conversar sobre “RH Estratégico na Pandemia – Quando as dificuldades viram oportunidades”.

Agora, vamos apresentar alguns dos principais pontos do webinar, que você pode assistir na íntegra nesse link.

 

Os desafios e as oportunidades do último ano

Os últimos meses caracterizaram uma era de mudanças drásticas no regime das empresas. Foi necessário se adaptar ao “eu não sei” e às incertezas, porque todos os dias aparece um desafio diferente que precisa ser resolvido. A grande chave para enfrentar esse cenário, segundo nossos convidados, é o fortalecimento de equipe – é essencial o debate com os colaboradores para que as decisões tenham impacto positivo.

A gerente Ana Claudia Ribeiro da Cocari afirma: “A pandemia trouxe um momento de união, de centralização das ideias […] a gente vai sentar e fazer juntos, pensar juntos, decidir juntos […] nós tivemos muitas decisões em conjunto…”. Além disso, ela também explica que a gestão é um desafio diário, e que a pandemia só dificultou ainda mais a tarefa.

Adolfo Furtado concorda: “Tudo, em um primeiro momento, fica complicado […] ou eu tenho todo mundo para ajudar na sua expertise, ou não vai funcionar…”. A principal preocupação é a segurança dos colaboradores, e por isso foi preciso se adaptar a novas tecnologias, pensar em conjunto e criar a confiança em cada contratado para ter a certeza de que eles estão cumprindo suas funções.

 

Separados, mas juntos

Para alcançar o sentimento de equipe, é preciso introduzir algumas “regras” no dia a dia remoto da empresa. Isto é, manter os treinamentos com a mesma eficiência, sugerir reuniões sempre de câmera e microfone abertos, trazer assuntos relevantes, sustentar um clima bom e não deixar esses encontros caírem em uma monotonia.

Quando isso é aplicado, o alinhamento da equipe da empresa como um todo torna-se muito melhor. Como diz Ribeiro “É mais frequente hoje a nossa reunião com alguém que está lá em Goiás, em Minas Gerais […] mesmo por vídeo, a gente acaba se vendo com mais frequência.”

Tudo isso, somado à uma cultura de feedback, cria um ambiente positivo de discussão, que promove mudanças em protocolos de segurança, alterações em reuniões e também fica mais fácil, segundo Adolfo, perceber quais profissionais estão precisando de ajuda e, consequentemente, ajudá-los.

“Você olha e começa a ver […] alguém não está tão bem, ou outra pessoa está muito bem e podemos usar isso para ajudar quem não está bem […] mas isso não foi uma fórmula mágica, tivemos que mudar essa reunião várias vezes […] precisamos mudar.”, explica Furtado. É a dificuldade da adaptação ao remoto sendo transformada em um método para cuidar melhor de seus colaboradores.

 

Oscilações na demanda por conta da Pandemia

O aumento da demanda na pandemia também é um obstáculo que precisa ser transformado em oportunidade. A abertura de novas filiais, com o treinamento de equipes novas, aplicação das medidas de segurança, tudo isso precisa ser feito de longe. A comunicação, segundo Ana Cláudia Ribeiro, é essencial para que não existam rumores e todos os colaboradores estejam alinhados.

“O nosso endomarketing foi muito reforçado […] a comunicação está sendo muito necessária nesse momento, por conta das várias mudanças […] A clareza e a transparência daquilo que a gente tem feito […] a comunicação é a estrutura desse momento.” afirma a gestora.

É necessário continuar produzindo, continuar crescendo, mesmo com a pandemia ainda acontecendo, porque a vida dos colaboradores segue e a da empresa também. Porém, sempre capacitando e treinando quem entra e dando a devida atenção a esses funcionários novatos.

Nesses momentos de oscilação de demanda, é possível suprir a necessidade de mão de obra com trabalhadores temporários, que permanecem na empresa apenas pelo tempo necessário. Saiba mais sobre a contratação do trabalhador temporário aqui.


Preparação para crises

Finalmente, um ponto muito importante e em que os convidados concordaram é que sempre haverá uma crise no futuro. Não necessariamente sanitária, como a pandemia de COVID-19, mas é fato que o horizonte traz diferentes desafios e isso nunca cessa enquanto a empresa estiver aberta.

Por isso, é imprescindível adotar novas tecnologias, reforçar técnicas e métodos utilizados, manter a organização entre os empregados e salientar o sentimento de grupo. Dessa maneira, é possível ter líderes e equipes alinhadas. Adolfo explica: “Eu tenho gente na minha equipe que eu não conheço pessoalmente, mas está funcionando […] tudo isso é um trabalho de cultura para você chegar em um momento de uma crise dessa e estar pronto para encarar.”

Quando os colaboradores estão alinhados e a empresa possui uma estrutura tecnológica moderna, a empresa estará preparada para enfrentar a maior parte das crises que estão em seu caminho. “A confiança é o principal ponto. A gente nunca sabe quando é a próxima crise, mas ela vai vir. Se a sua empresa não estava pronta para suportar a sua operação, comece agora, porque a próxima crise vai vir”, conclui o gerente.

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