Como atuar na gestão de pessoas em tempos de home office

Como atuar na gestão de pessoas em tempos de home office

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Como atuar na gestão de pessoas em tempos de home office

Especialista da Employer RH explica quais são as melhores formas de administrar os colaboradores em trabalho remoto

 

Diante da crise gerada pela pandemia da COVID-19, diversas áreas foram afetadas, das pessoais às profissionais, com isso criaram-se novos hábitos e as formas de gestão de pessoas foram repensadas. Segundo a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das firmas aprovam home office. Grande parte das empresas do país ficaram com o regime de trabalho remoto em alguns setores e precisam se organizar para fazer a gestão desses profissionais.

A gerente Regional da Employer RH, Luciana Pires explica que é necessário que o gestor trace estratégias que gerem resultados não só para a empresa, mas também para o colaborador. “O gestor necessita estabelecer um acordo com seus funcionários sobre quais são as atividades prioritárias a serem desemprenhadas e os cronogramas de entrega. Vale ressaltar que o foco deve ser no resultado e não o controle” explica.

Outra forma de ampliar a gestão de pessoas em home office é a empresa disponibilizar recursos necessários, como tecnologia e informações. “A Employer, por exemplo, possuí todos os sistemas em nuvem, isso nos trouxe liberdade de execução do trabalho sem que o colaborador ficasse dependendo do servidor ou acesso local na empresa. O ponto eletrônico digital também tem sido fundamental para o sistema organizacional e para gestão do RH, bem como, o acesso ao sistema de comunicação com o RH via plataforma Epays. Nossa equipe tem acesso online para validações dos holerites, comunicação com RH e assinatura digital dos documentos como aviso de férias e espelho ponto, e com validade jurídica”, conta Luciana.

Ainda, Luciana comenta que o home office dificulta o controle dos funcionários, portanto, a gestão necessita focar diariamente nos desafios que os colaboradores podem ter, do que ao invés da carga horária.

Alinhar reuniões remotas coletivas e individuais é outro método. Com o encontro virtual diário é possível tratar sobre as decisões que estão sendo tomadas pela a empresa e realizar o feedback de cada funcionário. Luciana comenta que esse retorno de informação deve ser realizado de maneira criteriosa e construtiva sobre ações e comportamentos, principalmente no cenário do home, sendo necessário também realizar o feedforward. “Esta ferramenta é uma grande aliada para liderança, pois permite que o colaborador tenha foco na melhoria futura e se desenvolva cada vez mais. Também é extremamente importante que o gestor exercite a escuta ativa, para acolher as dificuldades e dúvidas que possam surgir por conta do distanciamento da equipe, em virtude do trabalho remoto”, finaliza.

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